AJUDA com escalares - Muito urgente! (deixaram de comer)


Lages

Recommended Posts

Pois é pessoal... há quase um ano que montei o novo aquario e resolvi apostar nos escalares! claro que esperei e esperei e esperei que formassem casal, até que este FDS a coisa deu-se! fizeram uma postura numa folha e meteram os outros peixes a um canto.

 

Ora, isto deu-se ontem, e eu como sou estudante tive que vir embora, deixando os ovos condenados ao insucesso! a esta hora já devem ter sido comidos. Mas de qualquer maneira, para a semana até tou de ferias e aproveito e vou montar o aquario de 50 cm para o casal meter os ovos.

 

As minhas duvidas sao as seguintes:

 

- mudar o casal de aquario pode fazer com que eles se "divorciem" e n façam mais posturas, ou n há problema?

 

- o que meter no aquario? estava a pensar n usar qq tipo de fundo. basicamente era meter agua, filtro e umas plantas para eles fazerem as posturas.

 

- depois de nova postura o que fazer? deixar os pais tomar conta? desligar filtro? ligar bomba de oxigenio?

 

- devo ter algum cuidado extra com a agua e os parametros da mesma?

 

 

desculpem o testamento, mas como andei quase um ano á espera disto agora estou mesmo entusiasmado! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pelo novo casal!

Lê o meu artigo em:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30526

 

para tirares essas duvidas e mais algumas dicas :lol:

Qq pergunta dispoe

 

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado valter! o teu artigo tá muito bom!

 

tu estudas na UA? tb estudo lá... podia-se combinar uma cafezada se houver mais pessoal!

 

eu só n sei é onde arranjar artemia, nem como criar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiveste um ano à espera que eu te oferecesse uns escalares de REAL qualidade para postura? :P:wink::P

 

 

O que é bom (eu) vem sempre :arrow: :D :D :D

 

 

Boa sorte com a bicharada... e... artémia neles :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiveste um ano à espera que eu te oferecesse uns escalares de REAL qualidade para postura?  :lol:  :?  :lol:  

 

 

O que é bom (eu) vem sempre :D :D :D :(  

 

 

Boa sorte com a bicharada... e... artémia neles :P

 

ahaha os meus machos é que precisavam de femeas para pinar! lolol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, preciso de ajuda!

 

já meti os escalares num aquario de 50 cm, com agua do aquario de onde vieram, filtro interior que se encontrava no mesmo, etc!

 

tenho lá uma planta para eles fazerem a desova (a mesma onde desovaram da primeira vez). Mas eles estao muito estranhos, ontem pensei que fosse o facto de estranharem o aqua passasse rapidamente, mas a verdade é que a femea perdeu as riscas pretas e ambos n comem! No outro aquario eram muito esfomeados, comiam tudo, mas agora qdo deito comida eles até vao lá , metem á boca dois ou tres flocos e deitam fora... a partir daí pura e simplesmente ignoram toda a comida que vai caindo!

 

n sei o que fazer... estou tentado a mete-los no antigo aquario outra vez... n quero perder o meu casalinho, mas por outro lado gostava de fazer criaçao!

 

o que posso fazer? ajudem-me por favor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parâmetros do novo e antigo aqua: Temperatura, PH, NO2.

 

Deve haver aí uma alteração significativa de parâmetros, por causa do facto de um deles ter perdido as riscas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Luis...no entanto existe a possibilidade deles estarem estranhos pela mudança de casa...aconteceu-me isso com o meu casal, passados 2 dias a fêmea começou a comer e passados 3 dias foi o macho...desde aí andam muito contentes.

 

Dá tempo

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confere os niveis de nitritos e amonia.

É que apesar da agua ser a mesma, podem não ter passado bacterias sufucientes para manter o aqua ciclado.

 

Luis.Dias

 

Sem duvida nenhuma!

Ou fazes TPAs diarias de uns 30% ou diria que tens os peixes condenados :D :P

Outra solução seria usares um filtro já ciclado

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valter,

 

pelo que li lá em cima, ele colocou o filtro que tinha no outro aqua...que em principio está ciclado...acho que eles estão estranhos...só isso!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confere os niveis de nitritos e amonia.

É que apesar da agua ser a mesma, podem não ter passado bacterias sufucientes para manter o aqua ciclado.

 

Luis.Dias

 

Sem duvida nenhuma!

Ou fazes TPAs diarias de uns 30% ou diria que tens os peixes condenados :D :P

Outra solução seria usares um filtro já ciclado

 

yup, o filtro tá ciclado... e a agua foi 50% do outro aquario e 50% nova! o ph e a temperatura sao exactamente as mesmas! os outros niveis nc controlei por n achar necessario, pois tenho sempre o cuidado de fazer as tpa's, e limpeza do aquario e nc tive problemas, mas se calhar lá terei que comprar os testes!

 

outra coisa que eu reparo é que a comida que fica acumulada no fundo durante a noite desaparece! suponho que sejam eles que a comem! o que já n seria mau! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal... isto de ser aquariofilista requer alguma imaginação! entao hoje decidi mudar 15 litros de agua do aquario grande, para o aquario onde está o casal... quase 50% da agua! e depois decidi mudar uma molly branca que habitava com eles no aquario grande! a verdade é que eles arrebitaram logo, a femea recuperou a cor, e recomeçaram a comer (pouco ainda, mas já trincam qq coisa)! :)

 

espero que animem totalmente e que logo á noite já comam como costumavam fazer! :)

 

mais alguma sugestao, para fazer com que eles melhorem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão...deixa o tempo passar e não estejas sempre ao pé deles...deixa-os habituar-se ao novo ambiente, sem sobressalto.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal... isto de ser aquariofilista requer alguma imaginação! entao hoje decidi mudar 15 litros de agua do aquario grande, para o aquario onde está o casal... quase 50% da agua!

 

O casal está num aquário de 30 litros? Se assim for, devem-se sentir um pouco apertados, pois se estão a fazer posturas já são adultos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal... isto de ser aquariofilista requer alguma imaginação! entao hoje decidi mudar 15 litros de agua do aquario grande, para o aquario onde está o casal... quase 50% da agua!

 

O casal está num aquário de 30 litros? Se assim for, devem-se sentir um pouco apertados, pois se estão a fazer posturas já são adultos!

 

n será bem 30 litros, mas 37! infelizmente é o unico aquario extra que tenho! como n meti areao eles ganham algum espaço! a unica soluçao para alem desta é deixar os peixes todos no aquario grande e qdo fizerem a postura tirar os ovos para o aquario de 50 cm!

 

o que é que acham?

 

cheguei agora a casa e já amoleceram outra vez... a femea já está mais palida... se n comerem hj amanha voltam ao aquario grande!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valter,

 

pelo que li lá em cima, ele colocou o filtro que tinha no  outro aqua...que em principio está ciclado...acho que eles estão estranhos...só isso!

 

Oooopppssss.... pensei que ele tivesse usado o filtro novo com agua antiga.

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais