Néons mortos


Pedro Milhazes

Recommended Posts

Boas:

 

Tenho um aquário de 60 litros há relativamente pouco tempo (2 meses), e fui introduzindo peixes aos poucos devido ao ciclo da água.

 

Começei com 2 Danio Zebra, um mês depois comprei 1 coridora albino e 1 limpa vidros.

 

Os meu pais á dias fizeram uma surpresa e compraram 2 néons e colocaram no aquário....bem, passado umas 4 horas um morreu, e o outro morreu no dia seguinte :twisted:

 

Acho um pouco estranho isto...as condições da água neste momento são:

 

Ph: 7.0

ºc : 25º

Plantas:

-Cabomba Caroliniana

-Bacopa

-Limnophila

Mudanças parciais de água: 15 litros de 15/15 dias

 

segundo já li na net, estas condições, parece-me que não deviam afectar negativamente os néons...mas o certo é que eles morreram.

 

Também de referir que os peixinhos eram muito pequenos, e desconfio da loja onde os meus pais compraram os peixes..

 

digam-me algo sobre isto, porque gostaria de comprar néons para colocar no aquário, mas tou com receio que aconteça o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quando diz "Néons" eu penso que sejam os Paracheirodon axelrodi, certo? Um erro que cometes-te foi o pH, estava alto para eles, devias diminuir o pH para relativamente 6.0. Outro erro foi que os Néons sentem-se melhor em cardumes de 7 ou mais.

Outra opção pode ter sido ja virem com alguma doença da loja.

 

Como o teu pH era alto, em principio deves ter metido logo os néons la para dentro...mais um erro... como o pH era alto devias fazer um furinho no saco e de vez em quando (15mn em 15mn +/- ) deitavas lá para dentro um bocado de água que tinhas no teu aquario.

 

 

Tambem disses-te que tavas com receio de meter la néons, deves ter 2 Danio Zebra, 1 coridora albino e 1 otto (conhecido por limpa-vidros :( )

se só tiveres essa população ainda podes meter os néons mas mesmo assim fica muito apertado. Baixa o pH utilizan-do troncos ou assim e depois... posta novidades :twisted:

 

Mas como ainda és "novato" nesta área não te vás abaixo :twisted: , tem paciência e, lê sobre os peixes e as plantas que possas introduzir no teu aquário e este forum é um bom "livro". :lol:

 

cumpz

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então mais umas perguntas:

 

ao reduzir para 6.0 isso não vai afectar os outros peixes??

 

que tipo de troncos é que falas?? onde os posso encontrar...eu tenho um kit onde poddo reduzir o ph..não o posso utilizar?

 

e tb não percebi bem quando dizes que posso meter lá néons, mas que fica apertado?? como assim??

 

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fizeste muito bem em ter feito o ciclo do azoto com apenas dois peixes. Normalmente um iniciante tem a tentação de povoar o aqua com todas as espécies que tinha pensado.

Quanto ao facto da morte dos neons poderá estar relacionada com o nível de ph, mas mais do que isso poderá ter que ver com a forma como foram introduzidos no aqua. De forma alguma deves introduzir água de uma loja no teu aquário. Como disse o gh0st, deverás instroduzir o saco dentro do aqua (fechado) e deves ir introduzindo água do teu aqua de 15 em 15 minutos. Isto faz com que os peixes se adaptem ao novo ambiente.

Relativamente à redução de ph poderás utilizar esse produto, embora não seja muito conveniente, porque se trata de um químico. A forma mais comum de controlar o ph é através da introdução de troncos e xistos. Mas atenção os troncos têm de passar por um processo (chato) de adaptação senão transformar o aqua num chá. Os troncos têm de ser afundados (colocas o tronco num balde completamente submerso durante várias semanas até ele deixar de flutuar). Para acelerares o processo poderás (deverás) ferver o tronco várias vezes. Para evitares este trabalho todo podes ir a uma loja de aquariofilia comprar um tronco já tratado.

Reparei também que fazes TPA's quinzenais de 25% da água. Lembra-te que quando introduzires mais neons deverás fazer esses TPA's semanalmente. Mas antes de os colocares verifica os níveis de amónia e de nitratos.

Finalmente, quanto ao espaço do aqua, isso é muito relativo. No teu aqua especificamente estás completamente á vontade (desde que não coloques nenhum peixe que cresça mais dos que os 8 cm). Neste momento tens 2 danios uma cory e o que eu penso ser um pleco. Estes dois últimos ocupam a zona inferior do aqua. Poderás eventualmente colocar mais duas coridoras porque até são de cardume. É recomendável não ter mais de 45 cm de peixe num aqua de 60 litros, embora conheça aquariófilos experientes que conseguem manter aquários de 60 litros superpopulados sem mortes e água cristalina.

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

realmente se os teus néons morreram devido ao PH, deve ter sido da adaptação...Eu já tive neons com PH a 7-7.5 e duraram anos!

 

Tive uma experiencia muit parecida com a tua, introduzi 2 neons, e morreram em 2 dias...a causa foi o stress...esses peixes devem estar em cardumes de pelo menos 6! Ápós a intrudução de 18 neons, nunca mais morreu nenhum...ainda os tenho!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os neons, e não só, vivem muito bem com PH mais alto que o seu normal, mas para que tal suceda há uns pontos a ter em conta:

 

- Conhecer o PH da loja onde se compram os peixes. Eu compro os meus peixes na loja que fica quase debaixo da minha casa, resultado, o PH da loja é igual ao meu (ou pelo menos aproximado), por isso, já não preciso de adaptar os peixes.

 

- Quando não se conhece o PH (e mesmo a temperatura da água), convém fazer uma adaptação do peixe à agua do nosso aqua (processo já descrito em cima).

 

- Não usar produtos químicos que obriguem o PH a alterar-se porque basta saltar uma aplicação para que o PH suba e em vez de serem 2 peixes a morrer, podemos matar tudo o que é peixe.

 

 

Sinceramente, cada vez menos ligo ao PH ideal para os peixes. Desde que sube que há quem tenha discus de boa saúde a viver em aquas com PH de 7.5 já coloco toda essa parte em causa do PH ideal paro peixe x ou y.

Tudo depende de sua fonte e por onde tem vindo a passar.

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais