Dúvidas no areão que possuo, e tb no que devo juntar?!


Peterche

Recommended Posts

Vivas pessoal!

A minha dúvida é a seguinte! Quando inicei o ciclo tive em atenção a tanta coisa que me eskeçi do solo do aquário( 50x28x30). Como o dito me foi oferecido já vinha com um areão, aquele tipo de pedra do rio(por ex ve se muito nakela praias onde a areia é pedra). Pelo que vi n me pareçe mto mau, pois nas plantas deixa as raízes passar e tem uma permeabilidade fraca deixando as raízes absorver os nutrientes fundamentais. Tem um diâmetro de 0,3 a 0,5 cm.

A minha pergunta é a seguinte:

1- Como estou a plantar gradualmente o meu aquário, queria saber se este solo é sufeciente para um bom crescimento das plantas e tb para os peixes?

 

2 - Se tiverem de me aconcelhar qual o tipo de areão ou substracto que devia juntar a este, e qual a maneira de o colocar no aquário!

 

3 - O areão ta com uma altura de 5 cm, chega ou nem por isso?

 

É tudo, obrigado já pela atenção que possa dispensar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

No meu aqua para alem do areao tipico dos rios (os tais 3 a 5 mm) eu optei por colocar um fertilizante para plantas o qual fui a loja e comprei.

Utilizei estas nas medidas 3cm de areao 1cm de fertilizante 2cm de areao

Desta forma consegues fixar as plantas sem que levantes mto o fertilizante (se é que me faço entender).

Em relaçao aos resultados, nao podia estar mais satisfeito visto que as plantas que tenho aqui estao a crescer bem rapido e graças a boa luz que o meu aquario tem (suponho que ja domines tbem a regra do W/L no plantado) vejo as minhas plantas a soltarem bolhas de O2.

Força ai pro teu aqua

 

Cumprimentos

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizei estas nas medidas 3cm de areao 1cm de fertilizante 2cm de areao  

Desta forma consegues fixar as plantas sem que levantes muito (palavra corrigida) o fertilizante (se é que me faço entender).

 

Para dizer a verdade n percebi mto bem o que disseste em relação à fixação sem levantar. Podes explicar melhor?

 

Eu estava mesmo a pensar colocar esse fertilizante, pois começei agora a plantar o meu aquario. Tenho 3 pés de valisnérias, um vaso de sagitárias e 2 pés de anúbias e queria comprar mais, mas como n tenho um aqua mto grande quero revestir o fundo do aqua com plantas encostadas à parte de traz de maneira k os peixes tenham espaço para poder nadar. Conheçes mais algumas plantas boas para colocar no fundo?

 

Em relação à relação W/L eu sei dessa regra mas ainda n pude colocar em prática. tenho uma lampada de 15w mas deveria de ser um pouco mais.

 

Contudo estou mm interessado é no areão e o k devo colocar. Falaste nesse fertilizante, mas agora se eu o kiser colocar tenho de vasar o aquário ou posso juntar normalmente?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu usei o mm esquema do tbarreira, coloquei 3cm de areao, 1 cm de fertelizante JBL proflora e por fim 2cm de areao.

Contudo estou mm interessado é no areão e o k devo colocar. Falaste nesse fertilizante, mas agora se eu o kiser colocar tenho de vasar o aquário ou posso juntar normalmente?

para colocar o fertelizante do qual falamos aqui vais ter k retirar uma parte do areao, colocar 1cm de fertelizante e voltar a colocar o areao.

se n queres estar com esse trabalho tambem existem umas pastilhas que se colocam junto das raises das plantas...

 

Quanto as plantas que tens, com a tua iluminação não vao durar mt tempo...

digo isto pelas valisnérias que precisa de muita luz e pelas sagitárias que precisão de uma iluminação média... já a anubias vai estar bem... pos não precisa de muita luz, que é o teu caso.

 

boa sorte...

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento retirar o areão acho k seria um pouco complicado, contudo eu estou a dar um tratamento semanal para substiruir o co2, da Aquafin(n sei bem a marca). Estou a pensar fazer uma bomba de CO2 pois tenho um amigo k fez uma e está contente.

 

Mas essa história das pastilhas é capaz de n ser mau pensado, até pork agora coloquei umas plantas novas, um pé de Alternanthera reineckii lilacina e outros 3 pés duma manhosa k n consigo descobrir o k é!

 

Sabes o nome dessas pastilhas?

 

E em relação á iluminação, que lampada me aconcelharias?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te sei diser ao certo o nome das pastilhas... mas se fores a alguma loja onde vendao plantas para aquario, quase de sertesa que te informao melhor do que eu...

 

quanto á iluminação, de uma forma muito simplificada tenta seguir a regra de 0,5 a 1W por 1L ou seja no teu caso com um aquario de 40 litros o ideal era ter 40W...

mas com ja te disse existem plantas que se dão perfeitamente com a iluminação que tens.

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, as plantas que tenho até nem estão com má cara, n sei se poderiam estar melhores,se calhar podiam, lol mas pronto.

 

Quanto ao areão estava a pensar colocar outro, por cima deste k tenho, tipo um preto ou castanho escuro, será que avaria problema? O que me aconcelharias?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola :roll:

 

 

Bem que grande confusao que para aqui vai.

 

Vamos começar a esclarecer as coisas... bigsmile

 

As valisnerias são muito resistentes e nao precisam de 1w/l; alias a maioria das plantas nao precisam de 1w/lt. se colocares e se nao tiveres um aquario muito plantado, diria mesmo densamente plantado, vais ter uma infestaçao de algas!

O areao nao so deve ser muito bem lavado como depois deve ser fervido!

 

 

 

Como o aqua já esta montado e penso que ciclado?, vais ter de optar por uma soluçao de recurso ( as pastilhas/ fertilizante liquido), uma vez que a soluçao ideal que era um substrato fertil ja não o podes colocar.

Pensa em colocar um tronquito, pois vai baixar o ph da agua, torna-la um pouco acida e facilitar a absorçao de nutrientes pelas plantas.Mas isto são especulaçoes, pois nao sei o setup do teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As valisnerias são muito resistentes e não (palavra corrigida) precisam de 1w/l; alias a maioria das plantas não (palavra corrigida) precisam de 1w/lt. se colocares e se não (palavra corrigida) tiveres um aquario muito plantado, diria mesmo densamente plantado, vais ter uma infestaçao de algas!  

O areao não (palavra corrigida) so deve ser muito bem lavado como depois deve ser fervido!

 

Não percebi mto bem a razão do apareciemento das algas? Podes esplicar melhor?

 

Em relação ao fertilizante liquído já estou a por um. As pastilhas são mesmo necessárias? Estava a estudar o assunto mas não achas k chega só o fertilizante liquído? Até pork estava a pensar fazer um reactor de CO2 caseiro, não só para as plantas mas tb para baixar o PH, pork estou com o PH nos 7,6.

 

Em relação ao tronco eu até queria colocar, mas acho o meu aquario demasiado pekeno. Penso que depois estaria a tirar espaço aos peixes para nadarem. Qual é a vossa opinião?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, a martita explicou tudo e de forma simples e clara!

Em relação ao tronco, bem não precisas de por um barrote dentro do aqua :wink: , podes por uma lasca :lol: ( ha troncos de variados tamanhos e alguns bem pequenos!

Sim o fertilizante liquido deve chegar.

Em relaçao a iluminaçao, na grande maioria dos casos e sem plantas muitissimo exigentes ou aquas densamente plantados 0.5w/lt. habitualmente chega ( por vezes ate sobra-- tudo depende do setup do teu aqua)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então se calhar vou manter a iluminação de 15W que tenho, para ver se não fico com o aqua cheio de algas!

 

Quanto ao tronco gostava bastante de colocar um, mas as lojas k fui n vi nenhum, ou seja, para comprar teria de ser noutra loja. Conheçem alguma boa loja onde se encontre este material?

 

No meu Aqua, ao nivel das plantas, tenho:

 

3 Pés de Vanislérias

2 Pés de Anúbias Anãs

1 Pé de Alternanthera reineckii lilacina

1 Vaso de Sagitárias

3 Pés de uma que n tenho a certeza mas pareçe-se com a Amazonense

mas com as plantas mais em bico e espetadas.

 

Outra coisa, estava a pensar fazer um reactor de CO2 caseiro, será que vale a pena para a minha situação!? Não era só pelas plantas, mas era tb para baixar o PH?! Já agora têm ideia de quanto cusya um filtro externo?

 

Em breve vou postar umas fotos do Aquário, para voçês me ajudarem a fazer a disposição de algumas coisas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Em relaçao ao CO2 é sempre uma boa opçao a meu ver num plantado, pq?

Ora bem plo que sei e plo que tenho lido as plantas "alimentam-se" durante o dia de CO2 para realizarem a fotossintese. Ou seja sem CO2 na agua as plantas nao se alimentam e podem acabar por sofrer.... porque penso que por muito resistente que seja a planta nao sei se o CO2 que é formado durante a noite chega para o resto do dia, para isso espero que alguem responda melhor.

Em relaçao a ideia que o CO2 baixa o ph da agua nao é assim tao linear como se pensa. Caso queiras baixar o ph da agua e tenhas o azar da sua duresa ser muito elevada (KH alto) podes meter la o CO2 que quiseres ate afogar os peixes que o ph vai baixar pouco ou talvez nada.´é uma questao de tentares :lol:

Em relaçao ao preço do filtro externo nao sei mas porque nao vais ao topico da Oferta no forum e ves se la tao a venda? sempre sai mais barato e o material normalmente é bom.

Força e espero que tenha ajudado um bocadinho.

 

Bom fim d semana

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.