Ajuda com macro alga


Vasco Mello

Recommended Posts

Boas,

Queria saber se alguem me pode ajudar no seguinte:

Tenho uma praga de uma macro alga tipo caulerpa, mas em vez de folhas tem uns tipo bolhas verdes, e tambem tenho algumas poucas tipo cabelo verdes, comida a mais não dou, pois não tenho nenhum peixe no aquário, so tenho corais, a osmose parece tar boa, porque medi a condutividade e a água sai da torneira a 122 e depois de passar pela osmose fica a 004, luz tenho actinicas 10 horas e hqi 250W 5 horas.

Fico a espera da vossa ajuda, desde já agradeço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco, o aquário ter cerca de 1 ano e meio, e tenho reactor de kalkwasser, tenho muita alga coralina e muita mesmo haliemida??, que tenho que retirar constantemente.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tive a pesquisar e a praga que tenho é de caulerpa peltata, sabem-me dizer qual ou quais os melhores perdadores naturais para este tipo de caulerpa.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que para esse aquário um Siganus resolvia a questão. O principal problema por vezes é arranja-los em tempo útil. O que aparece por aí mais vezes é o Siganus doliatus, mas qualquer uma das espécies de Siganus têm fama de comer muito bem caulerpa.

 

Depois tens os tradicionais cirurgiões e pelo que tenho visto, os melhores comedores, com as devidas excepções, estou a falar no que tenho vindo a observar, são o Ctenochaetus strigosus e o Zebrasoma flavescens.

 

Já ouvi falar em lesmas do mar (lettuce nudibranchs), acho que já vi uma ao vivo e se fôr a mesma é alto bicho nojento :lol: O que vale é que só anda cá fora à noite, mas é enorme! :(

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...