Aquário ideal,será?!


Black Dragon

Recommended Posts

pois... estás a referir-te a bettas... machos ou femeas? um macho decerteza que se dará bem... mas com água aquecida... femeas juntas só de criação

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro vou comprar 1 macho,depois logo vejo se faco criacao ou não,mas devo ir fazer

 

PS-Daqui bocado vou passar pela aquaplante,alguem sabe a que horas fecha hoje?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

só pra um betta, essas medidas sao ideias... tenta manter a temperatura da agua ás 17...

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

só pra um betta, essas medidas sao ideias... tenta manter a temperatura da agua ás 17...

 

e se for para um casal?é?

Não querias dizer 27 em vez de 17?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um casal é impossivel...o betta macho irá tratar a femea como outro peixe...apenas na parte de reprodução é que podem estar juntos... de resto ele irá sempre ataca-la

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um casal é impossivel...o betta macho irá tratar a femea como outro peixe...apenas na parte de reprodução é que podem estar juntos... de resto ele irá sempre ataca-la

 

é um plantado :D

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... estás a referir-te a bettas... machos ou femeas? um macho decerteza que se dará bem... mas com água aquecida... femeas juntas só de criação

 

O que é isso de fêmas de criação? Há fêmeas que são para criação e outras que não?

 

Quando resolvi colocar bettas num comunitário pesquisei um bocado na net e li que não se deve ter uma só fêmea para um macho, se se quiser ter mais que um betta num comunitário. O ideal é ter várias fêmeas, para se poderem ir revesando a aguentar as investidas do macho. Neste momento tenho 3 fêmeas e um macho. A conclusão a que já cheguei é que as fêmeas são quase tão agressivas umas com as outras como o macho com elas. De qualquer modo, dá ideia que é para tentar estabelecer uma hierarquia, em que dominam as mais fortes. Também aprendi da pior maneira que não convém juntar fêmeas de tamanhos muito diferentes, ou a mais fraca rapidamente entrega a alma ao criador...

 

Essa história de fêmeas de criação pôs-me a pensar se afinal não será uma questão de tipos de fêmea, em vez de tamanho.

 

Ideias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

na minha opinião esse aqua é demasiado alto para bettas splendens, mesmo que não seja para criação.

Um aqua só para um betta não deve ter mais de 30cm de comprimento e de 20cm de água, e um aqua para criação(desova) deve só ter 20x15x15.

Caso queiras só manter um macho nesse aqua a temperatura não deve estar mais alta que os 24ºC, agora se os quiseres reproduzir sobe a temperatura para os 27ºC, mas os adultos só devem premanecer a essa temperatura durante um mês.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

na minha opinião esse aqua é demasiado alto para bettas splendens, mesmo que não seja para criação.

 

Desculpa mas tenho que discordar...Nem que tivesse um metro de altura, isso não ia incomodar em nada o Betta. Os charcos onde estes habitam não têm só 20 cm de àgua...Por outro lado os bettas não se limitam à superficie, e mesmo num aquário com 40 cm, passam algum tempo junto ao fundo do aquário.

Em relação ao comprimento a mesma coisa...quanto maior for aquário melhor, não consigo encontrar nenhuma razão para lhe limitar a aréa.

 

A nível da criação contudo existe realmente vantagem em ter só 15cm de altura, já que facilita o trabalho do macho em recuperar os ovos que caiem do ninho. Se a altura for maior é provalvel que o macho ignore os ovos que caiam para lá dessa altura, já que para os recuperar deixaria o ninho desprotegido.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se um betta vai a 40cm de profundidade num aqua é porque não encontra alimento à superfície.

Já agora não achas que te estás a contradizer, se o aqua ideal deve ser o mais alto possível, porque é que dizes que para criar tem de ter só 15cm ??? Não achas isso um pouco estranho.

Podia-te dizer porque um aqua alto é prejudicial para um betta dessa espécie, mas como tu não ia acreditar… pesquisa.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se um betta vai a 40cm de profundidade num aqua é porque não encontra alimento à superfície.

 

Não é por falta de alimento que ele vai ao fundo de um aqua de 40cm, isso posso garantir-te. Por exemplo, um dos bettas que tive, tinha o habito de se colocar por baixo de uma folha de anubia nana que estava no solo. Outros há que se limitam à superficie, mas dos bettas que tive até hoje, quase todos acabam por explorar todo o aquário.

 

Já agora não achas que te estás a contradizer, se o aqua ideal deve ser o mais alto possível, porque é que dizes que para criar tem de ter só 15cm ??? Não achas isso um pouco estranho.  

Não, de forma alguma. Eu expliquei o porquê de só ter 15cm de altura: "facilita o trabalho do macho em recuperar os ovos que caiem do ninho.". Logo diminui-se a perda de ovos ao mínimo.

 

mas como tu não ia acreditar

Não me tomes como séptico sem me conheceres. Se me conseguires explicar e me levares a compreender a tua afirmação, não tenho qualquer tipo de problema em mudar a minha opinião.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

No inicio deste sub-forum está um artigo do "Tiago do Vale" que tem lá alguma informação sobre estes bettas com 2 link, (apesar de não concordar com algumas coisas sugeridas nesses link, pois parece que esse senhor tambem gosta de por betas em tanques bortais), vale apena ser lido.

 

Será que está certo pegarmos num pinguim e mete-lo num solário, só porque achamos que ele fica mal no frio?

Então porque se deve pegar num peixe que no seu habitat natural vive em poças com 4 dedos de água e o vamos meter num tanque?

Para mim meter um betta num aqua de 200lt é o mesmo que meter um peixe dos lagos africanos em aquas de 50cm. :wink:

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Até hoje ainda não vi escrito em lado nenhum que esta espécie apenas habita poças permanentes com 4 dedos de água.

Uma coisa é uma espécie estar preparada para suportar situações extremas, como secas, estando para isso apta a sobreviver em águas muito pouco profundas(com os tais 4 dedos) e mal oxigenadas. Outra coisa, completamente diferente é viver permanentemente nessas condições.

A teoria das poças de água com 4 dedos é para mim igual à teoria dos arrozais como sendo o biótopo dos bettas...são teorias que como muitas outras se acabaram por tornar mitos da aquariofilia.

Por outro lado, que diferença faz a um peixe de superfície ter 20, 100 ou 200cm debaixo dele? Se estivéssemos a falar de um peixe que habita o fundo, ainda poderia compreender que as diferenças de pressão tivessem algum efeito nefasto…agora neste caso não vejo nenhum inconveniente....Desafio-te (de forma saudável entenda-se) a encontrar uma referência credível, onde esteja escrito que os bettas só habitam poças permanentes com 4 dedos de profundidade e 30 cm de comprimento.

 

Quanto há comparação que usaste (a do pinguim), não tem o mínimo de nexo :lol: , já que ninguém vai colocar o betta num aquário salgado ou de água fria... :roll:

 

Em relação ao peixes dos lagos africanos, e pelo que sei, há alguns cujo território se pode perfeitamente recriar num aquário de 50 cm, já que são peixes "sedentários" e não "nómadas" como penso que seja o caso dos bettas.

Se entrássemos pelo teu esquema de comparações, então ninguém teria qualquer peixe de rio, lago ou mar em casa...já que não há comparação possível entre um rio com kms e kms, ou um lago com milhares a milhões de litros, e um espaço limitado a 2 ou 3 metros e umas centenas de litros. Para fazer-mos um debate consistente em torno deste assunto, não podemos misturar alhos com bugalhos.

 

Portanto mantenho a minha opinião, um aquário de 40 cm ou mais não é em nada prejudicial a um betta e acredito que na natureza, no seu local de origem, há bettas em águas com mais de 40 cm de profundidade.

 

Cumprimentos,

Luís Dias

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu nunca disse que os Bettas habitam exclusivamente arrozais, (dei a sugestão de recriarem um Biótopo tipo arrozal, pois é mais fácil e vistoso do que a recriação de uma vala ou ribeiro), e também não disse que só viviam em poças com 4 dedos de água, Mas os Bettas splendens quando em zonas de maior profundidade vivem junto às margens por entre a vegetação.

Pura e simplesmente eu quando mantinha Bettas splendens, eles davam-se melhor nos aquas pequenos do que nos aquas grandes.

Eu sei que querias continuar com esta “discussão”, mas eu não tenho argumentos, nem vontade de mudar a tua opinião sobre este assunto, por isto resume-se simplesmente ao facto de eu ter uma opinião sobre a manutenção dos Bettas splendens e tu tens outra, e não vai ser por eu apresentar os meus argumentos que tu vais mudar de ideia.

 

Um abraço, até uma próxima “discussão”.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

polémicas... eu esotu em todas :evil: pelo menos as que vejo...

 

tou com o Luis D nesta.

 

lá porque eles existam em arrozais, nao quer dizer que sse seja o biotopo deles.

 

alias os arrozais não são mais do que desvios feitos a rios, para alagarem campos de cultivo de arroz... os bettas não aparecem lá por obra e graça de Nosso Senhor, vêm dos rios.

 

è muito comum ve-los em poças razas, mas mais uma vez não quer dizer que seja esse o meio normal deles, até porque poças secam e enchem, dependendo do tempo.. a esta hora os bettas estariam estintos.

 

se de facto são bichos de superficie ( e é de facto por onde eles andam mais ) se lhes fizesse mal, ou os perturbar-se, aguentar a pressao de uma coluna alta de água, então certamente que não o fariam, ainda por cima para andarem só a passear. os bettas que tenho, e tive sempre passearam pelo aquário todo sme problemas nenhuns, e por simples carolice e curiosidade.

 

para verem que os splendens não são só de aguas razas fica aqui este link:

 

http://ibc-smp.org/species/splendens.html

 

diz lá que se encontram em águas pouco profundas e em rios médios e grandes... inclusivamente num rio qualquer extremamente poluido onde são cada vez mais.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais