[DIY] - CO2 - injector Químico .


Luís Fortunato

Recommended Posts

Mas não são esses vapores que vao para o aqua e sim o que reage do contacto do acido/agua com o Bicarbonato de sodio/agua... ou seja CO2...

 

 

Alias... LUis o meu ja ta a bombar... com um difusor da Dymax ta muito porreio:D

abraço

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não são esses vapores que vao para o aqua e sim o que reage do contacto do acido/agua com o Bicarbonato de sodio/agua... ou seja CO2...

 

 

Alias... LUis o meu ja ta a bombar... com um difusor da Dymax ta muito porreio:D

abraço

 

O.K obrigado, vou exprimentar tambem, hehe.

:lol:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha pergunta de ignorancia total em quimica, o Acido  Muriático não faz vapores que entrem no aqua?

 

Já trabalhei á tempos com esse acido, e tem uns vapores meio maléficos, é lixivia pura.

Tambem já ando meio farto da mistela do açucar, e acho que isto e muito mais barato e eficaz.

Olá.

 

É muito difícil... primeiro porque está na primeira garrafa. Segundo, porque o HCl como ainda está mais dissolvido (junta-se água), torna-se mais difícil para evaporar.

 

Ácido Muriático nada tem a ver com lixívia :) Aliás, até são incompatíveis. Se misturares os dois, geras Cloro gasoso (Cl2) que é tóxico :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha pergunta de ignorancia total em quimica, o Acido  Muriático não faz vapores que entrem no aqua?

 

Já trabalhei á tempos com esse acido, e tem uns vapores meio maléficos, é lixivia pura.

Tambem já ando meio farto da mistela do açucar, e acho que isto e muito mais barato e eficaz.

Olá.

 

É muito difícil... primeiro porque está na primeira garrafa. Segundo, porque o HCl como ainda está mais dissolvido (junta-se água), torna-se mais difícil para evaporar.

 

Ácido Muriático nada tem a ver com lixívia :) Aliás, até são incompatíveis. Se misturares os dois, geras Cloro gasoso (Cl2) que é tóxico :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Pois dai as minhas duvidas, e receio em fazer o mesmo, estava convencido que era lixivia pura.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos...li este topico e resolvi avançar com este projecto aqui em casa...ate agora esta a funcionar na perfeiçao...apesar de nao fazer total mente igual ao do luis usando outros componentes como por exemplo as peças que se cola nas tampas nao usei as das saidas das bombas de ar mas sim peças de ligaçao de tubos de ar...de qualquer maneira ta tudo a funcionar e deixo o meu agradecimento ao luis por este topico que vem ajudar muita gente obrigado

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola luis ...a minha questão é...qual o numero de bolhas versus tempo adequado a sair para a agua do aquario para um sistema equilibrado ?

 

o meu aquario e de 250 litros e tenho valisnerias principalmente e pouco mais plantas...se isto ajudar na resposta....

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos.

 

Montei o sistema mas... Não está a resultar. Montei tudo, apertei a garrafa e fez CO2 mas nunca mais pingou ácido para dentro da garrafa reactora...

Penso que isto se deve a uma fuga, onde não sei...

Que me dizem?Podem ajudar-me?

 

Abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Aconteceu-me o mesmo também, quando abro os estranguladores o co2 sai bem, mas passados uns minutos deixa de sair e não pinga ácido para a garrafa reactora... alguém sabe me dizer o que se passa??

I smell something fishy...

 

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aconteceu-me o mesmo também, quando abro os estranguladores o co2 sai bem, mas passados uns minutos deixa de sair e não pinga ácido para a garrafa reactora... alguém sabe me dizer o que se passa??

Lê o tópico...

 

Pelo contrário... até mais ácido cai sobre o reactor (garrafa onde se forma o CO2). O problema, como já foi descrito aqui, é que quando já há alguma água na garrafa reactora, o ácido ao pingar sobre esta, reage minimamente, pois não há uma concentração de Bicarbonato igual na água do reactor. Para ser "perfeito", deveriamos ter um agitador magnético (por exemplo) no fundo da garrafa reactora.

 

Esta é a explicação pela qual os caudais de CO2 diminuem ao longo do tempo. Não é por pingar menos ácido na garrafa reactora, mas sim por não haver uma homogeneidade de iões bicarbonato na água do reactor.

 

Hás-de reparar, que qd isso acontece, se agitares a garrafa reactor, vais-se formar uma data de CO2, aumentando a pressão das garrafas drasticamente. Porque há ainda algum ácido que não reagiu com o bicarbonato.

Caso contrário, só vejo que tenhas uma fuga na garrafa de ácido, e o sistema está a perder pressão por aí... até que a pressão seja insuficiente para haver retorno do ácido para a garrafa reactora, não se formando mais CO2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ja estou a produzir a minha..mas nao há maneira de encontrar os tubos do sistema de soro que contem os reguladores!! Ja fui a umas 4 farmacias e nada. Não têm e pela cara que o pessoal faz quando eu pergunto nunca tiveram, ou não sabem o que é!! Alguem sabe algum farmacia na zona de Merçes, são marcos, rio d mouro que venda isso? Estou a pensar em vez d usar os reguladores do soro, usar as "torneirinhas" que ha pos tubos das bombas de ar..será que serve?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

"Quando um injector de CO2 é feito por um Português, são logo feitos dois ou três" cabecadura

É verdade, este sistema funciona mesmo.

É muito importante que não existam fugas.

 

 

Estou a pensar em vez d usar os reguladores do soro, usar as "torneirinhas" que ha pos tubos das bombas de ar..será que serve?

 

As torneiras que falas, penso que tem fugas. Eu também as usei na minha 1ª vez e fui mal sucedido. Experimenta a colocar essas torneiras dentro de água e vais ver as bolhinhas a sairem pela parte de cima da torneira.

 

Comprei no Aki umas torneiras de passagem, daquelas utilizadas para rega diam. 4,6 mm da Gardena (passo a publicidade duplamente) e são mesmo porreiras.

 

Só é pena que não exista um agitador para a garrafa do Bicarbonato de Sódio ;)

 

Já agora, quem é que esgotou o Bicarbonato de Sódio em Alverca?????

 

Abraços

Luis Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O tópico está excelente. :Fade-color

 

Mas estou com um pequeno problema, não consigo tapar completamente as fugas das tampas das garrafas. Já tentei de tudo, cola para plásticos, cola de kits de modelos de plastico, silicone e mesmo assim todas as tampas ficam com fugas. Há algum tipo de tampas que sejam mais indicadas?

Alguém já teve algum problema semelhante que poça dar dicas? Preciso mesmo de ajuda senão as plantas ficam com falta de CO2.

 

Desde já os meus agradecimentos a todos os que puderem ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Fuga onde? Na rosca? Ou na colagem entre as peças de plástico e a tampa?

 

Se fôr na colagem, o melhor que te aconselho e desmontares tudo e voltares a colar o melhor possível. E deixa isso secar durante algum tempo (da noite para o dia, por exemplo). Se colas isso e começas logo a querer pôr isso a trabalhar, é óbvio que a probabilidade de criares fissuras é maior.

 

Se fôr na rosca, no início deste tópico eu mostro e explico que podes colocar teflon nas roscas das garrafas para minimizar as fugas nesses sítios.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis... tudo bem?

Olha estou aqui com umas dúvidas no injector... ficando as garrafas bem abaixo do nível do aqua achas conveniente colocar um bico de bomba com válvula no tubo do difusor para no caso do gáz acabar não haver retorno de àgua do aqua para as mesmas?

Os tubos devem ser colados nos bicos ou a pressão a que entram é suficiente?

Durante a noite com os estranguladores fechados à algum perigo em as garrafas explodirem?

Ou por segurança é conveniente tirar o difusor da água e deixar libertar o gáz digamos que em quantidade minima?

Por último a solução que explicas em percentagens de ácido a 30% é feita antes de entrar na garrafa ou é obtida quando coloco 60% de àgua e preencho o resto da garrafa do injector com àcido puro com a margem dos 6cm?

Desde já agradeço a tua ajuda

Um Abração

Zé Manel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé.

 

Olha estou aqui com umas dúvidas no injector... ficando as garrafas bem abaixo do nível do aqua achas conveniente colocar um bico de bomba com válvula no tubo do difusor para no caso do gáz acabar não haver retorno de àgua do aqua para as mesmas?

Eu nunca usei, porque tu quando trancas os estranguladores estás a tapá-los. Ou seja, antes do estrangulamento há pressão e depois, quanto muito há água. Água essa que não continua a descer (pressão mais tubo estrangulado/fechado).

 

Mas podes sempre colocar uma válvula anti-retorno. Não causa qualquer tipo de problema.

 

Os tubos devem ser colados nos bicos ou a pressão a que entram é suficiente?

Não percebi a tua pergunta...

 

Durante a noite com os estranguladores fechados à algum perigo em as garrafas explodirem?

Não... aliás, é assim que se trancam as garrafas, para impedir que a reacção se continue a dar.

 

Por último a solução que explicas em percentagens de ácido a 30% é feita antes de entrar na garrafa ou é obtida quando coloco 60% de àgua e preencho o resto da garrafa do injector com àcido puro com a margem dos 6cm?

Acho que estás a fazer confusão.

 

30% é a percentagem com que se vende o ácido muriático (HCl, ou clorídrico).

Ou seja, ele já está diluído, pois em fase líquida não consegues arranjar o ácido puro.

Depois, ainda o diluis mais, misturando-o com água (40% de ácido para 60% de água, em termos de volume).

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luis

 

Os tubos devem ser colados nos bicos ou a pressão a que entram é suficiente?

 

Não percebi a tua pergunta...

 

Luis a questão é se as mangueiras que são colocadas nos bicos entre as duas garrafas e a que sai para a pedra difusora devem também ser coladas, ou não é necessário?

Quanto ao resto das dúvidas estou esclarecido... obrigadão

Abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Já percebi... eu nunca colei, e aliás, os pontos que costumam ceder em caso de entupimento são esses mesmos.

 

E creio que não é necessário colar. Por um lado tens "segurança", pois em caso de algo errado o sistema abre por aí. Por outro lado, o problema é mesmo esse... abrir por aí :x

 

Mas se tu tiveres o sistema a funcionar correctamente, não há necessidade nenhuma em colar os tubos aos bicos plásticos nas tampas.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se tu tiveres o sistema a funcionar correctamente, não há necessidade nenhuma em colar os tubos aos bicos plásticos nas tampas.

 

Viva Luis... já tenho o injector a funcionar... obrigado por toda a ajuda

Um abraço

Zé Manuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Só para agradecer ao Luis, porque isto é mesmo brutal.

 

Já tive alguns stresses, mas nada de mais. Vamos aprendendo com o que fazemos mal e corrigindo.

 

Luis Muitos parabéns pelo projecto.

 

Abraço

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

as minhas saudações Luis e a todos os que nos acompamham!

suo auarifilista desde 1998 mas pelo que tenho lido no forum, ainda um principiante....

 

Utiliso reactores de leveduras ha alguns meses e com bastante sucesso, devo citar!!! fiquei curioso com este tópico e tentado a novas construções, permanece no entanto ainda uma dúvida que sempre me acompanhou: tenho aqua de 200l moderadamente bem plantado e o meu reactor sempre me forneceu centenas de bolhas por minuto durante 8 horas de luz sem qualquer problema....

 

 

a dúvida mantem-se.... quantas bolhas minuto.....? isto em parametros saudáveis para o aqua?

 

saudações

 

prometo interagir mais......... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um método muito interessante, do qual sinceramente pouco percebi principalmente da sua montagem, só queria tentar perceber qual a diferença ao fime ao cabo do CO2 por fermentação? É o que eu utilizava já com sistemas de soro para ntrolar o fluxo, tudo bem, aí não há novidade, qual a vantagem de usar o ácido? maior duração?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ExCELENTE é so o que tenho a dizer .primeiro fiz com gelatina nos primeiros dias fazia bastantes bolhas mas nao tinha pressao para o fundo do meu aqua de 300 litros e so no maximo ate 5 cm da superficie saia co2 e parava pouco depois la tinha de abanar de novo e fazia e era sempre assim com este sistema e atraves desta explicaçao la consegui fazer esta tecnica e esta a bombar numa garrafa de 1 litro de vidro que mais parece uma bomba de ar tal a força portanto vamos ver quanto tempo corre assim .

a minha questao é que quando testei no aqua de 300litros á superficie pareceu me ver alguma sujidade tipo gordura o que estranhei pois esta solucao quimica pelo que li se passar pro aqua sera agua salgada nada mais....estarei errado?é que sao muitos os peixinhos e plantas neste aqua e todo o receio(respeito pelos peixinhos)é pouco....uma outra situaçao que me aconteceu foi o ph baixar drasticamente num teste que fiz num litro de agua pra perto de 4 sera demasiado co2 em pouca agua?alguem ja teve este problema?sei que o co2 baixa o ph mas a estes niveis acho demasiado neste momento continuo a testar em agua torneira em garrafa litro.......helllpppp

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas tardes,

 

Peço desde já as minhas desculpas no caso desta pergunta já ter sido formulada, mas a pesquisa pela palavra "vinagre" não retornou nada. O que gostava de saber é se existe algum problema em substituir as misturas de ácido e água por uma mistura pura de vinagre (que me parece - sou leigo na matéria - de acidez semelhante ás proporçoes apresentadas) ?

 

Ao nível do manuseamento baixariam os riscos de acidentes graves e irreversíveis (ainda que não desaparecessem).

 

antecipadamente grato pela atenção que vierem a dispensar....

 

Abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Peço desde já as minhas desculpas no caso desta pergunta já ter sido formulada, mas a pesquisa pela palavra "vinagre" não retornou nada. O que gostava de saber é se existe algum problema em substituir as misturas de ácido e água por uma mistura pura de vinagre (que me parece - sou leigo na matéria - de acidez semelhante ás proporçoes apresentadas) ?

 

Ao nível do manuseamento baixariam os riscos de acidentes graves e irreversíveis (ainda que não desaparecessem).

 

antecipadamente grato pela atenção que vierem a dispensar....

 

Abraços...

 

Boas!!!

 

Eu ja fiz este kit e funcionou 5*. Nao pode haver substituições, pois aqui o acdio, nao é um acido qualquer, mas sim ácido clorídrico ( Vulgarmente chamado de ácido muriático ) que tem a formula Quinica de HCl, so desta forma, a Formula indicada pelo Luis Fortunato tem efeito.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais