Um TPA em segurança...


Spooky

Recommended Posts

Bem eu ja tenho o meu tanganyika a funcionar e povoado como um belo grupinho de Similies, estou a preparar-me para realizar a primeira limpeza ao filtro e fazer a primeira TPA...

 

E apesar de já ter feita varias vezes TPA's em outros aquas, é a primeira vez que o vou fazer num de ciclidios africanos e gostaria de saber algumas sugestões para o fazer em perfeitas condições.

 

Produtos a adicionar á água ou não , água engarrafada, buffers especificos para tanganyika usado nos tpas?? :D

 

Como fazem?

 

ps: o meu aqua é de 60cm penso que pelo que tenho visto um tpa normal é de 20-30% da água? Não será menos? ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende se precisas de adicionar buffers ou não, se precisas mistura os buffers à parte e depois entao junta a àgua, se não precisares mete a manngueira na torneira e àgua lá para dentro :D

 

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim... mas até que ponto a água da torneira é segura? Vou fazer testes pra determinar isso mas não seria segura adicionar por exemplo AquaSafe que smp usei pra outros aquas tropicais? Ou em geral água da torneira é seguro suficiente até pk estamos a falar de 1/3 da água ...

 

continuo a achar que 1/3 é muito ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aquário de Tropheus faço as TPA's com água directa da torneira.

Quanto ao ser segura... bom nada te garante que o uso de acondicionadores a torne segura.

 

Uma regra geral é se a água cheira muito a cloro, se caiu uma chuvada recentemente após um grande periodo de sol ou se a água cheira a medicamentos, mais vale não fazer a TPA.

 

Quanto aos 30%... pode parecer muito mas é o normal. Posso-te dizer no entanto que tenho um aquário como o teu de 60cm com similis e já não lhe faço uma TPA à muito tempo.

Nos tropheus, desde que abandonei a prática de TPA's semanais tenho tido fêmeas a incubar e as julies já vão na 4ª geração de crias.

 

Por norma agora faço TPA de 15 em 15 dias ou mesmo de 3 em 3 semanas, tudo depende dos valores de amónia/nitratos. A TPA é por norma de 50%.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim... mas até que ponto a água da torneira é segura?

 

A menos que tenha cloro até mais não é bastante segura, se achas que 13 é muito porque não divides isso em duas vezes??o unico problema poderá ser o cloro mas não parece que vá ser, preocupate antes com a diferença de temperatura que é o que poderá fazer mais diferença aos peixes.

Eu por exemplo costumo mudar uns 100l(tambem é mais ou menos 13) de àgua e é diretamente da torneira, acredito que a maior parte do pessoal faz assim, já viste o que é uma tpa de mais de 50l com garrafoes de 5l?? é uma bela de uma dor de costas. EHEHEH

 

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já me tinham dito isso em relação ao não fazer tpa's tão regularmente é o melhor para manter um aqua num ciclo constante de criação :lol: mas o problema é k ao ter de limpar o filtro externo aquela água que está no balde das massas filtrantes vai sair e portanto o nivel d água desce ... acham que isso pode influenciar os peixes ? ou nem por isso visto ser pouca água ...

 

ps: desde já obrigado pelas respostas :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus auratus ; caeruleus e aulonocaras tambem adoram quando aumento a velociada de troca de agua para o maximo num dia fazendo assim uma troca maior (isto porque já tenho troca continua) ; em conjunto com daphnias vivas duas ou tres vezes numa semana é quase fatal para que eles criem!

 

antigamente trocava 50% mas no inverno não é das melhores coisas pois tinha de pré aquecer a agua sem falar nas dores de costas e na hora de tempo que perdia ; agora é so regular o fluxo que quero por dia

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais