Guppie - comportamento


joantunes

Recommended Posts

1ª informação: estou a começar. Tenho um aqua de 20L que está equipado com um filtro com caudal suficiente de acordo com as instruções do fabricante (com esponja e substrato à basa de quartzo poroso). A água mantém-se a uma temp. de +/- 24/26º. As últimas análises efectuadas revelaram um PH=7, alguma dureza da água, e inexistência de amónia e/ou nitritos. O aqua tem plantadas 3 plantas cujo nome (peço desculpa) não sei mas que me foram recomendadas pela loja no princípio (ainda mais princípio que agora). Neste aque convivem: Guppies (1 macho + 2 fêmeas), 3 néon e 2 coridoras. O fundo do aqua está coberto de areão (comprado na loja) e está a funcionar há cerca de 3 meses.

Descrito o aqua preciso da vossa ajuda para o sguinte problema (se é que é um problema). O m guppy desde há um par de semanas para cá mantém-se parado preferencialmente como que pousado em cima do filtro ou parado junto aos vidros do aqua. Procurei já no forum doenças e não me parece ver sintomas das doenças descritas. Peço a vossa ajuda para saber o que devo fazer (se é que é necessário fazer alguma coisa).

Joantunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... e neons são peixes de cardume.. e também o pH para o guppy não é o melhor... corrijam-me se estiver enganado... guppys gostam de águas alcalinas... neons de águas acidas...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas Ph 7 (neutro) não incomoda nenhum peixe... aliàs num comunitário é aconselhável!! :twisted: Quanto à questão... poderá mesmo ser a hora do bicho :? e tambem penso que para um aqua de 20L tens muitos peixes. Compra um maior! é um bom investimento :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse aqua não devias ter mais que os 3 guppies. No teu caso o que eu faria era mudar metade da água a cada 3 dias, aumentar a oxigenação e tentar livrar-me dos outros peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se tens os niveis de amonia bons,

Se tiveres bomba de agua deves aumentar a oxigenação, como o aquario é pequeno, aumentar a frequência dos TPA (a meu ver fazias trocas a 10% 3 em 3 dias).

Eu punha uma colher de soupa de sal.

Depois diz se o comportamento do peixe modificou.

Cumps

Jose António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá João Antunes,

 

Bem vindo !

Enquanto escrevia a minha resposta deram-se 4 contribuições novas. De toda a forma apenas alterei duas frases.

Se o hipotético problema dura « há um par de semanas » não deve depender de uma solução prática do tipo manipulação através de químicos.

É provável que o animal tenha mesmo atingido o limite da sua longevidade.

O que ajudava bastante era sabermos se o exemplar em causa se alimenta, por exemplo.

Quanto à amónia e/ou nitritos achei muito curiosa a expressão « inexistência » pois tal é mais provável em água destilada e nunca em presença de vida.

Era bom rever as noções sobre os diferentes ciclos que ocorrem no aquário. Mais a mais para algumas espécies é benéfico e saudável um ambiente que para outras está próximo do envenenamento.

Manter as temperaturas constantes na ordem de grandeza apresentada apenas favorece uma das espécies. Ainda assim mantê-la inalterada todo o ano poderá trazer outros inconvenientes graves a médio prazo.

Um aquário de 20 litros de facto não deveria servir para outro fim do que apoio logístico ( tanque hospital, local de parto, criação de comida, etc ). Mas reconheço que para alguns de nós não há alternativa possível.

Há contudo algumas espécies que podem sobreviver em tal quantidade de água sob os parâmetros da aquariofilia sustentável.

E por falar nisso, cuidado com as misturas.

O tipo de parâmetros físico-químicos exigidos pelo Tetra Néon são pouco ou nada compatíveis com os do Guppy e com os das Corydoras.

Nunca se deve aumentar a salinidade num aquário com Néons.

Sempre que possível respeitem-se as exigências dos seres vivos senão alguns estarão sempre “ fora de casa “, o que a acontecer trará problemas crónicos de saúde aos animais e plantas submetidos a essa pressão contínua.

Outra coisa que é bom evitar-se é a escravatura causada pelo marketing. Muitos produtos milagrosos que se impõem aos principiantes são de facto despesas dispensáveis pois revelam-se de utilidade duvidosa.

Em resumo, no meu caso em particular necessitava de mais detalhes para poder ajudar com um diagnóstico mas aqui deixei alguns conselhos que me pareciam inevitáveis perante o caso expostos.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais