Termostato avariado!!


Brunes

Recommended Posts

Bom dia,

 

Hoje ao verificar a temperatura do aquário a minha mulher deu com a temperatura nos 12º graus!!!!

Pois é, só acontece aos outros mas ao fim de um ano e uma das poucas vezes que sai de casa sem ver a temperatura do aquario o termostato morreu.

Neste momento colocou um aquecedor a trabalhar no escritorio para aquecer o ambiente e mudou muito pouca agua por causa do choque termico.O novo termostato vem a caminho.

Se alguem tiver dicas da melhor maneira de subir a temperatura agora, agradeço.

 

Serve de aviso a todos, um termostato de substituição é essencial para não acontecer o que me aconteceu..os peixes merecem

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colocar 2 de menor potência ajuda muito :D só por azar avariam os dois. Se um desligar por avaria o outro deve compensar até se corrigir, e caso um "cole" como é de emnor potência não coze os peixinhos tão depressa... coze devagarinho 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A beleza deste hobby também está na imprevisibilidade do que vai acontecer.

Após receber o novo termostato ( a meio do dia ) foi coloca-lo e esperar preparado para o pior, mas assim que a temperatura passou dos 20º a vida voltou ao aqua e ao fim do dia já pregavam fome.

A má experiencia saldou-se num neon morto e stress para os peixes ( escalares, discos, ancistrus, balas... ) mas nem ictio apareceu!!!

Afinal são bem mais resistentes do que pensava!!

Alguem tem explicação?Ainda foram umas horas a 12º!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que o facto de a temperatura ter baixado gradualmente e de forma bastante lenta terá impedido o Íctio de se manifestar.

 

Acho que tão ou mais importante que a redução de temperatura para valores abaixo da recomendada, é a forma como essa redução se processa.

 

Se se processar de forma lenta (como no caso que relatas, em que o aquecedor deixa de funcionar e a temperatura da água vai diminuindo lentamente, até coincidir com a temperatura exterior ao aquário), penso que os peixes irão reduzindo progressivamente o seu metabolismo, de forma a adaptar-se às temperaturas cada vez mais baixas, em que conseguem sobreviver durante um período naturalmente limitado.

 

Por outro lado, se essa mudança ocorrer de forma brusca (choque térmico), o organismo dos peixes não se consegue adaptar de forma tão rápida como seria necessário, acabando os mesmos por sucumbir em casos extremos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais