[DIY] - CO2 - injector Químico .


Luís Fortunato

Recommended Posts

É realmente um excelente artigo.

 

Acabei, à coisa de 1 hora, de colocar em "produção" e para para as primeiras impressões acho que está a funcionar. Acho que vou voltar a fazer tudo de novo mas desta vez com conta-bolhas e provavelmente com algum tipo de valvula para segurança, mas ainda vou ter de pesquisar um pouco sobre esta matéria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Luís Fortunato queria saber se o tubo que vai desde a garrafa do bicarbonato de sodio.. é Tubo normal de bombas de ar, depois é ligado ao sistema de soros.. e depois??? pro difusor como é???

Ja agora qual o acido a quantos % do mesmo?? é que eu tenho um muriatico que tambem tem sufurico a 60% salvo erro...

abraço

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não seria melhor usar a garrafa de 2 litros no reator (onde esta o bicarbonato), para se evitar um acidente de trasborda-la, e acabar injetando acido no aquario, como o desta foto:

Para as quantidades indicadas, não há qualquer problema. Quando o Bicarbonato acabar, a água na garrafa reactora ainda está bem longe do topo.

 

Além do mais, eu acho que é má política usar a garrafa de ácido tão pequena, pois quanto mais pequeno fôr o volume desta, das duas uma: Ou usas o ácido mais concentrado (bad idea ;)) ou vais produzir menos CO2, pois com o ácido na mesma concentração, tens um volume mais pequeno, e a quantidade de CO2 total é proporcional ao volume de ácido. Resumindo, se usares a mesma quantidade de Bicarbonato na garrafa reactora que as que eu apresento, para o fazeres reagir todo terás de ter o ácido mais concentrado na garrafa de ácido, ou então não vais consumir todo o Bicarbonato, estando tu a perder na duração do sistema e consequentemente de CO2 produzido.

 

Luís Fortunato queria saber se o tubo que vai desde a garrafa do bicarbonato de sodio.. é Tubo normal de bombas de ar, depois é ligado ao sistema de soros.. e depois??? pro difusor como é???

Tirando o tubo dos estranguladores que é o que vem nos sistemas de soro, todos os outros tubos são dos normais de silicone usados nas bombas de ar/sistemas de CO2 por botija. Acredito que haja melhores, menos permeáveis ao CO2 (tygon por exemplo) e mesmo ao HCl.

 

Ja agora qual o acido a quantos % do mesmo?? é que eu tenho um muriatico que tambem tem sufurico a 60% salvo erro...

Que eu saiba, o ácido muriático comercial é uma solução de ácido clorídrico com concentração de 30%. Com sulfúrico nunca vi, mas é possível pois são os dois ácidos inorgânicos com maior produção mundial. Têm diversos usos...

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando o tubo dos estranguladores que é o que vem nos sistemas de soro, todos os outros tubos são dos normais de silicone usados nas bombas de ar/sistemas de CO2 por botija. Acredito que haja melhores, menos permeáveis ao CO2 (tygon por exemplo) e mesmo ao HCl

 

Eu falo é segue o fio desde a garrafa do bicarbonato de sodio.. e vai me dizendo quais os tipos de tubos que la estao... e por fim o tipo de tubo que é ligado ao difusor.. é essa a questao..

abraço

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Daniel... agora deixaste-me :P

Ainda não percebeste? :P Devemos estar a falar línguas diferentes... acontece :)

 

Com uma foto deve ser mais perceptível:

 

CO2Quimico_9_edit.jpg

 

E o tubo de bomba de ar do canto superior direito é o que liga directamente no difusor já dentro do aquário.

 

Acho que assim já não há caso para dúvidas.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

he amigo!:wink: talvez seja eu que não me estava a explicar!lol

E ja agora esse tubo do canto superior direito, é ligado ao tubo do sistema de soros como? enfiado o tubo de sist de soros dentro do outro???

abraço e obrigado pela paciencia

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Daniel, desculpa a demora, mas este fim de semana não tive tempo para vir cá ao Fórum.

 

Para passares do tubo de bomba de ar para o do estranguladores, e vice-versa, basta-te usar um adaptador de secção. No post inicial do tópico está lá:

 

CO2Quimico_10.jpg

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois agora pergunto onde arranjar esses adaptadores?

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

 

Os adaptadores vêm com os sistemas de soro. Tanto podem ser em plástico como em borracha.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em ralação ao controlo do ph! como fazemos isso com este co2 ????

é que ontem meu ph baixou imenso... ele devia estar nos 6.5 e ja andava nos 5

pH? Num plantado? O que é isso? :wink:

 

Sinceramente, acho mais importante a concentração de CO2 dissolvido (basta olhares para as plantas e peixes) do que propriamente o pH.

 

Com injecção de CO2, o pH vai variar sempre, a menos que uses um controlador ligado a uma sonda.

 

Nestes primeiros dias, vai observando com alguma atenção o caudal de CO2, e controlando-o com os peixes e plantas. Se fôr pouco CO2, verás que as plantas não apresentam sinais característicos de um bom crescimento, sendo o mais notório o pearling. Se injecvtares CO2 a mais, facilmente verás os peixes ofegantes e/ou à tona de água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois luis eu tenho controlado isso.. mas o aqua é de 160 lt e eu so tenho 110 wts e so posso fazer o upgrade pra semana porque é so testes ate lá... e reparei que ontem tinha muita concentraçao de co2 e as plantas nada:S tenho aquele indicador de co2 da eheim e akilo tava ja amarelo!loloL...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Antes disso abano a garrafa da reacção? Disseste que os berlindes eram para ajudar a misturar, mas não explicaste quando e como se deve agitar a garrafa da reacção.

Como no meu sistema o ácido pinga sobre a água saturada em Bicarbonato de Sódio, na altura em que quase todo o ácido já se gastou, podes chegar à situação em que tens muita água sobre o bicarbonato no fundo da garrafa, e o ácido fica somente sobre a parte de cima. Nestas alturas é aconselhável agitar a garrafa reactora antes de se pingar o ácido, para a reaclão ocorrer mais homogeneamente.

Já aqui está explicado...

 

Como já referi muitas vezes aqui neste tópico, o maior problema (para mim) neste sistema, é que já com muita água na garrafa reactora, por o bicarbonato de sódio não se encontrar tão bem dissolvido como quando a agitamos, ao pingar ácido sobre a água, a reacção não ocorre como ao início, em que tínhamos pouca água. Além do mais, também podemos ver que quanto menos água tivermos, ao caírem as gotas de ácido estas vão agitar a solução, ajudando a que o CO2 que se forme se liberte mais facilmente.

 

Bom, bom era ter um agitador magnético dentro da garrafa reactora :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis ta dificil controlar o co2... eu tenho a pedra a 5 cm da supreficie. o aqua tem 40 cm de H

 

Depois nunca consigo controlar a saida das bolhas porque tipo, quando tao os estranguladores meio fechados não caem pingas quando tao abertos saem tantas bolhas que quase que me matam os peixes...

 

:) meeeeeeeeee

cumps

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Daniel, quanto ao controlares o fluxo de CO2, estás a usar os dois estranguladores? Isso que tu afirmas, costuma acontecer quando se usa apenas um estrangulador para regular o caudal. Se achas que te estás a ver à rasca com isso, compra uma torneira com maior precisão. Nem que tenhas de ir a uma casa onde vendam torneiras de precisão como as usadas nos sistemas de CO2 de botija.

 

Mas quando eu usava o CO2 químico, só quando tinha muita água na garrafa reactora é que tinha problemas em regular o fluxo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois talvez seja esse o proble da água... é como a garrafa é de coca-cola aquilo é em bico no fundo.. entao pra compensar pus mais um pouco de agua... mas acho que pus demais entao...

 

 

Em relação aos estrangulares tenho dois.. e consigo regular.. agora não consigo é regular a entrada de acido/agua na garrafa reatora...

porque se tenho os estranguladores regulados pra poucas bolhas o acido/agua deixa de cair:S

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

pois talvez seja esse o proble da água... é como a garrafa é de coca-cola aquilo é em bico no fundo.. entao pra compensar pus mais um pouco de agua... mas acho que pus demais entao...

:lol: Por acaso... pessoalmente já tinha falado sobre isso a várias pessoas, mas acho que nunca o disse neste tópico.

Evitem usar garrafas como as da Coca-Cola, que por terem um feitio não muito regular, se tornam mais complicadas de usar.

Por isso Daniel, trata de beber duas garrafas de Pepsi ou de Guaraná (as que eu usava) e troca os recipientes. As roscas das tampas devem ser de medidas iguais...

 

Em relação aos estrangulares tenho dois.. e consigo regular.. agora não consigo é regular a entrada de acido/agua na garrafa reatora...

porque se tenho os estranguladores regulados pra poucas bolhas o acido/agua deixa de cair:S

Muito estranho... tal como já disse, isso existe quando tens muita água na garrafa reactora. Deitaste assim tanta? :? Troca as garrafas e em princípio não precisas de te preocupar mais com isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis luis luis!!!!

resultado.. hoje deixei o co2 ligado o dia todo.. tudo bem!! agora ja tenho os 204 w e correu tudo bem, todas as plantinhas a fazer perling mas cheguei a casa ao final do dia e = garrafa reatora: cheia de liquido e garrafa do acido/agua: sem nd quase... qual a explicação??????' :lol: mE

abraço

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual achas que é a explicação...? :lol:

 

O ácido gastou-se... algo me diz que deves ter uma fuga de CO2 algures...

 

Daí que te tenhas visto à rasca para calibrar o sistema.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel.

 

A esse ritmo só pode ser mesmo uma fuga... :wink:

 

A mim as medidas apresentadas no tópico duravam-me uns 15 dias na boa.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok :wink: a mim durou-me 1 dia:P de pura loucura para as plantas!!! vamos la ver se agora vou fazer algo mais seguro e sem fugas... tava feliz com o sistema.. pena ter-se gasto tao rapido...

 

toh a por a hipotese de usar aquele modo de botija de paitball... que achas disso???

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Boas,

Desculpa a minha pergunta de ignorancia total em quimica, o Acido Muriático não faz vapores que entrem no aqua?

 

Já trabalhei á tempos com esse acido, e tem uns vapores meio maléficos, é lixivia pura.

Tambem já ando meio farto da mistela do açucar, e acho que isto e muito mais barato e eficaz.

 

 

Abraço

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais