Betta Splendens, Reprodução


Visitante

Recommended Posts

Ola. Tenho um casal de bettas e eles a pco tempo acasalaram, eu, infelizmente nao estava ca. Mas acasalaram no aquario comunitario e claro que os filhotes morreram.

Gostava de saber:

De quanto em quanto tempo um casal acasala?

Dimensoes e cuidados de um aquario de reproducao?

Alimentacao e cuidados dos alevins?

e tudo o que puderem dizer sobre a reproducao deles.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Os bettas acasalam sempre que a fêmea estiver "xeia" de ovos, o que depende da alimentação, temperatura e da quantidade de ovos que depositou na postura anterior. Volta a acasalar quando estiver pronta e, claro, quando o macho constroir o ninho...antes disso nao os juntes. Geralmente a fêmea fica muito gorda e com um ponto branco na zona do ânus que sobresai quando está pronta a acasalar (ovopositor)...infelizmente não é muito certo, as algumas femeas tem sempre a "pinta branca" de fora.

2- O aquário de reprodução basta um de 10 litros, mesmo um "tupperware" com akecedor basta. Não coloques areão, mas põe algumas plantas (de preferencia flutuantes ou "normais" a flutuar). Temp. 26-27ºC. Os restantes parametros não importam muito. Coloca o maxo e quando fizer o ninho coloca a femea XEIA. Se ela quizer acasalar fica com riscas verticais acentuadas e atira-se ao macho. Depois de por os ovos tens de retirá-la...

3- O macho cuida dos ovos durante 2 ou 3 dias, após este período os alevins começam a nadar. Retiras o macho ao fim deste tempo (2-3 dias).

Os alevins alimentam-se de "bichos" que estão no aquário (infusórios), comida likida para invertebrados ou artémias RECÉM NASCIDAS (so ao fim de uns dias...).

 

Acho que é tudo....

Espero ter ajudado. :lol:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado.

Como fazer a artémia? Sei que se vende os ovos onde moro.

Os infusórios já estão na agua do aquario? posso por no aquario de reproducao agua do meu aquario?

Como faco para aquecer um aquario de 10 L. Ha termostatos para isso?

Que cuidados ter com os alevins depois de nascerem?

Quando eu souber o que é macho/femea, separo os machos para nao brigarem?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi António,

 

Se estiveres interessado em saber como foi a minha experiência na reprodução de bettas podes ver no seguinte tópico:

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=337

 

Agora respondendo às tuas perguntas,

 

Para teres artémias podes montar um Artemilheiro para eclodir cistos (ovos), podes ver aqui como: http://www.geocities.com/aquabrasilis/arte...temilheiro.html .

 

Para poderes fazer infusórios segue o link abaixo:

http://www.geocities.com/Petsburgh/4047/infusorios.htm

 

Eu usava sempre água nova tratada com aquasafe, e deu-me bons resultados!!!

 

Para aquecer podes comprar um termostato de 25W ou 50W, tenta é ver se cabe dentro do aquário!!! :lol:

 

Quanto aos alevins, quando começarem a nadar na horizontal, deves retirar o macho. Nos 3 ou 4 dias seguintes deves alimentar com infusórios, e depois com artémia recem eclodida, vais ver eles a crescerem dum dia para o outro!!! 8) Não te esqueças é das trocas parciais frequentes por causa dos hormonios, senão eles crescem muito lentamente!!!

 

Convem mesmo separares os machos para não brigarem!!! :lol:

 

Mais alguma coisa avisa!!! 8)

 

Fica bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Não te esqueças é das trocas parciais frequentes por causa dos hormonios, senão eles crescem muito lentamente!!!"

Hormonas?? Será que podes explicar esse fenómeno (ou como provas que acontece...). Sempre pensei que os peixes crescessem uns mais que os outros devido simplesmente ao facto de nascerem todos diferentes (uns sao mais aptos que outros, logo comem mais que os irmãos). Como é que este fenómeno acontece na natureza? Os peixes vivem bem longe uns dos outros e em quantidades bem grandes de água... :D

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...