1ª postura !?


Spooky

Recommended Posts

Boas noites ...

Já algum tempo tenho notado um comportamento "estranho" em dois dos meus escalares... eles sempre andavam juntos mas ultimamente tem andado a "fazer-se" um ao outro com atitudes um pouco bruscas mas nunca se atacando ... eles costumavam mordiscar ( ou parecia isso) o outro sem fazer que este se mexe-se ... ora era um ora era outro nisto....

Eles estão num comunitário ... sendo eles os dominantes passaram de dominar sem se importarem com ninguem a escolherem um canto (o do filtro ) em que ninguem se se aproxima sem ser punido por um dos escalares ....

Tenho outro escalar mais pequeno (metade do tamanho) que costumava andar sempre ao pé dos outros já adultos, mas também esse foi corrido pro outro canto do aqua...

 

Hoje chego a casa e resolvo dar uma olhadela e para meu espanto a face lateral do filtro cheio de pequenos ovinhos ... dois deles estão brancos os restantes estão castanhos... ou transparentes.

 

Agora as minhas dúvidas são:

primeiro se realmente são um casal ... ou se são duas femeas com uma delas com crise de identidade...

segundo se for mesmo uma postura verdadeira de um casal ... que devo fazer agora?

 

Se for mesmo uma postura que raio de timing que estes tem! É que daqui a poucas semanas vou ter de mudar de casa e mudar o aqua daqui também o que implica tirar tudo do aqua ... :roll:

 

Bem mas ao menos fico a saber que tenho um casal :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Nesta altura facilmente identificas o se são um casal ou duas femeas , junto a barbatana inferior a femea tem uma saliênçia voltada para trás que é por onde mete os ovos , e o macho tem uma voltada para a frente bem mais pequena que a da femea é practicamente só um pontinho . Quanto aos ovos , ficarem alguns brancos é normal , isso são os ovos que não foram fecundados , agora terias de lhes deixar um antifungus que contenha azul de metileno , porque esses ovos brancos vão criar fungos que facilmente se espalham por os outros ovos , se estão num comunitario o mais provavel é serem comidos , o que eu costumo fazer é retirar os ovos para um aquario a parte e ai tratar deles , mas como estás em mudanças , é capaz de ser complicado ( tb já passei por isso :arrow: ) por isso secalhar o melhor é mesmo começares-te a preparar para as proximas posturas .

Um abraço

Hugo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não tenho a certeza se eles são mesmo um casal ... é possível duas femas porem ovos certo? é que essa saliênçia voltada para trás de certeza que o escalar maior tem ... agora o outro tb parece ter :S mas mais pequena ...

Em que ponto da postura posso ter a certeza que os ovos são mesmo de um casal?

 

Vou tentar tirar umas fotos pra mostrar ...

 

Obrigado pela ajuda ... :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de reparar k os ovos já não estao mais onde tavam... tentei procurar pelo aqua e não se encontram em lado nenhum ... devem ter sido comidos pelas "maes" ... acho que posso afirmar que não se tratava d um casal...

 

Enfim pode ser que o outro pikeno escalar que tenho seja um macho :x

 

Vamos esperar pra ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

As primeiras desovas só dão para verificar se temos um casal ou não.

Mas como o aquário é comunitário todas as desovas estão condendas. Para uma desova ter bom fim torna-se necessário que a mesma seja efectuada num aquario preparado só para o casal.

Espere, para rectificar essa situação depois da mudança de casa.

Eu, quando fazia criação de escalares, retirava os ovos do aquario inicial e colocava os mesmo num pequeno aquario só com uma pedra difusora e claro está com um pequeno filtro e um aquecedor.

Em comunitario nunca terá sucesso.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas o problema é que acho que eram duas femeas e não um casal... não sei como podem ser comidas por outros peixes a não ser pelos proprios escalares que colocaram la os ovos... eles até a mim morderam quando fui ajustar um pouco o filtro não tem medo de nada e afastam todos que se aproximam do filtro ... tava sempre 1 ao pé da desova.

 

Cá pra mim ou eles os dois comeram--nos ou os ovinhos nao deram em nada.... como era de esperar de duas femeas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ve o meu artigo que tens la como diferenciar os escalares.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30526

 

Mas os outros peixes conseguem comer os ovos... os plecos, por exemplo, comem-nos com uma facilidade que nem imaginas!

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais