Que alga é esta e como combater?


Jose Miguel Gomes

Recommended Posts

Boas!

 

Podes tentar introduzir uns Crossocheilus siamensis, e uns camarões.

Essa alga, normalmente, cresce em locais onde a corrente de água é mais forte, ou quando há mais oxigénio.

Estou certo?

É esse o caso?

 

Abraço!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aconcelho trocas de agua quase diarias durante uma semana e depois dia sim dia nao, parar de fornecer adubo as plantas, e colocar os camaroes e Crossocheilus lactius e siamensis, se nao funcionar aconcelho em usar um antialgas da ADA, retirando a planta do aquario e deixando numa taça uns dias com esse antialgas, esfregar com escova de dentes e so depois colocar de novo no aqua, visto que e uma alga que se propaga rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Podes tentar introduzir uns Crossocheilus siamensis, e uns camarões.

Essa alga, normalmente, cresce em locais onde a corrente de água é mais forte, ou quando há mais oxigénio.

Estou certo?

É esse o caso?

 

Abraço!

 

Estás certíssimo. Estão no local de maior corrente e para onde o filtro está virado. Crossocheilus siamensis não fazia muito parte da minha ideia para este aquário. A optar pelo combate biológico (que é o que prefiro) talvez opte pelos camarões, mas não devem ser tão eficientes.. :D

 

 

Boas, aconcelho trocas de agua quase diarias durante uma semana e depois dia sim dia não (palavra corrigida), parar de fornecer adubo as plantas, e colocar os camaroes e Crossocheilus lactius e siamensis, se não (palavra corrigida) funcionar aconcelho em usar um antialgas da ADA, retirando a planta do aquario e deixando numa taça uns dias com esse antialgas, esfregar com escova de dentes e so depois colocar de novo no aqua, visto que e uma alga que se propaga rapidamente.

 

De momento e já de algum tempo para cá, não forneço quaquer tipo de adubo ás plantas..

 

Jose Miguel Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho-te a retirar a maior parte das folhas afectadas, e a introduzir Crossocheilus.

Agora tu é que sabes o que fazes. Podes optar pelos camarões, mas não se equipara ao trabalho dos Crossocheilus.

 

Fica bem, e boa sorte!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho-te a retirar a maior parte das folhas afectadas, e a introduzir Crossocheilus.

Agora tu é que sabes o que fazes. Podes optar pelos camarões, mas não se equipara ao trabalho dos Crossocheilus.

 

Fica bem, e boa sorte!

 

Vejo um problema com este peixe. O aquário é destapado e pode saltar. Além disso, não sei se será totalmente inofensivo para com os alevins de viviparos. :twisted:

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Vejo um problema com este peixe. O aquário é destapado e pode saltar. Além disso, não sei se será totalmente inofensivo para com os alevins de viviparos.

Mantenho 2 num aquário de 30 litros, e nunca nenhum saltou, ou fez intenções de tal. Os meus, mantém-se sempre nas partes inferiores da coluna de água.

 

Quanto às opiniões do André, concordo plenamente. Só para advertir num ponto: Os SAE não acabam com essas algas. Controlam-nas. Os meus practicamente que acabaram com essas algas, mas não as comem. A maior parte fica a flutuar pelo aquário, apanhando-as eu com a rede.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas pessoal. Concordo e não concordo com algumas coisas, aqui ditas. Passo a explicar... bem pessoal estas algas tem sido o meu tormento de há um ano para cá, já tinha experimentado de tudo , ou quase... Camarões Yamato, otto´s , deixar de adubar,reduzir intensidade luminosa, trocas de água de mais de 50% ( e em 250 litros é obra)enfim... até que experimentei os Sae´s, não são agressivos, e ao contrário do que aqui foi dito realmente comem mesmo a alga,para alem de a arrancarem por isso a vemos a flutuar. O meu aqua de 250 l como já disse estava infestado e em apenas 4 dias já noto diferença apenas com 4 amiguinhos destes, tenham cuidado pq realmente eles são saltitões , mas não são nada agressivos para as outras espécies mesmo para com os alevins. Tenham cuidado com o numero de individuos pois eles podem crescer até 15 cm em adultos e isso pode trazer problemas em aquas mais pequenos, de resto . Eles são os MAIORES canudo....

 

Um abraço

Já agora

 

http://www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters/

está em inglês, desculpem lá, mas se quiserem pesquisem no google por SAE FISH, irão aparecer montes de sites com informação útil acerca do menino....

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais