recomeço...


pkfloyd

Recommended Posts

antes demais devo apresentar-me. ando nestas andanças ja algum tempo, comecei por um aquario pequeno de 40l, depois um de 80, ate que agora metime neste de 350l. ja tive alguns dissabores, e so agora aprecebi-me o porque.. basicamente se resume a esta frase:

"nao percebo nada disto, e so agora com este forum é que vou comecar a corrigir os meu graves erros"

uma coisa posso diser é mais facil manter este aquario de 350l que o de 40 ou 80l.

neste momento ainda tenho um problema para resolver antes de comecar de novo que é este "serial killer"

img82636qb.jpg

o tubaro bala.

o gajo cresceu, e comeu tudo o que mexia e cabia na boca.. ups, mais um erro meu nao sabia que cresciam tanto.

ouve uma vez que, pensei que ele morre-se por ter mais olhos que barriga, basicamente andou quase 24H com um peixe "espada" (aqueles com uma especie de espada na cauda traseira) na boca, mas la o consegui engolir..

mas penso que consiga da-lo a alguma loja...

 

o aquario é este:

img87242kz.jpg

 

o que pretendia era conselhos sobre como faser o que pretendia, que é:

um aquario plantado com 2 ou 3 qualidades de plantas, e comunitario com peixes que em adultos nao atingam tamanhos grandes.

o meu problema nao é o tamanho, mas é sim um facto de virarem predadores....

 

tenho de iluminacao 300W duas "reguas" de 150W, e ja tenho um bom filtro (penso eu) bem forte externo que é este.

img87402fd.jpg

 

peço desculpa pelo meu primeiro post ser a pedir ajuda.

 

obrigado desde ja...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens tudo para recomeçar em grande e o principal é a de saber que cometeste erros e estás disposto a corrigi-los :)

Boa sorte :D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo-te já uma coisa, seja qual for o futuro desse aqua, ele é escelente! É um desses k eu kero kd for grande lol.

 

Tens muito para te entreteres, lol, espero poder ver umas fotos quando ele estiver com todos os peixes e plantas lá dentro.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais ver sim.... mas desta ves (e ao contrario das outras) as coisas vao ser feitas com calma.

1- vou criar uma "camera seca" para mais tarde faser uma sump.

2- respeitar o ciclo do azoto..

 

 

uma questao (ou duas): :D

 

1- é verdade que as lampadas flurescente perdem qualidade com o tempo?

 

fiquei a saber, sobre o "tampao" da agua, e a dificuldade em baixar o pH, e tambem fiquei a saber que os "acidos" que costumava a usar, sao bons criadores de algas :D .

 

2- li que o acido muriatico é bom para baixar o ph, é verdade? alguem usa esta tecnica?

 

thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- é verdade que as lampadas flurescente perdem qualidade com o tempo?

 

Sim é. Um ano é o que o vem nos rotulos das lampadas da SERA, na verdeda ao fim de 9 ou 10 meses noto que as plantas ja não crecem como cresciam...

 

 

 

fiquei a saber, sobre o "tampao" da agua, e a dificuldade em baixar o pH, e tambem fiquei a saber que os "acidos" que costumava a usar, sao bons criadores de algas :D .

 

2- li que o acido muriatico é bom para baixar o ph, é verdade? alguem usa esta tecnica?

 

Eu usaria sulfurico e não cloridrico ( muriatico ). Mas se tens uma agua muito dura deves mexer na dureza antes de tentares baixar com acido.

 

 

Coloca ai as caracteristicas fisico-quimicas da tua agua. já agora, és de onde? completa o teu perfil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

perfil atualisado.... em realcao as caracteristicas da agua aqui da zona (sintra) nao sei :D, pode ser que alguem as ponha :D

 

acido SULFURICO... isso nao vai matar os peixes :0.....

 

como fases? é so meter e mexer a agua, e ver o pH... quando tiver no valor que pretendes, ta pronto!? ou é preciso mais alguma coisa?

 

desculpem ser xato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mata tanto como qualquer outro acido...

o acido sulfurico é como os tubarões... as pessoas têm conotações negativas deles :D

 

medes o pH, metes uma ou 2 gotas de uma solução de 1/10 de acido e agua ( importante: acido na agua e nunca agua no acido ) depois vais adicionando umas 2 ou 3 gotas, junto a saida do filtro aguardas uma horinha, medes e vais fazendo isso...

lembra-te nunca deves baixar o acido mais de 0.2 ou 0.3 em cada 3 ou 4 dias, os peixes agradeçem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

brigadao pela dica.. (vou faser isso) agora eu ainda sou daqueles que usa im liquido para ver o pH :D. quando estiver verde esta bom.

mas vou seguir a tua dica durante o ciclo do azoto...

 

que aparelho ou metodo usas para medir o teu pH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

solução de 1/10 de acido e agua ( importante: acido na agua e nunca agua no acido )

 

isto é mesmo importante, se for ao contrário corres o risco do acido saltar... para não te esqueceres... é ele ( acido ) sobre ela ( agua ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sonda electronica :D não falha...

 

acaba com o marttirio de ver se esta verde amarelo ou verde rosa... que porra é sempre verde!!!!

 

já agora... quanto custa? E dá também para água doce? Ob!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só mais um promenor... quanto tempo duram as bacterias no filtro? tava a pensar em nao limpar o filtro..isto é tratar do aquario todo (deve ser para ai 2 dias) e e depois ligar o filtro ja com a clonia de bacterias, será uma boa ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.