Moonlight azul porquê?


Recommended Posts

Existe alguma vantagem comprovada em se usar moonlight com leds ou lampadas azuis? Ou é apenas uma questão de embelezamento? É que estou a tratar de uma moonlight para uma calha nova, e como tenho leds vermelhos, amarelos(brilhante e fosco) e verdes, queria saber se o azul é de todo necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba não existe qualquer vantagem em utilizar esse tipo de iluminação a não ser para fins estéticos.

Há quem diga que as moonlight ajudam a regular o chamado relógio biológico dos animais mantidos neste tipo de cativeiro tentando imitar as fases da lua, mas creio que a principal função é a de tentar recriar o mais fielmente possível as condições que existem na natureza mas para isso teríamos que colocar um lede branco e dar-lhe intencidades diferentes para tentar-mos imitar os ciclos lunares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso foi o que já li também, por isso estava a apontar para leds amarelo fosco com pouca intensidade, mas por vários sites e foruns que já vasculhei, em todos as moonlights eram azuis, não sei se será por causa das plantas ou peixes, ou se mesmo para embelezar. Alguém tem dados concretos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O azul é simplesmente porque de noite a unica luz que existe é o luar que é a reflexão da luz solar na lua ou seja...branca...no entanto devido á baixa intensidade que chega á terra toda a restante luz é absorvida rapidamente pela coluna de agua, ficando a que penetra mais...ou seja, a azul. E por isso é utilizada a luz azul. Experimenta mergulhar de noite, o azul é a coloração dominante.

 

A vantagem num aquario é quase puramente estética, e para observar alguns comportamentos nocturnos. Num aquario de recife pode tambem servir de ponto de orientação para os peixes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coincidência ou não, desde que meti uns leds azuis ligados durante a noite no meu comunitário, o meu casal de escalares começou a por ovos nas plantas...

Como mais nada tinha alterado, julgo ter sido por causa da "monnlight", ou então foi mesmo pura coincidência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O azul é simplesmente porque de noite a unica luz que existe é o luar que é a reflexão da luz solar na lua ou seja...branca...no entanto devido á baixa intensidade que chega á terra toda a restante luz é absorvida rapidamente pela coluna de agua, ficando a que penetra mais...ou seja, a azul. E por isso é utilizada a luz azul. Experimenta mergulhar de noite, o azul é a coloração dominante.

 

A vantagem num aquario é quase puramente estética, e para observar alguns comportamentos nocturnos. Num aquario de recife pode tambem servir de ponto de orientação para os peixes.

 

Então, por essa lógica, se eu colocar alguns leds amarelo fosco, com uma resistência relativamente alta de maneira a ter uma intensidade de luz nos leds bastante baixa, vou poder simular uma lua cheia, de verão, daquelas bem amarelas, que por vezes temos no céu. Para os peixes, e devido à água, deve passar mais tonalidade azul do que amarelo. Ou não? :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não.

 

Os leds emitem luz monocromática, logo nunca poderão ser amarelos e passar luz azul para dentro de agua, porque não está a ser emitida luz azul...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os leds azuis são dispendiosos (muito mais caros que os leds de cores vulgares). Experimenta passar numa loja de modding para informática ou tunning para carros e vê os preços dos neos azuis (ou outra côr se preferires), como são a 12Vdc, para variares a intensidade basta usares um transformador que te permita baixar a tensão de saída. No meu caso com um neon azul, para modding, consegui o efeito pretendido. Espero que te ajude.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é lógico as moonlight têm uma forte componente estética, mas não é só isso. Se quiseremos manter especies cujo periodo de maior actividade seja de noite, e as queiramos observar convem ter alguma luzinha, e os proprios peixes (alguns pelo menos), fazem uso dessa luz.

 

Existem estudos cientificos quer em agua doce, quer em agua salgada, que têm vindo a registar que a luz da lua tem influência, por exemplo, nos ciclos reprodutores.

 

Um exemplo que encontrei recentemente:

 

Journal of Fish Biology

Volume 37 Page 589 - October 1990

doi:10.1111/j.1095-8649.1990.tb05891.x

Volume 37 Issue 4

 

 

Lunar synchronization of spawning in cichlid fishes of the tribe Lamprologini in Lake Tanganyika

K. Nakai*, Y. Yanagisawa††, T. Sato*, Y. Niimura‡ and M. M. Gashagaza§

 

Lunar synchronization of spawning was investigated for eight substrate brooding cichlid fishes belonging to the tribe Lamprologini. Their spawning activities all peaked during the second quarter of the lunar cycle. Comparison between their breeding styles and the degrees of spawning synchronization suggested that the nocturnal guarding-efficiency of eggs, especially exposed ones, is improved by the maximal amount of moonlight during full moon and, in species whose young leave the breeding sites about 2 weeks after spawning, the survival of dispersing young is enhanced by the darkness of moonless nights.

 

http://www.blackwell-synergy.com/doi/abs/1...anganyika%22%29

 

Neste caso investigou-se a sincronização, mas também existem estudos que aprofundam outros aspectos, como a indução do acasalamento, dado ser a altura ideal, tendo em conta melhores condições para a sobrevivência das crias.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os leds azuis são dispendiosos (muito mais caros que os leds de cores vulgares). Experimenta passar numa loja de modding para informática ou tunning para carros e vê os preços dos neos azuis (ou outra côr se preferires), como são a 12Vdc, para variares a intensidade basta usares um transformador que te permita baixar a tensão de saída. No meu caso com um neon azul, para modding, consegui o efeito pretendido. Espero que te ajude.

 

:P Já foi tarde, comprei leds azuis numa loja de electrónica. 1,5 euros cada um, comprei 10. Usei 6, fico com reservas. Coloquei na minha calha nova de 60cm: 2 lampadas fluorescentes de 15 w, 3 ventoinhas, 2 balastros e arrancadores normais, 6 leds azuis, controle de luzes fluroescentes/leds por um relé. Tenho de tirar umas fotos, fazer o esquema (fiz de cabeça, tenho de pôr numa imagem .jpg) e colocar na secção DYI. Ia fazer um circuito electronico para o controle lampadas/leds, mas deu-me preguiça e como tinha um relé de 220v e base para ele, usei-o.

Tem graça, já corri a secção DYI de uma ponta à outra, e apenas encontrei moonlights ligadas por interruptores ou por um temporizador. Fiz o meu com um relé. Fica automático, não tenho de me preocupar com interruptores nem programações de temporizadores.

 

Ricardo C Sousa, obrigado pela explicação e link.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o disse várias vezes, os neons azuis pelo tipo de luz que emitem não são nada adequados para usar como moonlight. Para além disso estar a baixar a tensão á entrada do transformador que alimenta o neon não é nada saudável para o transformador.

 

Quanto aos leds...para além de esse ser um preço bem caro...6 é luz a mais para uma moonlight num aquario de 60cm (estou a assumir que é de 60cm pois dizes que a calha é de 60. 3 LED's e com intensidade reduzida seria muito melhor. Quanto a temporizadores, devido á intensidade baixa da luz, não uso qualquer temporizador e estão 24h ligados.

 

Quanto ao ciclo lunar ter influencia na reprodução de peixes, não penses que consegues imitar a lua apenas com umas luzes. Para além de teres de variar o ciclo, e a intensidade correspondentemente, outros factores como marés( são criadas pela lua), e outras interaçãoes da lua com a terra são impossiveis de recriar, a não ser que varies a intensidade e tenhas o sistema "sincronizado" com a lua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao ciclo lunar ter influencia na reprodução de peixes, não penses que consegues imitar a lua apenas com umas luzes. Para além de teres de variar o ciclo, e a intensidade correspondentemente, outros factores como marés( são criadas pela lua), e outras interaçãoes da lua com a terra são impossiveis de recriar, a não ser que varies a intensidade e tenhas o sistema "sincronizado" com a lua.

 

Não quis com o meu post afirmar que seria assim tão simples, e por acaso o exemplo que deixei, está intimamente ligado com a luminosidade Não querendo dizer que não existem outros factores em jogo.

 

Se assim não fosse, não existirião à venda sistemas complexos de controlo que simulam a ciclo lunar, estado metereológico (intensidade e duração luminosa, ondulação ) em tempo real. Como será obvio estes sistemas de uma forma geral foram concebidos para agua salgada.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem eu por gostar de leds azuis encontrei numa loja em Lagoa (Algarve), Kits de Leds jápreparados para coocar no aquario comprei tres e pregueis a uma calha de 120 cm, e dá uma luminisidade azul bonita.

 

penso é que sai um pouco caro pois cada led foi me vendido a 15 euros, mas vem completo, é só ligar à tomada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que por muito complexos que sejam, não conseguem simular tudo, a lua tem uma interacção gravitica forte com a terra devido á sua massa e proximidade. Para além do movimento de marés influencia movimentos em camadas fluidas no interior da terra, chegando a influenciar o campo magnético natural da terra.

 

Quando se compra uma moonlight, tem que se ter consciencia que os principais beneficios (se não os unicos) em agua doce são os esteticos e o facto de se poder observar o comportamento nocturno dos peixes (desde que bem dimensionada para o aquario), em agua salgada há ainda a acrescentar o facto de os peixes no estado de dormência conseguirem ter um ponto luminoso para se "orientarem", no caso de aquários com anémonas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"tambem eu por gostar de leds azuis encontrei numa loja em Lagoa (Algarve), Kits de Leds jápreparados para coocar no aquario comprei tres e pregueis a uma calha de 120 cm, e dá uma luminisidade azul bonita.

 

penso é que sai um pouco caro pois cada led foi me vendido a 15 euros, mas vem completo, é só ligar à tomada."

 

Onde fica essa loja? Abraço. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o disse várias vezes, os neons azuis pelo tipo de luz que emitem não são nada adequados para usar como moonlight.

Bem, leds azuis ficam bem como moonlight, não? Só se usa-se lampadas brancas, bem pequenas, com intensidade baixa, como as das séries de Natal.

 

Quanto aos leds...para além de esse ser um preço bem caro...6 é luz a mais para uma moonlight num aquario de 60cm (estou a assumir que é de 60cm pois dizes que a calha é de 60. 3 LED's e com intensidade reduzida seria muito melhor. Quanto a temporizadores, devido á intensidade baixa da luz, não uso qualquer temporizador e estão 24h ligados.

Põe caro nisso. Mas o preço é mesmo esse. Não é só por se vender menos, é pelas suas caracteristicas. Emitem uma luz tão forte que 6 ou 8, podem ser ligados num tubo e fazer uma lanterna!

Vou usar um transformador de 10v ou de 9v, resistencia de 470 ohms antes de cada led azul, fico com 6 leds de intensidade baixa. Experimentei só 3, ficava com pouca luminosidade e com zonas do aqua (de 60 cm) mesmo muito escuras.

O temporizador que eu estava a falar/escrever, era o das lampadas fluorescentes. Apenas vou buscar a fase e o neutro ao cabo de alimentação que está ligado ao temporizador, ligo ao relé e voilá, controle automático das moonlight. Ou seja, relé alimentado com 220v vindo do temporizador, 1 contacto normalmente aberto (NO) com 220v para as lampadas, outro NO com 10v ou 9v para as ventoinhas e um contacto normalmente fechado (NC) com 10v ou 9v para os leds. Temporizador ligado, estão ligadas lampadas e ventoinhas, temporizador desliga, apaga luzes, pára ventoinhas e ligam os leds. Volta a ligar o temporizador, apaga leds e liga lampadas e ventoinhas. E assim sucessivamente, até desligar as fichas de alimentação, desligar os botões de on/off ou falhar a luz...:D

 

Ciclo lunar...é, dá muito trabalho, mas pelo menos a nível de luzes (amanhecer, dia, anoitecer, noite) dá para fazer.

Hoje notei uma coisa, estava a olhar para o aqua na altura que as luzes apagaram, ainda com a tampa original com 1 lampada fluorescente e 3 neons parece que se assustaram por ficarem às escuras, nadaram a velocidades supersónicas pelo aquario até acalmarem! Tenho mesmo de acabar a tampa nova...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Põe caro nisso. Mas o preço é mesmo esse.

o preço é esse... entao da próxima vez que quiseres led's azuis fala comigo...faço-te um desconto e ainda ganho 1 euro por led :D

 

Não é só por se vender menos, é pelas suas caracteristicas. Emitem uma luz tão forte que 6 ou 8, podem ser ligados num tubo e fazer uma lanterna!

quanto a led's, já fiz lanternas, estimuladores de fluorescencia, eu sei a luminosidade que emitem.

 

Vou usar um transformador de 10v ou de 9v, resistencia de 470 ohms antes de cada led azul, fico com 6 leds de intensidade baixa.

 

Melhor seria um transformador variável com uma modificação no secundário para nunca exceder os 4.3-4.5V, e um integrado para fazer a gestão da intensidade no caso das lanternas, conseguem-se poupanças de pilhas na ordem dos 50%.

 

Experimentei só 3, ficava com pouca luminosidade e com zonas do aqua (de 60 cm) mesmo muito escuras.

 

Uma moonlight não serve para iluminar o aquario...se vês os peixes sem problemas...tens luz a mais e não vais permitir o estado de repouso dos peixes. é como tentares dormir com um foco apontado á cara.

 

Com uma moonlight, deves conseguir ver os contornos dos peixes quando metes o quarto todo á escura e depois dos olhos se habituarem. Idealmente será essa a sua intensidade, extremamente fraca.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o preço é esse... entao da próxima vez que quiseres led's azuis fala comigo...faço-te um desconto e ainda ganho 1 euro por led :roll:

Sério? Então vou abusar. Vou fazer a seguir uma moonlight para o meu aqua de 150cm, devo precisar de uns 8 ou 10. Faz-me um preço porreiro, junta os portes e diz-me quanto fica. Por aqui, na Aquário, Maxitrónica ou Supertécnica, o preço varia entre 1,5 e 2 euros (a Supertécnica é mesmo muito cara).

 

Uma moonlight não serve para iluminar o aquario...se vês os peixes sem problemas...tens luz a mais e não vais permitir o estado de repouso dos peixes. é como tentares dormir com um foco apontado á cara.

Com uma moonlight, deves conseguir ver os contornos dos peixes quando metes o quarto todo á escura e depois dos olhos se habituarem.  Idealmente será essa a sua intensidade, extremamente fraca.

 

Mmmh, então vou fazer de outra maneira, assim que acabar a tampa, vou pôr em teste e ver a luminosidade, se estiver demais, aumento o valor das resistencias de cada led até só ver os contornos dos peixes. Já experimentei, com a sala às escuras e pareceu-me bem. Vou ver outra vez. Não queria incomodar o sono dos peixes. Prefiro mantê-los saudáveis e bem descansados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem querer estragar o negocio ao just_me, :lol: , a malta é que não procura bem a coisas, e depois diz que é caro, etc, etc.

 

Led's azuis de (10mm, alto-rendimento, 7000 mcd, 2V, 30mA), no Porto na Cursor, em Lisboa na Niposon a menos de 1€ :wink: , agora 15€ por um Led uma resistencia e um diodo (versão 230V) :wink: , isso é mesmo meter a mão na carteira do pessoal :D .

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

led's azuis com 2V e 30mA ? isso acho estranho. eu não estava a tentar vender nada :lol:

 

mas se qiuseres arranjo-te os led's, mais baratos que na niposom :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao ciclo lunar ter influencia na reprodução de peixes, não penses que consegues imitar a lua apenas com umas luzes. Para além de teres de variar o ciclo, e a intensidade correspondentemente, outros factores como marés( são criadas pela lua), e outras interaçãoes da lua com a terra são impossiveis de recriar, a não ser que varies a intensidade e tenhas o sistema "sincronizado" com a lua.

 

Aqui à uns tempos ví um documentário sobre a produção piscicola norueguesa, em que a desova era fomentada apenas por uma normal lampada de halógeneo, que simulava o dia de lua cheia.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem querer estragar o negocio ao just_me,  :roll: , a malta é que não procura bem a coisas, e depois diz que é caro, etc, etc.

 

Led's azuis de (10mm, alto-rendimento, 7000 mcd, 2V, 30mA), no Porto na Cursor, em Lisboa na Niposon a menos de 1€  :lol: , agora 15€ por um Led uma resistencia e um diodo (versão 230V)  :wink: , isso é mesmo meter a mão na carteira do pessoal :lol: .

 

Cursor, nunca lá vou comprar material. Desisti à muitos anos, quando ia lá, nunca tinha nada. Além disso, não era grande adepto da politica de atendimento e de formação de quem trabalhava lá. Actualmente não sei como está.

E eu dei 1,5 euros por cada led, onde é que visto escrito que dei 15 euros por resistencias, diodos e leds?:D ?

 

Just_Me, manda-me PM com os valores para 10 leds azuis, de 10mm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sergio eu não disse te tinhas sido tu.

O Egnom é que disse que tinha comprado uns led's para ligar a 230V a 15€ cada um.

Quanto á Cursor também é raro lá ir, mas no caso dos led's só havia lá e na Supertecnica e lá era a metade do preço.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.