pH da água volta sempre a subir


anafonso

Recommended Posts

Oi! Sou nova neste hobby e gostava que me dessem uma ajudinha porque tenho um aquario de 100L no qual já vivem dois peixinhos e não consigo de maneira nenhuma fazer com que o pH deixa ate aos 7.Já tentei a tecnica de substituir uma parte da água do aquário por água do garrafão e logo de seguida se medir o pH este dexeu, mas passadas poucas horas volta a subir.Com a utilização de produtos para descer o pH acontece a mesma coisa. O valor do ph actualmente e de 7.6 ou talvez mais um pouco...Não sei bem porque a escala acaba nos 7.6!

 

Por favor ajudem-me...

Mt obrigado :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens pedras, conchas ou areão calcario no aqua??

Esses tipos de material fazem com que o ph suba gradualmente...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo o que tenho no aquario foi-me dado por pessoas que tem aquarios montados e nada é de natureza calcaria...Tenho um areão igualzinho ao que se vende nas lojas de aquariofilia e as rochas são xisto, até já foram usadas noutro aquario!

 

Ainda não tentei o CO2 mas para isso tenho que comprar uma daquelas bombas que lançam as bolinhas de CO2 não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me é que deves ter um problema de dureza de água. Eu estive no principio do mês com pH de 8.0, devido à água das minhas torneiras, depois de mudanças parciais com água de uma fonte perto de casa, ontem medi estava a 7.0. Hoje fiz uma mudança parcial, meio garrafão de água da torneira e meio de água da fonte, a ver se fica sempre a 7.0

Podes sempre esperar mais um tempo a continuar a fazer mudanças de água do garrafão, acaba por descer aos poucos. Eu estive 2 semanas só com plantas. E ainda acho que devia ter ficado mais tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de baixares o pH deves saber quais os peixes que queres manter nesse aquário , para muitos peixes esse pH é ideal.

Não se deve mexer muito na química da água sem ter conhecimentos suficientes .

Se o kH da tua água for muito elevado torna-se uma tarefa díficil baixar o pH sem primeiro baixar a dureza (kH)

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Ana.

 

Como o Miguel disse, o ideal será adaptares os animais à agua e não ao contrário. Provavemente , também como já foi dito, a razão deve-se a uma dureza elevada, que tamponiza a agua, elevando-a para alcalina. Como tambei já foi aventado, podes usar algumas tecnicas para tentar baixar essa dureza, como a turfa,a injecção de CO2, utilização de toncos, utilização de buffer's, que não trabalham da mesma maneira que os condicionadores de pH: enquanto estes descem ou sobem o pH, os buffers interveem a nivel da dureza, e consequentemente a nivel do pH, ma já de forma indirecta. Tudo isto ajuda-te a manter, artificialmente, quer o pH, quer a dureza, baixa. O problema, é que à minima variação, por exemplo, o buffer deixar de fazer efeito aquando de uma tpa, onde te esqueças de o repor, o co2 perde força tu não reparares, o pH vai-te subir em flecha... e já deves saber as consequencias de uma variação brusca de pH. Além do dispendio de tempo e dinheiro que terias de ter para dar essas condições. Assim, é meu conselho que, primeiro, meças copmo deve ser esse pH, introduzido sem qualquer ajuda, e segundo, que procures, te aconselhes quais os peixes que se adaptam a esse meio, e dentro desses escolheres os que mais te agradam...vais ver que vai haver muuuiiito menos stress, quer dentro, quer fora do aquário.

Cumps

F.Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como este ultimo user disse e bem, primeiramente tens de saber k peixes keres colocar dentro do teu Aqua, e em funcao disso entao trabalhares para descer o PH. Nesta situação terás mesmo de primeiro baixar o KH (a dureza da água ) e entao depois consegues baixar o PH.

As maneiras que conheço tb ja foram aki ditas,utilizacao de tronkos, a injecao de CO2 algum fertilizante tb tem alguma influencia.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como este ultimo user disse e bem, primeiramente tens de saber k peixes queres (palavra corrigida) colocar dentro do teu Aqua, e em funcao disso entao trabalhares para descer o PH. Nesta situação terás mesmo de primeiro baixar o KH (a dureza da água ) e entao depois consegues baixar o PH.  

Cump.

 

...por acaso, quiz dizer o contrário...com durezas muito altas (ou muito baixas, para o efeito tanto faz), entendo que não se deve tentar mudar a agua, mas sim os peixes, e então o que se deve fazer primeiro é saber quais os valores da agua. Depois, e neste caso, ver quais os peixes que se adaptam a uma dureza alta e pH alcalino, e dentro destes, então sim , fazer uma escolha conforme os gostos e sociabilidade/biotopo caracteristico de cada especie. Tentar acondicionar uma agua desse tipo, quanto a mim, é trabalho inglorio, que vai levar a um desgaste psicologico( e financeiro) mais rápido do aquariofilista, levando-o a desistir/mudar de biotopo. Claro que há excepções, mas são isso mesmo, excepções. Este eacondicionamento que eu, e outro, referimos, quanto a mim deve fazer-se, sim senhor, mas quando os valores da dureza/pH não são tão elevado/baixo de origem, mas sim moderado e quer-se apenas acondicionar na ordem de um, dois e qualquer coisa graus...aí sim, resulta. Mais do que isso, levem os peixes à agua e não a agua aos peixes.

Abraço a todos

F.Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem estar a retomar este topico mas eu tive um problema parecido . Quando o meu aquario estava a ciclar apenas com areao de rio e as plantas e um enfeite da aquapor tb o Ph subiu inesplocavelmente . medi o pH da agua antes de enxer o aquario e estava a 6 - 6.5 depois 1 dia antes de ir comprar os peixes fui medir o ph vi que a aqua estava com um Ph de 7.5 . fiz tpa de 40% em 2 dias e nao baixou e fikei a pensar se nao seria do enfeite da aquapor ... mas disseram k esses enfeites sao neutros . e ainda hoje que ja passaram 3 semanas quase e com 2 Tpa feitos depois dakeles dias seguidos O ph ainda continua alto ( parra os peixes k eu kero )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

Normalmente as águas têm CO2 dissolvido, quando as mesmas se movimentam esse Co2 é libertado fazendo assim subir o pH, penso ser esta a justificação para o teu caso (e mais ainda se a água for proveniente de um poço, não sei se é o caso)

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7.6 nao é um valor nada descabido: mesmo muitas espécies de águas ácidas acabam por se ambientar a um valor como esse.

 

Muito mais agressivo para os peixes é o pH estar sempre a variar. 7.6 estabilizado é perfeitamente adequado.

 

Então para guppies, mollies, espadas, platies, (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], etc. é um valor bastante próprio.

 

 

 

Mas reforço o que já foi dito :wink: é preferível escolher os peixes para a água, do que tentar adaptar a água aos peixes!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.