tou quase quase a desistir


Mlaura

Recommended Posts

Olá Mlaura:

 

Bem vinda ao hobby!

De facto isto não é nada difícil: já passamos todos pelo mesmo, e no fim o problema era sempre igual:

Aquilo que empiricamente nos parecia melhor para os peixes era mentira, e aquilo que na verdade era preciso era muito muito simples: nós é que não sabíamos!

 

Para te tentar ajudar:

 

 

 

 

 

Pelo que percebi o teu aquário nunca foi ciclado: é verdade?

Penso que já se falou disso mas se de facto não foi, é essa a principal razão para tantas "baixas". Estabelecer o ciclo do Azoto é capaz de ser a coisa mais fundamental para manter um aquário saudável. Se precisares de detalhes em relação ao ciclo, não hesites em perguntar.

 

 

 

Colocas um produto para baixar o pH: também não é boa ideia: para além de teres um substracto que funciona como buffer (o pH vai subir sempre na mesma) o pH sempre a subir e a descer acaba por ser muito muito mais agressivo para os peixes do que um pH elevado mas estabilizado. A estabilidade das características da água é outra das coisas fundamentais para a saúde do aquário.

 

 

 

O ideal é escolher peixes adequados à água que temos, e não tentar adequar a água a eles. No teu caso, com água dura e alcalina, tens os (ovo)vivíparos mais comuns (Guppies, Platies, Mollies, Espadas, (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...), e os ciclídeos africanos (que têm mais especificidades no que diz respeito à "decoração" do aquário).

 

 

 

Também era bom descobrir que plantas tens: muitas vezes os logistas vendem plantas que não são aquáticas, embora aguentem algum tempo submersas. Quanto começam a decair, não é bom para o aquário. Para a iluminação que tens podes tentar as Anúbias, o Feto de Java, e talvez as Valisnérias. Todas estas espécies toleram a pouca luz, e a água dura. Outra hipótese são plantas flutuantes. Estou a lembrar-me de uma, a Lemna, que é uma praga em muitos aquários porque reduz a luz que chega às plantas do fundo, mas filtra a água e não dá trabalho nenhum.

 

 

 

A areia de praia produz um belo efeito, mas a médio prazo tem as suas desvantagens: é rica em fosfatos, e as algas adoram fosfatos.

 

Mas mesmo assim eu sou apoiante da areia fina: muita superfície para as bactérias nitrificantes, as algas têm dificuldade em fixar-se a ela, e é muito mais fácil de manter limpa do que o areão (o lixo não se infiltra: fica logo ali). Só é preciso garantir que a areia seja inerte: uma solução boa e barata é a areia de filtragem para piscinas. Outra opção é comprar a areia numa loja de aquariofilia...

 

 

 

Para já não me lembro de mais nada. Só te sugiro que pesquises muito aqui no fórum: está tudo cá! :wink:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA SE DEVE DESISTIR DE PRATICAR AQUARIOFILIA SO POR CAUSA DA MORTE DUM PEIXEI, pergunta a toda gente aqui no forum se nao lhe aconteceu isso ja e nao continuaram olha eu ja me morreu uma tetra fantasma mt gravida mm quase a ter filhos... e na desanimei continua vai ver que te vais divertir imenso :D :D :D :D 8)

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, trago boas noticias (até que enfim!)

Saraiva, não ia desistir por causa da morte de um peixe, eles é que andavam a morrer todos os dias 1 e eu sem saber porque... (já agora como se faz as citações?)

Decidi seguir os vossos concelhos e ter peixes de pH alto em vez de andar a tentar baixar o meu pH, até porque eu adoro guppies e caudas de espada e molies e afins, para o baixar mais inclui (para além de uma esponja) umas bolas orgânicas da SERA, super peat, que parece que é um produto para baixar o pH com oligoelementos e coisas assim.

O que é certo é que acabei por aceitar que o GRANDE problema do meu aquário era população a mais e já comecei a desfazer-me deles.

Ontem ofereci dois guppies machos, tadinhos, já tenho saudades deles :(

Há já uns dias que eles andam felizes e contentes, nunca param e são bastantes activos (até demais arre!) e não tenho baixas.

Em relação ao ciclo, eu penso que ele fez a ciclagem mas como não comprei ainda o teste da amónia, não sei como está. Mas penso que as bactérias já tiveram tempo para se instalar, eu coloquei os produtos que me indicaram, tenho duas plantas e agora parece que finalmente está tudo bem (tenho mesmo de arranjar o teste...)

 

Eu acho realmente que devo mudar de areia, de cada vez que olho para o aquário lá encontro mais um pedacito milimétrico de concha... Mas o problema é que não tenho outro aquário para lá meter os peixes enquanto troco de areia e começo tudo de principio. A areia nova, a ornaentação, as plantas, o ciclo, a estabilização etc etc... tenho de ter um aquário mais ou menos arranjado para ter os animais enquanto faço isso tudo de novo né?

 

Já agora muito muito obrigada pelas resposta e pela vossa disponibilidade não concordo nada com o Filipe Candeias sobre este forum... A mim (e a ele tb) ajudaram-me muito e foram espetaculares!

Já agora nem quer se desfazer de molie balão macho? eu quero um

 

Mª Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te desgraces... :twisted:

 

Se queres mudar de areia, porque não comprar uma daquelas caixas de plastico de +- 30 litros, enches com a água do aqua ( tiras por ex. 50% e tiras depois os peixes ) pões lá a peixarada, o filtro e o termostato.

 

Depois com o aqua sem água tiras a areia, colocas a nova e recolocas tudo lá dentro.

 

Lógico que convém que este processo seja rápido pois, se o filtro estiver desligado as bacterias podem morrer de fominha.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os conchículas como já foi dito são terriroriais, portanto pouco aconselháveis num aquário pequeno, devias tentar para já manter os que tens

Errado...

 

Os conchiculas são territoriais sim, mas o seu território resume-se na maior parte das vezes a alguns cm em volta da sua concha e mantêm-se 99% do tempo no fundo do aquário.

Por esse motivo são muitas das vezes aconselhados a quem tem aquários pequenos de 60cm e águas muito alcalinas.

 

A "perigosidade" dos conchiculas num aquário comunitário é que estes pequenos são muito corajosos e não têm qualquer problema em atacar um peixe maior que eles, que viole o seu território.

No caso da Mlaura existem corydoras, também elas peixes de fundo e com conchiculas de certeza que ia haver algumas escaramuças que poderiam acabar mal para as corydoras.

 

Apesar de só os africanos terem a fama, todos os ciclideos são agressivos e territoriais. Tudo depende das condições em que habitam.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os conchículas como já foi dito são terriroriais, portanto pouco aconselháveis num aquário pequeno, devias tentar para já manter os que tens

Errado...

 

Os conchiculas são territoriais sim, mas o seu território resume-se na maior parte das vezes a alguns cm em volta da sua concha e mantêm-se 99% do tempo no fundo do aquário.

Por esse motivo são muitas das vezes aconselhados a quem tem aquários pequenos de 60cm e águas muito alcalinas.

 

A "perigosidade" dos conchiculas num aquário comunitário é que estes pequenos são muito corajosos e não têm qualquer problema em atacar um peixe maior que eles, que viole o seu território.

No caso da Mlaura existem corydoras, também elas peixes de fundo e com conchiculas de certeza que ia haver algumas escaramuças que poderiam acabar mal para as corydoras.

 

Apesar de só os africanos terem a fama, todos os ciclideos são agressivos e territoriais. Tudo depende das condições em que habitam.

 

por acaso não sabia, estava a basear-me no que tinha lido por alto :twisted:

 

obrigado

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

O ideal é escolher peixes adequados à água que temos' date=' e não tentar adequar a água a eles. No teu caso, com água dura e alcalina, tens os (ovo)vivíparos mais comuns ([i']Guppies[/i], Platies, Mollies, Espadas, (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...), e os ciclídeos africanos (que têm mais especificidades no que diz respeito à "decoração" do aquário).

 

 

E eu assim fiz, mantive as minhas espécies de pH alto, mas hoje de manhã uma coisa terrivel aconteceu, a minha Mollie balão tinha morrido :D :shock::shock::P (porque é que não há smiles a chorar?) só consegui detectar uma mancha dourada entre as barbatanas dorsais e a barbatana caudal, mas como ela é preta não se notava quase nada, ontem à noite não reparei em nada e e peixa tava boa, comeu e tudo.... tou mesmo triste gostava mesmo da minha "Puf puf"

 

Também era bom descobrir que plantas tens: muitas vezes os logistas vendem plantas que não são aquáticas, embora aguentem algum tempo submersas. Quanto começam a decair, não é bom para o aquário. Para a iluminação que tens podes tentar as Anúbias, o Feto de Java, e talvez as Valisnérias.

 

Tenho uma Anubia, a outra não sei o que é mas tá a dar-se bem, foi onde os guppies bebés se esconderam nas suas primeiras horas de vida, mas os outros deram com eles lá, foi pior do que aconteceu ao Nemo, esse ao menos escapou, no meu aquário não escapou nenhum.. lol

 

 

 

A areia de praia produz um belo efeito, mas a médio prazo tem as suas desvantagens: é rica em fosfatos, e as algas adoram fosfatos.

 

Até ver ainda não me apareceram algas, vamos lá ver....

 

Mas mesmo assim eu sou apoiante da areia fina: muita superfície para as bactérias nitrificantes, as algas têm dificuldade em fixar-se a ela, e é muito mais fácil de manter limpa do que o areão (o lixo não se infiltra: fica logo ali). Só é preciso garantir que a areia seja inerte: uma solução boa e barata é a areia de filtragem para piscinas. Outra opção é comprar a areia numa loja de aquariofilia...

 

 

 

Por acaso até me deste uma ideia boa, sei de um local onde há areia siliciosa muito fininha, branquinha (aliás tão fininha e branquinha que era utilizada para o fabrico de vidro e do cristal) fervida e limpinha vai dar uma areia gira, mas não será branquinha demais?

É que há quem diga que areia fina e branca não é bom....

 

Porque é que a minha mollie baloa morreu? snif! terá sido de solidão? eu adorava-a... a minha puf puf comia no meu dedo.... :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu não regular a temperatura, ela tá agora p o 26 graus fica bem...

Mas se eu decidir mudar ele poe para valores que não são os que eu pus... :wink: poem não sei quantos graus a mais ou a menos...

 

é muito parvo, deve ter sido muito mimado quando em pequenino ou coisa que o valha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mlaura!

 

Lamento pela tua molly. Não consigo especular acerca de uma morte tão rápida, para além do que já disse antes. Mas lembro-te que as variedades "modificadas" são sempre mais frágeis do que as "selvagens". E quanto mais modificadas, mais delicadas. É uma coisa que se verifica bem nos peixes de água fria. Para além das dificuldades que a selecção artificial coloca a um peixe tão afastado das suas características naturais (no caso da mollies-balão a pigmentação alterada e a deformação), para manter essas características os produtores recorrem a uma forte consanguinidade, o que resulta em lotes muito muito delicados... É uma espécie de praga que a aquariofilia está a sofre... os peixinhos estão cada vez mais frágeis.

 

Não sei que te diga mais: tenho muita pena dela, e não desanimes! ;)

 

 

 

Já essa areia parece-me ser uma opção muito boa. :oops: A areia branca é um inconveniente para peixes mais tímidos, que preferem menos luz, como os tetras. No teu caso (com mollies, guppies, etc.) não vejo problema nenhum, e acho que vai fazer um belo efeito!!! Até porque tens pouca luz mesmo!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Tinhas razão Tiago, a areia ficou fantástica, deu um efeito muito giro embora tenha dado um trabalhão a limpá-la e a ferve-la... mais valia ter comprado na loja, mas quando se me mete uma ideia na cabeça....!! arre!

Enfim, eu suspeitava que os mollys balão eram espécies fabricadas mas não tinha a certeza, assim a sua morte faz mais sentido mas tadinha... eram tão querida!

Bom entretanto também morreu o limpa vidros (otocinclus?) e esse realmente baralhou-me porque ele não tinha sinais de doença nenhuma, só anadava paradão e mexia-se pouco (mas isso até podia ser normal num limpa-vidros) e uma femea guppie , e eu já desisti de tentar perceber porquê...

Jà há muitos dias que não havia baixas e os que lá estão estão muito felizes tadinhos, agora os sacanas andam sempre lá em cima perto do buraco onde se poem a comida, eu até já deixei de por comida através desse buraco mas eles andam sempre a "matar-se" lá em cima...

Assim até parece que o aquário está vazio, com toda a malta concentrada lá em cima... não haverá espécies que andem mais pelo meio do aquário e que sejam compativeis com os meus? (guppies, platies e espada) e de pH alto.

Eles andam lá em cima quando vêm alguem se aproximar, se estiver longe eles passeiam-se pelo aquário normalmente, tenho 02 a dar com um pau... é verdade e haverá problema em ter 02 a mais? partindo do principio que tenho uma pedra difusora, o filtro que mandar ar tb e plantas (duas)???

 

Bjinhos,

Mª Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom entretanto também morreu o limpa vidros (otocinclus?) e esse realmente baralhou-me porque ele não tinha sinais de doença nenhuma, só anadava paradão e mexia-se pouco (mas isso até podia ser normal num limpa-vidros) e uma femea guppie , e eu já desisti de tentar perceber porquê...

O oto deve ter sido por ph elevado, pois são peixes de águas ácidas.

A fêmea guppie... quantos machos tens? O ideal é 1 macho para 4 fêmeas, porque os sacanitas só pensam em 2 coisas... comer e sexo!

Se tiveres poucas fêmeas para muitos machos, os tipos vão andar sempre a importunar a fêmea e esta acaba por morrer de exaustão.

 

Jà há muitos dias que não havia baixas e os que lá estão estão muito felizes tadinhos, agora os sacanas andam sempre lá em cima perto do buraco onde se poem a comida, eu até já deixei de por comida através desse buraco mas eles andam sempre a "matar-se" lá em cima...

(...)

Eles andam lá em cima quando vêm alguem se aproximar

Alguém a aproximar = comida, e comida = buraco/superficie :)

Nada de anormal aqui.

 

tenho 02 a dar com um pau... é verdade e haverá problema em ter 02 a mais? partindo do principio que tenho uma pedra difusora, o filtro que mandar ar também (palavra corrigida) e plantas (duas)???  

O2? Ou agitação superficial? Não faz mal teres agitação superficial e a água bem oxigenada. Os peixes agradecem :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou na agua salgada mas tenho 12 anos de experiencia em agua doce e nunca conheci ninguem que tivesse sucsesso com AREIA DA PRAIA. embora Espadas, Platys e Guppies prefiram um ph de 7 a 7.2. Na minha opinião isso pode dever-se a 3 problemas. Areao incorrecto, falta de maturaçao do filtro biologico e superpopulaçao. Não desesperes, não desistas, pois todos nós cometemos os nossos erros. Vai devagar e controla a anciedade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Como disse antes, o único grande problema da areia da praia são os fostatos, que a médio prazo podem levar a um excesso de algas... Mas conheço muita gente bem sucedida com areia de praia, sobretudo com ciclídeos africanos, mas não só.

 

Quando recomendei a areia fina, não estava a falar especificamente da areia de praia, claro. Na verdade, a meu ver -como disse antes, e era esse o objecto da minha recomendação- a melhor solução é a areia de filtragem para piscinas: é barata, inerte, e os grãos têm arestas suaves, para peixes que gostem de "pesquisar" no fundo. Mollies e Gupies vivem alegremente até um pH de 8,5. No caso das Mollies é até fundamental uma água bastante dura para manterem a saúde (muito mais do que o mito do sal). Espadas e Platies, até pH 8.

 

Tenho algumas Mollies negras (de linhagem corrente, fraca) num pH de 8,2 há cerca de 5 meses. Não tive nenhuma baixa, nenhum problema, o ìctio que tinham quando as adquiri desapareceu naturalmente e rapidamente, e tenho tido várias ninhadas. Eram 6 e agora são seguramente mais de 60, a maior parte alevins.

 

O substracto é de aragonite, hardscape de rocha morta, a flora consiste de vários pés (pouco compactos) de Nitella spp. e alguns de Chara spp., muito adaptadas a águas duras, e nunca usei maternidade...

 

 

 

De facto, concordando com o que Carui disse, um aquário de pH alto não é indicado para um Otocinclus que, para além disso, é um peixe de cardume e é um peixe bastante frágil, sobretudo na fase de aclimatação ao aquário...

 

E, como ele, insisto na importância de ter o aquário bem "ciclado". De outra forma é natural que vás sempre perdendo os peixinhos...

 

Oxigénio é bom, claro. Os peixitos virem à superfície... bem: são uns espertinhos: tenho até peixes de fundo que já aprenderam esse truque :? não há como fugir. Mollies, Espadas, Gupies ou Platies andam em todos os níveis do aquário, do fundo à superfície.

 

 

 

Outros peixes que se dão bem com pH mais alto, são alguns Guramis (até pH 8/8,5º), embora sejam peixes que preferem circular mais no meio e no topo do aquário... e o primo Betta splendens (até pH 8º), mas não sei se se dão bem com os ovovivíparos (aquelas barbatanas enormes podem ser uma tentação para umas trincas, para além das diferenças de temperamento), a ver se alguém nos pode dar essa informação.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :lol:

A história da areia de praia está resolvida eu meti na cabeça que havia de ser, e não há nada a fazer. Fervi-a imensas vezes, tirei tudo o que era carbonatos e já tá, eles têm que se sujeitar pronto! :D a areia fina que pus era de duna, com poucas conhas (infelizmente com muita matéria orgânica, gastei mais em gás e água para a ferver do que se fosse comprar areia a qualquer lado!) as arestas dos grãos são arredondadas uma vez que a areia de dunas é uma areia muito evoluida em termos de erosão, muito bem calibrada e grãos muito redondos, só tenho agumas duvidas em relação às micas que ela contem, a ver se eles não se ofuscam :(

 

60 Mollies????? porra, espero que tenhas aquários bem grandes :) se te quiseres ver livre de alguns eu aceito um casalito lá em casa :)

 

O meu falecido otocinclus tava lá desde do principio foi dos primeiros que eu comprei, aguentou-se bem e cresceu imenso só nos dois ultimos dias da sua vida é que andava assim mais triste... Acham que um aquário sem limpa vidros é complicado? é que eu já começo a notar uma pelicula de microalgas nos vidros... compro mais limpa-vidros? quais os melhores para o mee pH elevado? e caracóis recomendam?

 

Substrato de aragonite??? isso é um carbonato de cálcio, mas com magnésio... bolas... e não ficas com o pH nos 10??? e eu preocupada com uns restinhos de concha da minha areia.....

 

 

Harscape? o que é? esconderijo? rocha morta?? lol que conceito estranho.. o que é uma rocha viva??

 

 

Já tive lá um betta lindissimo mas morreu doente (com a doença das barbatanas, que afectou a minha espada femea também) mas enquanto esteve de boa saude ninguem o atacou. Talvez um dia tente de novo, mas só se for para fazer criação.

 

Éverdade, já agora... Tenho uma platie que tá um bocado gorda... não sei se está grávida, esta espécie também faz manchinha preta? ela não tem.... como sei se está grávida? Haverá um teste na farmácia? Predictor?? lol

 

Bjs e abraços e um grande bem-haja a todos

 

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Laura! :) Tanta coisa para dizer!

 

 

 

Em relação à areia de praia, a questão é os fostatos. Mas as algas não fazem mal a ninguém (só às plantas) e o problema é só estético!

 

Sim, umas 60 mollies, se bem que a maior parte são alevins: o aquário não é nenhum monstro: tem 1 metro e é muito plantado (nitella spp.: são macro-algas e dão poucos problemas). Eventualmente terei de distribuir algumas.

 

Limpa vidros para esse pH... os Siameses são muito resistentes, mas não sei... De qualquer das formas nunca te ías livrar de teres de limpar tu os vidros de vez em quando. :) Eu acho os caracois uma boa aposta!!! Tenho em todos os meus aquários.

 

A Aragonite tem um efeito de buffer nos 8,2. Como tenho troncos e tantos peixes -situação que tende a baixar o pH- a coisa fica mesmo tamponada ali e não sobe nem desce.

 

O hardscape são as coisas da "paisagem" duras ;) hehehehe as rochas e os troncos. A "Rocha Morta" diz-se morta em oposição à "Rocha Viva" dos aquários de água salgada, cheia de bactérias e pequenos invertebrados que ajudam na filtragem da água do aquário. É a mesma estrutura calcária dos corais, mas sem vida.

 

Hum, o betta, o octocinclus, a espada... terão sido manifestações de um ciclo incompleto? As mortes podem ocorrem semanas depois da introdução.

 

Em relação à tua platy: se está activa e com bom apetite, deve estar grávida! :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.