E pronto... CARACOIS!


Recommended Posts

Boas noites, pesar do cuidado com a limpeza das plantas antes de as plantar apareceram alguns caracóis no tanque. Gostaria de obter a vossa opinião:

- Têm alguma utilidade benéfica?

- São uma praga?

 

Cumprimentos a todos e obrigado.

(A especie é a Physa).

I want a bigger tank...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

- Têm alguma utilidade benéfica?

- São uma praga?

 

A única utilidade que têm é que se consomem algas e nao tocam nas plantas.

E talvez, isto não tenho a certeza, alguns caracois consomem detritos e peixes já mortos.

 

se são uma praga isso depende... se falas em termos de reproduçao em massa... nesse caso sim sao como maioria dos caracois aquaticos em pouco tempo tens o aqua "cheio" deles.

 

tens aqui um link com comentários sobre eles do site aquahobby: http://www.aquahobby.com/gallery/b_Physa_Snail.php

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que sim que haja caracois que comem plantas......mas por norma até dao uma "ajudinha" com as algas tao indesejadas.....

 

 

 

Ola :D

 

 

Antes pelo contrario a esmagadora maioria dos caracois comem plantas, sendo que poucas especies nao as comem preferindo algas, restos de comida e materia morta ( mas até estes se lhes faltar a papinha, vao ver para onde eles se viram!!! :D ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com esses peixes q depois crescem muito :D

 

Deixa os caracóis em paz vai só reduzindo o nº quando acasalam para não teres uma praga ou então deixa-os na engorda e no verão ao fim da tarde com umas bjecas são do melhor bang:wink:

 

cumps

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, se tens plantas, os caracóis são essenciais. Se achares que são muitos, não te rales, admira-os!

 

Se forem pequenos não comem plantas. As Ampulárias podem comer plantas, mas só quando acabam as algas e os detritos, o que é díficil num aquário "habitado".

 

Esquece os caracóis! Se adquirires um Botia nunca mais vais ter caracóis, mas pode acontecer que a Botia te "rate" as plantas todas como aconteceu comigo. Além disso, nunca mais vais ter caracóis e como disse anteriormente, eles são preciosos na ajuda no combate às algas.

 

Agora é contigo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Se gostas de ver, mantém um controlo sobre os mesmos pois a sua população pode aumentar num abrir e fechar de olhos.

Sim existem espécies de caracois que adoram determinadas espécies de plantas.

Tenho uns no meu aqua que não tocam nas anúbias.

 

Se não gostas de ver, existem à venda armadilhas para deixar de um dia para o outro dentro do aqua.

 

Podes em alternativa ( eu nunca experimentei ) utilizar uma pequena folha de alface que depois de ser "atacada" pelos caracois, podes sempre tirá-la cheia dos referidos.

 

Deves ter atenção com as plantas que vais adequirindo, pois devem as mesmas ser lavadas para remover possiveis ovos que as mesmas trazem.

 

Penso que existe um solução caseira que se pode fazer para se colocar as plantas antes de as plantar no aqua, já lí qualquer coisa aqui no fórum mas não me recordo.

 

Comprares um botia para comer os peixes, deves equacionar muito bem, pois podes estar a resolver um problema com um que poderá se tornar ainda maior.

 

Enfim, deixar ficar os caracois é tudo uma escolha pessoal e estética.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais dia menos dia aparecem outra vez... ja aconteceu comigo pensava que os tinha tirado tods no dia seguinte ja tinha + 2 ou 3...

 

agora deicho ficar, e so tiro quando vejo que ja tenho caracois a mais! acho que tem a sua piada...

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

Repara para as tuas plantas, por debaixo das folhas eles colocam os ovos ( é uma espécie de geleia que está presa )

Procura junto dos cantos do aqua ( passa os dedos pela silicone e possivelmente descobrirás alguma coisa )

Eu também após ter eliminado uma série de caracois e durante uma operação de limpeza do meu aqua, passei o dedo pelas uniões de silicone do aqua ( que é de cor preta ) e descobrí que os sacanas colocavam os ovos aí. :arrow:

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.