Cubo tematico amazonia


Jatbas

Recommended Posts

Vou montar um cubo (50x50x50 cms) tematico sobre a amazonia, apenas com tetras e com corys (não pretendo construir um verdadeiro biotopo whitewater, mas o mais aproximado que conseguir), mas estou com duvidas quanto ao(s) substracto(s) a utilizar.

 

Não sei se utilize akadama ou se utilize vulgar areia do rio, e, em cima deste, ainda não sei se utilize a areia branca, que é a que existe nos rios do amazonas, ou se utilize (e é para o qual estou mais inclinado devido ao impacto visual) areão negro.

 

Fico a aguardar as vossas opiniões :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areao branco.

Com o negro, as corys ficam esquisitas. Quase nem se conseguem ver. Mas por outro lado, fica mais fácil de ver o lixo. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se utilize akadama ou se utilize vulgar areia do rio, e, em cima deste, ainda não sei se utilize a areia branca, que é a que existe nos rios do amazonas, ou se utilize (e é para o qual estou mais inclinado devido ao impacto visual) areão negro.

 

 

Discordo um pouco aqui.. é certo que o Amazonas e afluentes têm muitos nichos com diferentes características, mas típicamente um biótopo amazónico deve ser escuro, com fundo escuro e águas turvas. As florestas Sul Americanas são ricas em Humus (ou turfas negras) que dão uma aspecto muito lamacento às suas águas.

 

Se a tua ideia é recriar perfeitamente esse biótopo, deves optar por um fundo escuro.

 

Um fundo com granuado de turfa seria bonito, mas aí terias dois problemas.. a turfa pode flutuar (presumo que necessite de algum tratamento para isso não ocorrer) e nos primeiros tempos o pH iria baixar (poderia baixar mais que aquilo que tu pretendes).

 

Cumprimentos,

 

José Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe aqui é que tenho de discordar contigo, pois se queres ser exacto, o fundo dos rios (não estou a falar especificamente de zonas alagadas) é areia branca com detritos em cima, o que dá o aspecto escuro do solo, mas para ser mais pratico e comodo, utiliza-se o areão escuro para dar o aspecto pretendido ao aquario, mas isso já n se encontra em discução, pois é o que vou usar.

 

A minha duvida está no que usar como subtrato no aquario. Se use akadama, ou se use um solo fertil, o que seria bom para as plantas, principalmente para as Echinodorus.

 

Estou a pensar em usar entre 0.5 a 0.7 w/l, pois penso que não vou necessitar de mais luz para este tipo de aquario, e assim, nem estou a simular uma zona totalmente coberta pelas arvores, nem totalmente exposta ao sol.

 

Ainda tenho de ponderar de utilizo co2 ou não, elemento que certamente existe neste meio, devido ao grande decomposição de matério no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não, na maioria dos locais amazónicos a camada de humus é tão espessa (a quantidade vegetal) que a parte arenosa está bastante mais profunda, ou seja.. normalmente os peixes não terão acesso a ela.. nem será visível.

Claro que concerteza há locais em que a vegetação não é caduca ou existe em menor quantidade e aí aparecerão os solos arenosos.

 

Se pesquizares no google tanto encontrar solos escuros como claros em aquários.. no entanto podes ver nesta foto uma situação típica da amazónia:

 

wildamano03.jpg

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.