peixes a morrer, e agua turva...


Recommended Posts

ontem ajudei um familiar a comprar um aquario... apesar de sbr k n devemos por lg os peixes, deixei comprarem uns 5, pk n tem piada comprar um aquario sem peixes... enquanto preparamos tudo para os receber, eles continuaram nos sacos (abertos), a agua deve ter arrefecido um pouco durante esse tempo... disserame agora k puseram os peixes knd o termometro tinha aproximadamente pouco mais de 15 graus :/ (para k n fikassem o resto da noite no saco... ) ja morrerram dois, e agua parece um pouco turva, ms lavamos tudo antes de por os peixes no aquario... o tremometro marca agora 25/26graus... julgo k tenha uma coridora, tem umas riscas pretas e é meio alaranjada; um pleco, e mais tres peixes, dois dos quais sao um casal... ms n sei indentificalos... k posso fazer para k estes n morram tbm? foram so asneiras atras umas das outras e reconheco-as, ms agora k faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não alimentar!

Não mexer em MAIS NADA durante alguns dias até que os peixes retomem o seu metabolismo normal, se é que isso vai acontecer!

Presumo que os peixes morreram por stress absoluto, asfixia ou envenamento por amónia/amoníaco, dependendo das horas dentro do saco e do choque térmico que sofreram!

Boa sorte.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquecer a água através do esquentador até atingir os 25º C, começar a introduzir bactérias de ciclagem e mudar a água todos os dias (20%).

 

Outro passo fulcral é deixar a luz acesa de manhã à noite e inserir plantas de consumo rápido, do tipo valisnérias, elódeas, etc. para consumir toda a amónia e nitritos causados pelos restos de comida e detritos dos peixes.

 

Alimenta os peixes, mas em pouca quantidade, pois com o choque que já levaram e sem alimento, rapidamente "batem a bota".

 

Todos estes passos têm de ser executados "ontem"! Se é que me fiz entender!

 

O maior conselho que poderás dar aos teus amigos que gostam de peixes é visitar o Fórum e pesquisar bastante antes de adquirirem "seres vivos".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente acho que foi um pouco irresponsável comprar logo 5 só porque "não tem piada comprar um aquário e não comprar peixes", eles estão vivos...

 

:s

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

Não questionando a tua recomendação de "aquecer a àgua pelo esquentador", lanço à discussão que um expert me disse que isso é o que não se deve fazer! Razão: em poucos segundos a água percorre as serpentinas do esquentador e passa nesse espaço de tempo mínimo de uma temperatura de, diria eu, 10º, para uma temperatura de cerca de 50 ou 60º. Acontece que a violência deste aquecimento "queima" o oxigénio e outras cenas úteis presentes na água. No fundo: "mata" a água! A explicação pareceu-me bastante credível, e levou a que eu nunca mais utilizasse água aquecida pelo esquentador...

Presumo que habitualmente fazes isso nas tuas TPAs. Presumo igualmente que não tenhas quaiquer problemas com este método... Confirmas? É que se assim for, as minhas TPAs tornar-se-ão substancialmente mais cómodas!!!

Fiquem bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas acham que as lojas têm alguns escrúpulos?

(salvo abençoadas excepções)

 

já me contaram de lojas em que vendiam aquas mínúsculos a pessoas que também levavam peixes palhaço, sabendo que os iam meter em água fria doce e da torneira, outras que vendem cubos de 15 sem termostato com bettas lá dentro e até mesmo os famosos globos....

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

freestyler, o teu amigo deve ter razão concerteza...de qualquer forma eu quando faço tpa's ou apenas reposição coloco sempre água morna, encho sempre 2 garrafoes de 5 lt, metade com água fria e outra metade quente (aquecida por esquentador)...e é assim que tenho feito e os peixes não se têm queixado...

 

catarinasanto, de facto na compra de peixes além de ter de se esperar um bom bocado antes de os ter convêm colocá-los quando a àgua já está aquecida, para não sofrerem esse choque tão grande, e as recomendações que sempre me fizeram e que tenho feito desde o início é tê-los no saco dento do aquário...mas por pouco tempo...10...15 min...só para se ambientarem à temperatura.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem graça, um colega disse-me que se podia pôr 10% de agua, aquando das mudas, com água mais fria, que os peixes até "apreciam" o fresco...

e na loja onde comprei o meu aquario, a vendedora disse que não me vendia peixe nenhum, só depois de ter plantas, passar 1 semana, ter feito lá um teste à agua, estar tudo bem, depois vendia-me os peixes de limpeza, e que passado outra semana, é que podia ir lá comprar alguns de embelezamento, 1 ou 2, para não sobrecarregar o filtro nem o aquario. Mais uma semana, outro peixe. A explicação dela tinha lógica, e pelo que já vi por aqui, tenho mesmo de fazer assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem graça, um colega disse-me que se podia pôr 10% de agua, aquando das mudas, com água mais fria, que os peixes até "apreciam" o fresco...

e na loja onde comprei o meu aquario, a vendedora disse que não me vendia peixe nenhum, só depois de ter plantas, passar 1 semana, ter feito lá um teste à agua, estar tudo bem, depois vendia-me os peixes de limpeza, e que passado outra semana, é que podia ir lá comprar alguns de embelezamento, 1 ou 2, para não sobrecarregar o filtro nem o aquario. Mais uma semana, outro peixe. A  explicação dela tinha lógica, e pelo que já vi por aqui, tenho mesmo de fazer assim.

 

mas assim mesmo é que tem de ser feito!

 

como resultado disso, não te morrem peixes, ganhas conhecimentos e ficas cliente!

 

as lojas só têm a ganhar

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

Não questionando a tua recomendação de "aquecer a àgua pelo esquentador", lanço à discussão que um expert me disse que isso é o que não se deve fazer! Razão: em poucos segundos a água percorre as serpentinas do esquentador e passa nesse espaço de tempo mínimo de uma temperatura de, diria eu, 10º, para uma temperatura de cerca de 50 ou 60º. Acontece que a violência deste aquecimento "queima" o oxigénio e outras cenas úteis presentes na água. No fundo: "mata" a água! A explicação pareceu-me bastante credível, e levou a que eu nunca mais utilizasse água aquecida pelo esquentador...

Presumo que habitualmente fazes isso nas tuas TPAs. Presumo igualmente que não tenhas quaiquer problemas com este método... Confirmas? É que se assim for, as minhas TPAs tornar-se-ão substancialmente mais cómodas!!!

Fiquem bem.

Sérgio Moreira

 

Bem, essa não sabia! Mantenho Discus e alevins de Escalares e de Bettas, tenho feito as minhas TPAs todas com água da torneira, aquecida pelo esquentador, mas não faço mistura, ou seja, a água da torneira sai a 28-30º C. Nunca tive problemas!

 

Em relação ao que citei, tive à pouco tempo uma quebra de electricidade em casa, quando houve aquele incêndio na Central Eléctrica em Queluz e quando cheguei a casa tinha os meus Discus enfiados numa água com 15º C e fui aquecendo a água de forma a elevar a temperatura de 0,5º C em 0,5º C e acabei nos 25º C e os peixes não se ressentiram minimamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho outro aquario de meio metro, onde tive dois cometas de agua fria, e agora com o que realmente queria era um aquario de agua quente, comprei um termostato, e comprei um pleco e uma coridora... tenho o pleco desde 2ª e a coridora desde 4ª e parecem-me bem... o pleco esconde-se agarrado ao filtro de fundo, ms varias vzs se agarra ao vidro, e ao termostato, e a coridora corre o fundo todo do aquario, é mt trabalhadora :lol:... se levar os peixes k sobraram do meu familiar pa o meu aquario, sera k eles aguentam? assim dava tempo de por la apenas um peixe, fzr uma muda de agua completa ao aquario e comecar tudo de novo... posso faze-lo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... se levar os peixes k sobraram do meu familiar pa o meu aquario, sera k eles aguentam?

Sim à partida aguentam. Deves é tratar de acondicionar os peixes vindos do aquário do teu familiar, tal e qual como farias se tivessem vindo da loja...

Deixar o saco a boiar algum tempo para a temperatura equalizar e depois ir juntando água do teu aquário aos poucos, isto durante mais ou menos 1h.

Depois pescar os peixes do saco com uma rede e colocar os mesmos no teu aquário.

Lembra-te é que deves depois monitorizar cuidadosamente os niveis de amónia no teu aquário pois vais acrescentar vários peixes e perturbar o ciclo e não vais querer que a amónia suba demasiado.

 

assim dava tempo de por la apenas um peixe, fzr uma muda de agua completa ao aquario e comecar tudo de novo... posso faze-lo?

Fazer uma muda completa é um bocado radical até porque vais perder amónia necessária ao estabelecimento dos filtros.

Tenta fazer assim:

-Mudança de 50 a 70% de água.

-Deixas estar um ou 2 dias sem qualquer peixe, só mesmo o filtro e restante equipamento a funcionar.

-Ao fim desses 2 dias medes a amónia. Se os valores forem baixos e seguros (vê nas instruções do teste os valores seguros) podes meter 1 peixe.

-Deixas esse peixe por uma semanita e voltas a medir os niveis. Se continuarem baixos, metes outro peixe.

-Uma semana depois medes de novo e se estiver baixo podes adicionar mais 2 peixes.

E vais fazendo assim... nas primeiras 2 semanas apenas 1 peixe por semana, a partir da 3ª semana já podes ir adicionando 2.

Assim dás tempo aos aquários (teu e do teu familiar) de se re-equilibrarem.

 

Um pedido final... tenta não usar linguagem SMS... Não é que não seja entendida é mais porque o sistema de pesquisa e a base de dados do forum agradecem.

 

boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ja tenho lido que o filtro de fundo nae e assim la grande coisa... mas na altura que o comprei ainda nao estava muito informada destas coisas... :/ mas agora tambem nao da pa muito melhor... porque nao trabalho... e a mesada nao da para tudo... :(

 

Ja agora, tavam a falar que usar agua aquecida no termoacumulador nao faz mal? eu tenho isso... assim posso usar essa agua nas mudas de agua? (desde que controle a temperatura claro...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mudo a água de todos os meus aquários directamente da torneira.

Já tenho as torneiras da água quente e fria reguladas para a água sair à temperatura certa.

 

Isso do esquentador queimar o oxigénio até pode ser verdade mas é preciso lembrar que não metemos água a 60º no aquário... cortamos sempre com água fria e essa tem oxigénio dissolvido.

E depois desde que haja agitação na superficie o oxigénio que se possa eventualmente perder pelo aquecimento é reposto em pouco tempo pela agitação superficial.

 

Resumindo... até hoje não tive mortes por usar água de esquentador/termoacomulador/etc nas TPA's. E tenho peixes bem sensiveis a parametros de água errados.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.