[ESPAÇO GUPPY] Da loja ao show


Recommended Posts

[ESPAÇO GUPPY] O que é? Listagem de artigos:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=28425

 

DA LOJA AO SHOW

 

Uma conversa entre Tomás Mendes e Michel Bruno. O criador brasileiro (Michel) fala para Portugal sobre como conseguir uma linhagem aceitável respondendo às perguntas do português.

 

- Imagine-se que está numa loja, é os primeiros guppies que vai comprar (não tem possibilidades de comprar a nenhum criador) e que pretende que esses guppies sejam futuros pais de uma linha vencedora, que tipo de guppies escolhe?

 

Eu escolheria os peixes com as melhores cores na caudal, melhor abertura, corpo grande e cor boa. Isso tudo eu olharia seguindo o padrão da variedade que está disponível na loja.

 

- Chega a casa, tem quatro aquários disponíveis. A sua mulher não deixa que compre mais aquários. Como vai organizar para reproduzir e posteriormente fazer selecção?

 

Complicado. Deixo uma fêmea parir em cada aquário com proteções para os filhotes e no outro aquário deixo os machos. Após elas parirem, eu procuro deixar metade das fêmeas com os machos e metade sozinhas, pois um macho de boa qualidade e da mesma linhagem pode ter cruzado com elas no plantel do criador.

 

- Entretanto, as fêmeas dão à luz e agora?

 

Junto todos os alevinos num só aquário e vou sempre retirando os que estiverem fora do padrão da linhagem, os que não acompanharem seus irmãos no crescimento e os defeituosos. O segredo é sempre retirar os peixes que não poderão virar futuros reprodutores.

 

- Passados três meses, atingem maturidade sexual. O que faz neste momento?

 

Cruzo as filhas aos pais, irmãos à irmãs para tentar chegar novamente a linhagem dos machos adquiridos. O meu objetivo principal é apurar novamente, por exemplo, a linhagem Half-Black AOC Leopard, caso os machos adquiridos sejam H/B AOC Leopard.

 

- Quantos gerações pensa que demora esse processo? Pensa só na cor para chegar ao inicial ou durante este processo pensa também noutros aspectos?

 

Creio que na F3 já teremos bons resultados. Penso em todas as características: cor, tamanho e formato, respectivamente.

 

- Estando novamente na linhagem inicial, o que pensa fazer?

 

Compartilhar essa linhagem com os amigos criadores para realizarmos futuras trocas de matrizes e procurar melhorá-la seguindo os padrões da IFGA.

 

- Que tipo de melhorias procura fazer?

 

Isso depende do estado da variedade adquirida.

 

- Por exemplo, se a sua linha está com a dorsal pequena? Compra novo peixe da mesma linha com dorsal maior ou selecciona sempre os peixes com maior dorsal?

 

Se eu puder comprar peixes da mesma variedade com dorsal maior, é melhor e mais fácil para eu criar peixes com a dorsal maior.

 

- Mesmo sendo esses peixes de lojas e com os genes todos confundidos?

 

Se eu não conseguir peixes de linhagem pura, vou ter que trabalhar com peixes de loja.

 

- Quando surge um show, o que você faz?

 

Não deixo de levar essa linha para um show, pois lá ela será melhor avaliada. Após o show, vejo o que é necessário melhorar e procuro fazê-lo.

 

- Quando pensa que consegue resultados aceitáveis num show?

 

Depende da qualidade da linhagem adquirida. Se uma linhagem estiver muito ruim, poderá levar vários anos e se ela estiver razoável ou muito boa, levará apenas alguns anos. Lembre que não existe guppy perfeito e quando existir muitos guppies perfeitos, as regras serão mudadas.

 

Conclusão de Michel Bruno: Acredito muito na importância das exposições, visto que nela nossos peixes serão avaliados por profissionais. Assim saberemos o que devemos melhorar em nossas linhagens para sempre evoluirmos. É importante também não se desanimar por apenas ter peixes de loja ou peixes não muito bons. Crie-os, tente melhorá-los até conseguir melhores linhagens para inserir em sua linhagem. O importante é não desanimar nunca e sempre mandar seus peixes para as exposições. Estudem bastante, tenham paciência e determinação que terão guppies de boa qualidade. Bom trabalho.

 

Depois de ler isto duvido que alguém não fique com a vontade, se é que já não tem, de iniciar uma criação. Obrigado Michel por esta conversa e pela ajuda que tem dado à APG.

 

Tomás Mendes, tsm2030@aol.com

 

Nota: este artigo foi inicialmente escrito por mim para o site da APGuppy (actualmente extinta) no dia 29 de Janeiro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom :idea:

Foi o que aconteceu comigo e que deve de acontecer com quase todos os que tentam criar uma linhagem pura em Portugal... Ainda estou no processo dos cruzamentos iniciais, por isso ainda vai demorar a conseguir o que quero :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas tomás.

 

Depois de pesquisar sobre guppys e ler praticamente todos os teus artigos, decidi postar num dos teus espaços, unicamente para te felicitar e agradecer pelo esforço e pelos artigos que desenvolves.te.

 

Posso dizer que me lanças-te um desafio, que passa pela "linhagem" de guppys:).

 

Um abraço e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

boas, eu venho muitas vezes cá, porque tenho uma loja de animais, com peixes claro lol!

venho cá porque nao percebia e ainda há muita coisa ainda a aprender, e venho tirar sempre aqui algumas dúvidas.

 

O que posso dizer é que nós(comerciantes) quando compramos os nossos peixes para a loja temos fornecedores onde existem as raças em estado puro e os denominados sortidos , para além disso uns veem de israel, itália etc... a diferença aí é na resistencia, devido ás aguas .penso que se voces pretenderem ter essas raças exactas é só pedirem á vossa loja porque eles conseguem encontrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Muito bom. Já faço criação à uns anos e até à pouco tempo sempre que comprava guppys em lojas criava-os, mas chegavam a um ponto que ficavam com metade do tamanho e da cor portanto vendia-os todos e adquiria uma outra raça e começava novamente o ciclo até perderem as qualidades e assim sucessivamente. Quando as tinhas os guppys eles perdiam qualidades, mas vai começar a mudar.

Gostava de saber quais as melhores comidas e tipos de comidas para lhes dar.

Eu cheguei a ter n larvas de mosquito mas acabava sempre com elas porque ao pô-las nos aquários sujavam o aquário com a sujidade da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais