Receita caseira...


Recommended Posts

Boas...Querias pedir opiniões sobre os ingredientes que vou usar numa receita caseira

 

Camarão

Cenoura (devido aos carotenos, para dar cor)

Ervilhas (componente vegetariana)

Clara de ovo (proteínas)

Gelatina (em folhas)

 

Queria saber se devia meter mais alguma coisa (a gema do ovo por exemplo, ou ainda outra fonte de proteínas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

A pergunta é muito vaga pois nem sequer mencionas para que peixes se destinam.

Repara que há peixes com necessidades alimentares muito diferentes.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

De algumas pesquisas que fiz a propósito de receitas caseiras apercebi-me disto:

 

-O pessoal evita o uso de ovo porque parece que suja muito, além de ser proteína animal que pode não fazer muito bem.

-Também usam o camarão inteiro... com casca e tudo. Pelo que li a casca do camarão tem ingredientes fundamentais para a manutenção da cor e ajuda na reprodução.

 

Eu agarrava na tua receita e alterava-a para ficar muito parecida, senão mesmo igual à usada com mbunas e tropheus (que têm cores magnificas como sabes):

-Camarão inteiro (proteína,corante)

-Ervilhas (vegetais)

-Alga spirulina (optima fonte de proteína!)

-Alho (ajuda a previnir problemas intestinais)

-Gelatina vegetal/agar agar (elemento ligante)

-Vitaminas para bébé :evil:

 

Este conjunto permite-te alimentar todos os peixes sem receios.

Toma é atenção que esta comida é muito proteica... não se lhes pode dar muito senão ficam "texugos".

 

A alga spirulina e o agar agar encontras em lojas de produtos naturais. Eu comprei numa das lojas da cadeia "celeiro dieta". A spirulina vem em cápsulas. Simplesmente abres a cápsula e despejas a spirulina em pó na mistura :evil:

 

Espero ter-te ajudado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a pensar seguir uma para carnívoros que é a seguinte:

 

Coração de vaca - 250

Camarão pelado - 250

Lula - 250

Espinafres - 0

Minerais/Vitaminas - 25

Óleo de peixe - 25

Pigmentos - 10

Artémia congelada - 50

Algas liofilizadas - 10

 

Tudo em gramas.

 

A minha dúvida é onde arranjar o óleo de peixe, os pigmentos e se as algas liofilizadas podem ser substituidas pela spirulina.

 

Será que o camarão pode ser congelado ou terá de ser fresco?

 

Nesta receita não vejo qual seria o factor para dar consistência, mas talvez utilizasse gelatina sem sabor.

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

camarão não convém ser pelado, convém ser com casca mas sem cabeça, os pigmentos é melhor subatituires por pimentos que também são vermelhos e naturais

 

gelatina até podes meter daquelas de frutas em pó, eu pus e foi na boa

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100 g Gambas inteiras congeladas

100g. Ervilhas congelados

10 ml. Dissolução de spirulina

10 gr. Gelatina (aglutinante)

5 Gotas Concentrado de vitaminas

 

Esta receita é utilizada para ciclídeos africanos e creio que é a mais indicada para o que procuras.

Não coloquei o alho, porque geralmente os problemas de obstipação ocorrem quando são utilizadas proteinas de origem animal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

camarão não convém ser pelado, convém ser com casca mas sem cabeça, os pigmentos é melhor subatituires por pimentos que também são vermelhos e naturais

 

gelatina até podes meter daquelas de frutas em pó, eu pus e foi na boa

 

E o oleo de peixe e as algas?

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

seria possivel indicar mais detalhes como se faz a receita?.... assim tipo para um puto de 5 anos  :wink:

Assim puto de 5 anos é complicado... porque a mamã não deixa mexer na misturadora :D

Assumindo a receita base sem quantidades:

 

-Camarão inteiro (proteína,corante)

-Ervilhas (vegetais)

-Alga spirulina (optima fonte de proteína!)

-Alho (ajuda a previnir problemas intestinais)

-Gelatina vegetal/agar agar (elemento ligante)

-Vitaminas para bébé

 

Usa-se assim:

 

Dependendo da espécie a que se destina a comida ou partes iguais de camarão e ervilha , ou mais ervilha que camarão (aqui é para vegetarianos) - tipicamente valores entre as 100 e as 250gr... depende da quantidade de peixes a alimentar. 500gr de preparado alimentam peixe durante vários meses.

Spirulina - 1 ou 2 capsulas (só o conteúdo)

Alho - 1 colher de café (pó) ou 1 dente

Gelatina - 2 a 3 folhas.

Vitaminas - algumas gotas.

 

Forma de preparar:

 

-Triturar o camarão e ervilha até ficarem em pasta. Se o alho for inteiro triturar também.

-Juntar a spirulina e as vitaminas (e o alho se for em pó) e misturar.

-num recipiente à parte dissolver a gelatina em água quente (forma de uso na embalagem). Devem certificar-se que a gelatina não fica em caroços senão ainda matam algum peixe.

-Pegar na mistura juntar à gelatina dissolvida na água

-Despejar a mistura em recipientes que possam ir ao congelador. (eu uso daquelas couvettes onde vem a carne que se compra já embalada nas grandes superficies)

-colocar o recipiente no congelador por algum tempo para a gelatina começar a solidificar.

 

opcional:

 

-Depois de solidificar um pouco, retirar o recipiente do congelador e com uma faca dividir em cubos de refeição. No meu caso simplesmente passo com a faca pela superficie deixando um rasgo se possivel até ao fundo. Depois é mais fácil de partir um cubo congelado para dar aos peixes. O uso da couvette aqui é prático porque podemos sempre partir a couvette se os cubos não sairem bem depois de totalmente congelados.

 

E pronto... espero ter sido claro.

 

Para darem de comer... podem deixar descongelar um pouco... ou darem assim. Os cubos não afundam por isso os peixes vêm mordiscar à superficie.

 

Apostem em bons sistemas de filtragem... comida congelada caseira é muito boa mas suja bastante!

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

-Camarão inteiro (proteína,corante)

-Ervilhas (vegetais)

-Alga spirulina (optima fonte de proteína!)

-Alho (ajuda a previnir problemas intestinais)

-Gelatina vegetal/agar agar (elemento ligante)

-Vitaminas para bébé

 

 

Acabei de fazer esta receita. Está agora a congelar.

Um dos ingredientes não adicionei. A spirulina. Fui a um hervanario onde por acaso estava esgotada, mas a mulherzinha explicou-me que só se vende às caixas e o preço era entre 25 e 30 euros. :arrow::wink::shock::shock::shock:

Uma coisa que reparei foi que ficaram bocados (pequenos) de antenas e pedaços de apêndices dos camarões. Será que não há problema?

 

Jose Miguel Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.