CO2 num jarro de vidro ou acrilico. possível??


Recommended Posts

Boas!!

 

Gostava de saber se poderia usar um jarro de vidro ou acrilico num sistema de CO2.

Estes jarros aguentariam a pressão caso o fluxo de CO2 fosse interrompido??? Digamos que usariamos um jarro de video em vez de uma botija, em que se interrompe o fluxo para o aquario todas as noites...

 

Isto é possivel??

 

obrigado

abraços

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aguentaria, claro, até uma garrafa de plastico.

 

as garafas de coca cola, 7up e afins têm muita pressao dentro delas divo ao gás libertado.

no entanto as unioes devem começara a ceder, etc nao sei.

 

o que eu já vi a venda, foi uma valvula de duas torneiras e com duas saidas.

 

uma das torneiras estava sem nada, e a outra metias o tubo que fosse para denro do aqua.

a noite abrias a torneira que estava ao ar e fechavas a outra, e assim o co2 vinha para a atmosfera.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

imagina que eu decidia utilizar uma garrafa de video para fazer co2, tinha so uma torneira donde sai uma mangueira para o aquario... e se eu durnte a noite fechasse essa mesma torneira? a garrafa explodiria certo?

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa garrafa de video acho que não conseguias 8)

 

agora a serio, o problema passa pelos vedantes que são colocados á saida da garrafa, estes é que podem perder co2, a garrafa não explode porque a pressão exercida não é suficiente.

Cumprimentos

I want a bigger tank...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era como dizia... nunca viste uma garrafa de coca cola explodir, ou viste?? mesmo depois de a abanar bem. nao sei é de que forma é que o aumento excessivo de pressao afectará as leveduras.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas já vi silicone desprender e tubos saltarem....e olha que um esguicho de fermento empesta completamente uma divisão durante uns tempos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há outras formas de selar os tubos ;).

 

pessoalmente nunca vi esguichos de fermento.. usei super cola para vedar que nunca cedeu de repente. foi cedendo aos poucos, criando fissuras pequenas por onde perdia a pressao.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas já vi silicone desprender e tubos saltarem....e olha que um esguicho de fermento empesta completamente uma divisão durante uns tempos.

é que podes mesmo crer, que não aconteça a nimguem ;):oops::P:roll::roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Só para esclarecer, uma garrafa de cola e afins (processo por sopro), suporta mais pressão que um pneu de um automóvel!

Ora não me parece que o Co2 caseiro atinja tais pressões!

:D

 

acredito perfeitamente,

eu falo é de empestar, eu agitei uma garrafa de 1,5l que tapei com a mão e nem imaginam a presão que aquilo fez, parcia champagne, looolllll

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podem ter a certeza que explode :!:

 

Boas pessoal,  

Só para esclarecer, uma garrafa de cola e afins (processo por sopro), suporta mais pressão que um pneu de um automóvel!  

Ora não me parece que o Co2 caseiro atinja tais pressões!  

 

Não é bem assim, a pressão de um pneu não é tanto como parece, para um pneu normal que seja 2bar, eu já vi (por experiencia) um fermentador caseiro a atingir sem dificuldade 8bar :arrow::wink: (a pressão não subiu mais porque foi aberta uma valvula).

 

Seja como for É MUITO MÁ IDEIA USAR UM RECIPIENTE DE VIDRO não é seguro e no caso de rebentar para além da explosão e sujeira associada ainda têm os estilhaços de vidro (uma granada artesanal).

 

Este perigo é real, e o aumento de pressão não pára a fermentação. Este problema acontece em processos de fermentação industrial e a unica prevenção é deixar sair a pressão excedente atravez de valvulas de segurança.

 

Procurem pelo forum, andam algures uns links com historias na 1ª pessoa de acidentes com fermentadores de co2 caseiros.

 

Se querem controlar a saida de co2, optem por usar o sistema quimico que é muito mais seguro.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.