Ajuda pf - Íctio devastador


Recommended Posts

Olá.

 

Os meus peixes estão com íctio, que se alastrou a todos os peixes e não consigo combater. Vários peixes já morreram e se não fizer mais nada, vão morrer todos...

 

Vou explicar o que aconteceu e o tratamento que estou a fazer.

Espero SUGESTÕES para melhorar o tratamento!

 

Foram introduzidos 10 cardinais que no 1º dia apareceram com pintas brancas.

 

Dia 1)

- Iniciei tratamento com JBL Punktol (numa dose inferioir à recomendada, porque acabou o frasco).

 

Dia 3)

Todos os novos cardinais morreram.

As pintas apareceram nos outros cardinais.

Perda de apetite generalizada.

Os peixes fazem movimentos bruscos e roçam-se nos vidros, pedras, etc.

(Um neon negro apareceu sem metade da cauda???)

- Mudei cerca de 40% da água.

- Repeti o tratamento, agora com Sera Costapur, na dose recomendada.

- Aumentei a temperatura de 26 para 29º.

- Passei a deixar a tampa aberta para oxigenar melhor.

- Baixei ligeiramente o nível da água, de forma a que a água projectada pela bomba de água do filtro caia na água do aquário de uma altura superior, fazendo mais bolhas de ar.

- A luz do aquário passou a estar quase sempre desligada e a sala sem luz.

 

Dia 4)

As pintas alastraram a (quase) todos os peixes.

Os peixes não comem.

- Mudei cerca de 40% da água.

- Repeti o tratamento, novamente com JBL Punktol, na dose recomendada (6 tampas interiores e 1 exterior, para 6x30+1x15=195 litros de água).

 

Dia 5)

Morreram 2 cardinais.

Não há melhoras (pelo contrário).

Desci a temperatura de 29 para 28º.

 

 

Alguns dados sobre o setup:

- 180 litros;

- 40 peixes;

- Espécies: pleco, coridoras, cardinais, neons negros, tetra pristella, barbos tigre albinos, barbos cereja, arlequins, gouramis.

 

Por favor digam-me o que devo fazer mais...

 

Obrigado

Vítor Sampaio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também já tive Ictio no meu aquário e tratei com TETRA GoldOomed durante 5 dias nas doses recomendadas e subindo a temp para 29º.

 

Resta dizer que este medicamento é para água fria e o meu aqua é de água quente, mas resultou bem, pois passados 2 ou 3 dias já se via melhoras.

Depois disse já tive outra vez e voltei a usar o mesmo produto e voltou a resultar.

 

Existe um produto da TETRA que salvo erro é o Contratck que ´´e para agua quente.

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Victor

A meu ver deves por uma colher de soupa de sal por 10 l de agua.

Desligar o filtro.

Aumentar a temperatura 1º por dia até atingires os 30º. ( e quando baixares a temperatura faz da mesma maneira.)

Aumentar a oxigenação.

Eu costumo utilizar azul metileno, mas se tens produtos proprios para o Ictio, melhor.

Se não notares melhoras verefica bem as manchas que te apareçeram nos peixes porque pode ser outra doença pareçida.

Se isto n resultar faz tratamento intensivo (que deve vir indicado na embalagem), que geralmente è por uma dosegem mais forte de medicamento em contacto com o peixe durante 20 minutos, num recepiente à parte.

Cumps.

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado.

 

Umas respostas:

 

O filtro continua ligado.

 

O filtro não tem carvão - é interno, com três zonas: termómetro; materiais filtrantes (lã de vidro e Sera Biopur); e bomba de água.

Esta bomba de água puxa a água para o filtro e garante também a oxigenação, já que, depois de passar pelo filtro, a água é projectada do topo e na horizontal, caindo na água do aquário e produzindo assim bolhas de ar. Por isso não o posso desligar.

 

Essa coisa do SAL... já tenho lido isso... mas devo mesmo fazer??? Nessa dose (uma colher de sopa de sal por 10 L de água??? Tem efeitos secundários???...

 

Hoje (dia 6) apareceram mortos 1 cardinal e 1 barbo cereja. Todos os cardinais, barbos cereja e neons negros estão muito mal

MAS

os restantes peixes parecem ter uma melhoria muito ligeira: menos pintas, um pouquiiiiinho de apetite e talvez menos comichão.

 

Planos para amanhã, dia 7:

- Mudar 25% da água;

- Repetir o JBL Punktol.

 

jose antonio: já aumentei a temperatura para 29º (mas foi à bruta...); o panfleto do JBL Punktol não refere nenhum tratamento intensivo, além disso ia ser difícil fazê-lo à parte, pois tenho muitas plantas e apanhar os peixes ia ser bonito...

 

Mais uma vez obrigado e continuo a precisar das vossas ajudas.

 

Vítor Sampaio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sal é o melhor remédio! Coloca para cada 50 litros 1 colher de sopa. Acho que 1 colher de sopa para cada 10 litros vai matar os Cardinais.

 

Eu tratei sempre os meus peixes com Sal e nunca tive morte, mas também ataquei o ictio assim que apareceu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O sal e fundamental para todos os seres vivos.

1 colher de sal para 50l como medida preventiva até que n axo mal, eu meto mais.

Mas sei que até os discos aguentam por periodos curtos altas dosegens de sal andam de lado mas aguentam.

Neste momento tenho 1 colher por 20l, porque tenho disco a 6 meses e tenho medo que eles estranhassem.

Tem se dito que as corys não se dão bem com o sal, mas eu sempre utilizei sal e tenho corys (que são os meus peixes que duram mais tempo). 1 colher de sal por 10 l, podem não gostar mto não noto diferenças de comportamento e mas não morrem, nem as corys nem peixe nenhum, outra especie que n gosta mto de sal são os caracois e estes tb não morrem.

Cumps

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que não é uma colher de sopa de sal, mas sim de chá por 10 lts...

Já tive algumas experiencias com ictio, o sal foi sempre um bom amigo. Nunca tive mortes. Deve atacar-se logo quando detectamos que estamos na presença de ictio e nunca devemos esperar pelo aparecimento de mais pontos brancos pois estes só vão contribuir para a doença se desenvolver.

Claro que não se deve estar sempre a colocar sal no aqua... mas se fizeres TPA´s semanais ao fim de 2 meses (se tiveres algum problema que se possa resolver com sal) é só colocar lá para dentro. Convem diluir o sal previamente na agua que retiras do aqua, depois é só repor.

Também deves apagar as luzes durante dois ou tres dias para que o ictio não o se reproduza.

Vamos ver... mas só com paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esqueci-me de dizer que os unicos peixes que não consigo manter por mais de 6 meses são os Otos e os LDA 25.

E agora estava a pensar que pode ser por causa do sal.

Mas de resto outros limpa vidro e limpa fundos estão sem problemas.

Cumps

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Axo que 1 colher de sal por 50l de agua é uma boa opção para peixes que nunca tiveram contacto com o sal( apesar do ictio estar instalado à muito tempo).

Agora se a colher for de cha? não sei não!

As medidas que eu dei foram comprovadas durante anos e são as que eu uso.

E os peixes que não consigo manter são os Otos e os LDA 25.

Os cardinais não morrem tenho 5 que quando comprei tinham 1,5 cm e agora estão com 4 cm.

Mas a aquarofilia é isto mesmo a semsibilidade de cada um e a paixão pelos peixes.

Cumps

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e essas tpa's que tens feito, a que temperatura está a água? é que se está fria estás a matar os peixes...

 

não dês comida também, se eles não a comem só os estás a castigar com amónia e nitritos.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia e obrigados.

 

Ontem (6º dia) à noite apareceu morto mais um cardinal, para além do outro cardinal e do barbo cereja que já tinha referido.

 

À noite tirei uma chávena de água do aquário e adicionei-lhe 4 colheres de sopa de SAL de cozinha (grosso) - equivalente a 1 colher de sopa por cada 50 litros de água. Despejei lentamente no aquário até metade da chávena.

Parei porque me pareceu que os 3 guramis (trico leeri) não gostaram: pode ter sido impressão minha, mas parece que entraram em pânico, por vezes ficando completamente estáticos, e a nadar ligeiramente de lado. Mas pode ter sido impressão...

 

Assim, acabei por adicionar apenas o equivalente a 1 colher de sopa por cada 100 litros.

 

Acham que devo adicionar o restante (o resto da chávena)?

 

Para hoje tenho prevista uma tpa de 25% e outra dose de JBL Punktol.

 

 

silver_fox: faço as tpa's tentando manter a temperatura (água a cerca de 29º).

 

Obrigado a todos!

 

Vítor Sampaio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Axo que deves colocar o resto do sal no aquario.

Porque a meu ver 1 colher por 50 l de agua é fraquita.

A meu ver é um erro diluir o sal antes de colocar no aquario.

Eu ponho o sal directamente no aquario e o sal vai se dissolvendo aos poucos, e o impacto n é tão grande.

Mas cada um é que sabe.

Pelo que me apercebi estas a fazer TPA 2 em 2 dias, passa para 3 em 3 dias ou reduz para 10% de agua nas TPA.

Quanto menos mexeres no aquario melhor.

Cumps

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria apenas dar uma sugestão que de certeza não irá fazer mal e que quando no inverno passado tive uma surto de ictio foi fundamental para inveter e debelar a situação e salvar quase todos os peixes.

 

Verifica se no local onde se encontra o aqua ocorrem correntes de ar (janelas abertas, portas abertas etc). Se ocorrem correntes de ar ocorrem também variações de temperatura fortes no interior do aqua e os medicamentos não fazem efeito com deviam.

 

A solução que encontrei (quer ocorram ou não correntes de ar) foi acompanhar todo o tratamento, cobrindo o aqua com o cobertor, nomeadamente nos periodos em que a temperatura em casa mais baixa, ou seja durante a noite (atenção manter as bombas de ar a funcionar no máximo), se não fizer bem, mal também não faz e cheguei a outra brilhante conclusão (isto por causa do ictio) com o cobertorzito o termostato do aquecedor liga-se muito menos vezes, logo gasta-se menos energia :lol: .

 

Naturalmente que tem um contra, não vais ficar ai com o cobertor indefinidamente fica inestético. Depois de resolvida a situação tiras.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive isso no meu aqua... sobe a temperatura para 29º e trata com um medicamente especializado... eu custumu ir a uma loja chamada ornimundo que tem um produto muito eficaz

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais