[DIY] - CO2 - injector Químico .


Luís Fortunato

Recommended Posts

Boa tarde, nas minhas pesquisas cibernauticas sobre este assunto, deparei-me com a seguinte experiência química:

 

(...)

Tendo em conta a composição química dos reagentes:

 

- Vinagre (ácido acético): CH3COOH

- Bicarbonato de sódio: NaHCO3

 

Podemos então determinar a fórmula química a que corresponde esta reacção:

 

CH3COOH + NaHCO3 –> CH3COONa + CO2 + H2O

 

Temos como produtos finais da reacção, o acetato de sódio dissolvido em água e o dióxido de carbono. É precisamente este gás o responsável pelo encher do balão.

 

(...)

 

disponível em -> http://eternos.org/2007/11/20/acido-acetic...onato-de-sodio/

Ora, a análise que um leigo faz é, o facto de substituir um reagente (ácido muriático) por outro (ácido acético) apenas vai diferir num dos subprodutos da reacção química (ou seja, de cloreto de sódio passa para acetato de sódio) que no nosso caso é perfeitamente indiferente uma vez que apenas pretendemos obter o CO2 que ambas as reações deverão produzir.

 

Por isso, a minha questão mantem-se e o que pretendia era ver alguém mais entendido em química do que eu a validar esta informação ou a conseguir informar das diferenças (eventualmente o pontencial de CO2 produzido para uma quantidade igual dos diferentes ácidos poderá ser também diferente, não faço a mínima ideia).

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ora, a análise que um leigo faz é, o facto de substituir um reagente (ácido muriático) por outro (ácido acético) apenas vai diferir num dos subprodutos da reacção química (ou seja, de cloreto de sódio passa para acetato de sódio) que no nosso caso é perfeitamente indiferente uma vez que apenas pretendemos obter o CO2 que ambas as reações deverão produzir.

 

Por isso, a minha questão mantem-se e o que pretendia era ver alguém mais entendido em química do que eu a validar esta informação ou a conseguir informar das diferenças (eventualmente o pontencial de CO2 produzido para uma quantidade igual dos diferentes ácidos poderá ser também diferente, não faço a mínima ideia).

E está bem feita a análise... o problema é que tu não consegues arranjar ácido acético puro... ou pelo menos com a mesma concentração (molaridade) do ácido muriático comercial.

 

Bem... conseguires até consegues, mas é igualmente perigoso (corrosivo) sem contar que face ao HCl, é inflamável...

 

Mesmo assim, depois ias fazer as contas, e verias que um litro de ácido clorídrico comercial é bem mais barato que um litro de ácido acético... ou mesmo de um vinagre, por mais ácido que seja.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

OK, agradeço bastante a informação...

 

No entanto vou eu próprio tentar aprofundar (tanto quanto me for possível, só não sei é quando) mais um bocadinho da minha curiosidade e tentar estabelecer uma comparação integral entre a utilização do HCL comercial e do Vinagre comercial, mais ou menos com os seguintes parâmetros:

 

1- Concentração ácida na forma comercial;

2- Preço mais barato encontrado para formas comerciais;

3- Quantidade H2O necessária adicionar para utilização no DIY CO2;

4- Preço final por cada 100ml de solução utilizada;

 

 

(Se me pudesses ajudar no 1º parâmetro agradecia - é que os rótulos de vinagre não costumam trazer essa informação.)

 

 

Saudações

 

J C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 anos depois...

Ora vamos lá desenterrar este tópico pois acabei de encomendar um kit para fazer CO2 de forma quimica.

 

Comprei o Pro D-301 ( podem ver aqui ).

 

Alguém usa este kit?

Ainda usam este tipo de DIY ?

 

A minha ideia é usar o comum vinage de cozinha como componente ácido para reagir com o bicarbonato de sódio.

 

Com este kit consegue-se controlar muito bem a pressão gerada e regular com a válvula de agulha a pressão que sai.

 

Bom aspecto tem ... vamos ver se funciona :dance:

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

\\dig_mode: ON :D

 

Durante o periodo nocturno não é necessário a produção de CO2, sendo este superior ao diurno tenciono suspender a produção do mesmo para prolongar a produção . Para isto basta que não haja adição de ácido certo?

Então tenciono adicionar uma electrovalvula no circuito da 1ª garrafa para a 2ª onde é dada a reacção. Esta valvula interrompe o fluxo de acido.

 

O que pergunto é se o sistema irá desferrar e/ou criar pressão a mais na 1ª garrafa? Se o problema for desferrar terei que colocar uma 2ª na saida de CO2 para não despressurizar a 2ª garrafa.

 

Outra opção é fechar apenas a saída de CO2 mas assim poderá continuar a haver produção de CO2 e haver um BUUUMM certo?

 

Cump

Editado por w00dman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

\\dig_mode: ON :D

 

Durante o periodo nocturno não é necessário a produção de CO2, sendo este superior ao diurno tenciono suspender a produção do mesmo para prolongar a produção . Para isto basta que não haja adição de ácido certo?

Então tenciono adicionar uma electrovalvula no circuito da 1ª garrafa para a 2ª onde é dada a reacção. Esta valvula interrompe o fluxo de acido.

 

O que pergunto é se o sistema irá desferrar e/ou criar pressão a mais na 1ª garrafa? Se o problema for desferrar terei que colocar uma 2ª na saida de CO2 para não despressurizar a 2ª garrafa.

 

Outra opção é fechar apenas a saída de CO2 mas assim poderá continuar a haver produção de CO2 e haver um BUUUMM certo?

 

Cump

Boas

Também ando numa de experimentar o gerador de co2 quimico e ando a ver como funcionaria... do que eu entendi se o fluxo do acido para, a produção de co2 para, e pouca ou nenhuma pressão vai acumular em qualquer uma das garrafas... se paramos a saida do co2, o fluxo do acido para.

 

Vê também este projeto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=125338 em que o membro "babykhan" utilizou um sistema de reserva de marcha para manter a pressão minimamente estavel, valvula de agulha, eletrovalvula, agitador magnetico, etc...

Cumps

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais