A eterna dúvida dos aditivos...


cmarcao

Recommended Posts

Ora bem, cá venho eu com as dúvidas recorrentes... No entanto nenhum dos tópicos que achei não me stisfizeram completamente.

 

Tenho um aqua de 300 litros onde pretendo colocar uns coraizinhos... Daqueles difíceis de manter! :wink:

 

Quando começei a trazer uns coraizinhos moles para casa, o senhor lá da loja receitou-me uns produtos como aditivos para água para conseguir manter as criaturas alimentadas e saudáveis.

 

Comecei por colocar Reef builder, para aumentar a alcalinidade, sem perturbar o ph... Neste momento, segundo os testes da Nutrafin as coisas andam à volta dos 120/130 ppm. O ph anda à volta dos 8,3...

 

Segundo a explicação os corais gostam do kh elevado.

 

Outro conselho foi adicionar Reef Evolution Combi San como alimento para os corais.

 

Outra gama indicada foi uns produtos da Aqua Medic... Reef Life Trace (trace elements)... Outro Reef Life Strontium... E o do iodo que ainda não comprei.

 

Pelo que li nos "bulas" este produto não devem ser utilizados em conjunto com o Kalkweisser.

 

Ajudem-me a perceber se ainda falta adicionar alguma coisa (ao que me parece tenho que arranjar alguma forma de adicionar cálcio)... Ou devo desistir destes produtos e virar-me para outros produtos...

 

Obrigado pela ajuda,

 

Carlos Marcão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

Vai aí alguma confusão relativamente a aditivos. :wink:

O Reef Builder não pode ser encarado como um aditivo de adição regular, mas sim um aditivo de correcção de desequilíbrio. De facto, ele aumenta o KH mas tem como consequência a descida do cálcio, provocando um desequilíbrio iónico entre cálcio e alcalinidade. O Reef Builder, tal como todos os produtos à base de carbonatos e/ou bicarbonatos, devem ser utilizados apenas quando o cálcio encontra-se demasiado alto relativamente ao KH e então acrescentamos o produto para equilibrar as coisas.

Não vale a pena alongar-me mais com isto porque se leres este artigo, creio que perceberás:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33115

Outro conselho foi adicionar Reef Evolution Combi San como alimento para os corais.

Nunca usei este produto e tenho algumas dúvidas quanto à sua utilidade. bowdown

Reef Life Trace (trace elements)... Outro Reef Life Strontium... E o do iodo que ainda não comprei.

O estrôncio e o iodo podem ser adicionados moderadamente (é preferível em quantidades inferiores às indicadas pelos fabricantes) porque não temos uma ideia da concentração no aquário (se não os medirmos). Quanto a essa marca não tenho referências quanto à qualidade desses produtos.

Pelo que li nos "bulas" este produto não devem ser utilizados em conjunto com o Kalkweisser.

De uma forma geral, nada pode ser adicionado em conjunto com a kalkwasser. O ideal é adicionar todos os produtos separadamente.

Se adicionares kalkwasser estás a adicionar cálcio e a repor o KH. De qualquer modo agora é preferível medires o cálcio, já que provavelmente deves ter provocado um desequilíbrio e o cálcio deve ter caído.

Ou devo desistir destes produtos e virar-me para outros produtos...

Eu começaria apenas pela kalkwasser. Mais tarde, com vários corais é possível que seja necessário começar a adicionar outras coisas.

Vai dando notícias

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se adicionares kalkwasser estás a adicionar cálcio e a repor o KH

 

Será que podes explicar melhor esta parte, pelo que sei, o kalkwasser não aumenta o kH por si só, mas apenas o pH....sem tocar no kH. De que forma o kalk aumenta o kH?

 

O que faz é aumentar a "alcalinidade" (entre aspas, não falo no kH), ou seja, o poder da água para fazer subir o pH (aumento da concentração de OH- vindo do hidroxido de cálcio), certo? :oops:

É por isso que é adicionado durante a noite, para combater a produção de CO2 (abaixamento de pH) através da adição de OH- á água (aumento de pH).

Para subir o kH (ou alcalinidade, dureza de carbonatos - poder da água para manter o pH num nível desejado), a única forma é adicionar carbonatos/bicarbonatos soluveis em água, ou o kalkwasser também o faz de uma outra forma?

 

Se tiver um nível baixo de cálcio e alcalinidade, devo adicionar apenas kalk ou algum repositor de alcalinidade também (bicarbonato de sódio ou kh-buffer, para além da lógica mudança de água)? Em que alturas, tudo junto ou separado? Dia/noite?

E kH elevado, com cálcio baixo? E o oposto (calcio alto, kh baixo - com pH constante), o que devo adicionar?

 

Sempre tive niveis médios de cálcio e kH (300ppm calcio e kh 6, com pH baixo - 8,1-8,2 sem oscilações nocturnas), e como não tinha corais duros nem nada que consumisse cálcio para além das algas coralinas, adicionava kalk por "precaução". Mantinha mudanças de água regulares, o que nunca levou a problemas de falta de cálcio/kH nem desordens no pH.

Com o novo aquário que montei, já que quero manter corais duros, queria saber quais as diferentes formas de manter o kH/cálcio/pH constantes, sem uma parafernália de equipamentos enorme (não tenho sump...) e apenas com adições pequenas de buffer's tipo kalk ou bicarbonato (já vi o "calculador" online que colocaram num outro tópico, mas parece-me demasiado confuso).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

Será que podes explicar melhor esta parte, pelo que sei, o kalkwasser não aumenta o kH por si só, mas apenas o pH....sem tocar no kH. De que forma o kalk aumenta o kH?

Tal como um reactor de cálcio e um aditivo de 2 partes (cálcio e carbonatos), a kalkwasser também serve para adicionar cálcio e alcalinidade (ou dureza carbonatada - KH). O que se passa é que está limitada pela subida excessiva do pH e pelo limite de ritmo de evaporação do aquário, ou seja, não podemos exagerar na kalkwasser. A sua eficácia na elevação do cálcio e do KH é bastante mais reduzida que a dos reactores de cálcio e dos aditivos de 2 partes, de tal modo que em aquários muito populados a adição de kalkwasser não acompanha o ritmo de consumo de cálcio e carbonatos e noutros aquários não aumenta estes 2 elementos, apenas os mantém.

O que faz é aumentar a "alcalinidade" (entre aspas, não falo no kH), ou seja, o poder da água para fazer subir o pH (aumento da concentração de OH- vindo do hidroxido de cálcio), certo?

Existem 2 significados para alcalinidade. Um é o facto de uma solução ser alcalina ou básica (tem um pH>7); o outro é a concentração, entre outros elementos, de bicarbonatos e carbonatos, mais especificamente dos últimos. O KH, ou dureza carbonatada, advém do segundo significado e não tem a ver com o poder da água em elevar o pH mas sim em mantê-lo estável perante influências de iões de hidrogénio.

É por isso que é adicionado durante a noite, para combater a produção de CO2 (abaixamento de pH) através da adição de OH- á água (aumento de pH).

Sim, é adicionado durante a noite porque eleva de facto o pH e ajuda a contrabalançar as descidas de pH durante a noite. Mas tem também como benefício elevar (ou manter) cálcio e dureza.

Há muitos aquários, inclusive aqui no fórum, que não utilizam reactores de cálcio nem aditivos de 2 parte e limitam-se à adição de kalkwasser. Se a kalkwasser não contribuisse para também elevar (ou manter) o KH teriamos por aí muitos reefers com problemas de cálcio elevado e baixíssimo KH. Mas a kalkwasser adiciona os 2 elementos equilibradamente a uma proporção semelhante (entre os 2 elementos) à do consumo pelos organismos (20 ppm de cálcio para 2,8ºdKH).

Para subir o kH (ou alcalinidade, dureza de carbonatos - poder da água para manter o pH num nível desejado), a única forma é adicionar carbonatos/bicarbonatos soluveis em água, ou o kalkwasser também o faz de uma outra forma?

Também faz, como já referi. Ninguém melhor que o Randy Holmes-Farley para explicar como. Vê estes artigos: (decerto terá outros sobre o assunto, mas estes foram os que encontrei)

http://www.reefkeeping.com/issues/2002-04/...ature/index.php

http://www.advancedaquarist.com/issues/feb...eb2003/chem.htm

Se tiver um nível baixo de cálcio e alcalinidade, devo adicionar apenas kalk ou algum repositor de alcalinidade também (bicarbonato de sódio ou kh-buffer, para além da lógica mudança de água)? Em que alturas, tudo junto ou separado? Dia/noite?

Como já referi, apesar da kalk adicionar os 2 em equilíbrio, dificilmente garante a elevação de ambos. Na falta de reactor de cálcio, o melhor será optar por aditivos de 2 partes, pois garantimos a adição de ambos equilibradamente. O bicarbonato de sódio é óptimo para aumentar o KH mas só deve ser utilizado quando temos desequilíbrio e pretendemos corrigir um cálcio alto e alcalinidade baixa. Pelo contrário, cloreto de cálcio é também ideal para corrigir uma alcalinidade alta e um cálcio baixo. É claro que a adição deve ser acompanhada de medições regulares da água.

Estes aditivos devem ser sempre adicionados separadamente. No aditivo de 2 partes, a componente para elevar o KH deve ser adicionada de forma lenta e preferencialmente de manhã, quando o pH do aquário está mais baixo. Depende da sua composição. Se for à base de carbonato tem de se ter cuidado e deve ser adicionado lentamente porque eleva muito o pH. Se for à base de bicarbonato pode-se adicionar mais à vontade.

E kH elevado, com cálcio baixo? E o oposto (calcio alto, kh baixo - com pH constante), o que devo adicionar?

Ok, penso que já respondi a isto :oops:

Se vais ter corais duros, é preferível teres níveis superiores a esses, pois são muito baixos. Podes utilizar um aditivo de 2 partes (idealmente um em que a componente para elevar a alcalinidade seja à base de bicarbonato). A desvantagem destes produtos é que a longo prazo acabam por ficar mais caros que um reactor de cálcio, principalmente para aquários maiores.

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Complementando sò mais um pouco o João...

Se optares pela solução de aditivos de duas partes deves medir pelo menos semanalmente as variações de densidade no aqua... Devido ao cloreto e ao sodio (cloreto de sodio = sal) podem ocurrer variações de densidade devido a esses dois quimicos...

Da ultima vez que medi a sèrio a densidade do meu aqua com um refractometro a densidade estava em 1037... devido principalmente a adição de suplementos conjugados. È realmente a unica desvantagem deste tipo de aditivos, mas que è facilmente ultrapassada com a verificação regular da densidade. :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais