2m x 0.7m x 0.7m =D


Recommended Posts

Boas

 

Vou mudar de aquario, como o topico indica, vai ter estas dimensoes: 2m x 0.7m x 0.7m.

 

E um aquario em segunda mao, mas muito bem tratado e o antigo dono e da minha familia.

 

Servira para um recife apenas com duas ilhas como o esquema mais a frente vai mostrar.

 

Possivel Layout:

 

Pic_4435_9.jpg

 

Pic_4435_10.jpg

 

Passando para os componentes:

 

O candeeiro com 3x250W 10K HQI + 6x9W PC's Actinicas + 4x36W T5 Actinicas:

Pic_4435_1.jpg

 

Os balastros correspondentes as lampadas:

Pic_4435_2.jpg

 

O refrigerador TECO:

Pic_4435_3.jpg

 

Controlador de pH, de Redox e Wavemaker:

Pic_4435_4.jpg

 

O reactor de cálcio:

Pic_4435_5.jpg

 

O dito cujo!

Pic_4435_6.jpg

 

O dito cujo de outro ponto de vista ;) :

Pic_4435_7.jpg

 

Sump(sera modificada):

Pic_4435_8.jpg

 

Agora estou a espera do orçamento da estrutura de ferro para por na garagem porque nao tenho a certeza se a placa aguenta.

 

Quando houver mais noticias coloco aqui.

 

Criticas e sugestões são benvindas!

 

Abraço

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Com essa iluminação podes colocar praticamente qualquer coisa quanto a corais. 70cms de altura não intimidam demasiado uma lâmpada de 250w principalmente se ficar muito perto da superfície.

 

Já sabes como o queres povoar?

 

Eu acho que primeiro devemos imaginar como queremos o aquário e depois pensar no resto. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não quero "atolar" de corais. Não quero por corais por pôr, comprei recentemente um livro apenas de corais "- CORALS - A Quick Reference Guide", considero que seja suficiente para saber onde colocar os corais e os requesitos que cada um tem.

 

Vou apostar maioritariamente em duros, todo o tipo. Ja sei que o topo das ilhas vai ser, se tudo correr bem, para uma acropora millepora e outro topo para uma humilis. Quero é todo tipo de montiporas que arranjar, depois quero algumas tridacnas, trachy e scolymias. E mais tarde logo se vê. Espero arranjar muitas mudas! lol para sair mais barato e que inda tenho muito espaço para preencher.

 

Quero é bastante espaço para os peixes nadarem, não gosto que eles tenham que fazer fila para passarem lol

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que sistema de filtragem vais utilizar e que quantidade de rocha viva?

 

Confesso que sou um pouco receptivo em relação a aquários sem travas, mas que espessura de vidro tem esse aquário? :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que sou um pouco receptivo em relação a aquários sem travas, mas que espessura de vidro tem esse aquário

 

Lá vamos nós no mesmo. Mas perante estas questões que se colocam cada vez que aparece um aquário sem travaessas, eu tenho de defender a causa. :twisted:

Um aquário bem feito, como é o caso deste, não precisa de travessas nenhumas, só ia estragar a beleza do aquário. Já vi mais aquários a partir com travessas do que sem travessas. É preciso é saber faze-los, porque uma pessoa poupa na espessura para pôr travessas e depois é um bico de obra.

Quanto a problemas de colagens e devido às dimensões deste aquário, penso que pelas fotos se percebe um reforço de toda a estrutura com uma calha de aluminio nos cantos. Aqui está um bom exemplo dum aquário bem montado e acima de tudo, mais seguro que a maior parte dos aquários que por aqui andam. Por isso acho que estas questões neste caso nem se põem.

 

Este aquário esteve montado durante bastante tempo e pelo que sei nunca deu problemas.

 

Gohan,

 

 

Quero é todo tipo de montiporas que arranjar, depois quero algumas tridacnas, trachy e scolymias.

 

Em relação as trachy e scolymias põe-te na fila! :twisted::(:lol::lol:

Quem me dera voltar a ver scolymias com fartura à venda cá em Portugal. ;)

Nunca cheguei a ver esse aquário ao vivo, mas pelo que me contavam ...estava do melhor, tens aí condições para manter qualquer tipo de coral, acho que vai ser certamente um aquário de sucesso.

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá vamos nós no mesmo. Mas perante estas questões que se colocam cada vez que aparece um aquário sem travaessas, eu tenho de defender a causa.  

Um aquário bem feito, como é o caso deste, não precisa de travessas nenhumas, só ia estragar a beleza do aquário.

É discutível! As travessas a mim dão-me um jeitão num aquário... :(

 

Já vi mais aquários a partir com travessas do que sem travessas. É preciso é saber faze-los, porque uma pessoa poupa na espessura para pôr travessas e depois é um bico de obra.

Estou totalmente de acordo se o objectivo de ter travessas for reduzir na espessura do vidro. Muitas vezes bem feitas as contas, até sairá mais caro com travessas que sem elas. Pode ser um engano! :lol:

 

Quanto a problemas de colagens e devido às dimensões deste aquário, penso que pelas fotos se percebe um reforço de toda a estrutura com uma calha de aluminio nos cantos.

Bom aqui coloco as minhas dúvidas, mas também apenas falo pelas fotos que aqui estão apresentadas. O único reforço que uma calha deste género poderá adicionar ao aquário é numa situação do aquário descolar pelas arestas e não de partir/estalar. Nunca vi um aquário minimamente bem concebido a descolar. Normalmente o que acontece é estalar a base por ser irregular/desnivelada ou um dos vidros (normalmente frete/traseira) pelo "abaulamento" do próprio vidro.

 

Neste sentido não compreendo - repito, pelas fotos apresentadas - como é que a calha pode "reforçar" o aquário.

 

Já são por várias vezes que se refere esta questão das calhas (seja de alumínio, madeira ou outro material) como um reforço, muitas vezes aliado à diminuição da espessura, numa dinâmica: "É pá, o vidro só é de 10mm, mas atenção que tem uma calha a toda a volta que reforça!".

 

Sinceramente, e corrijam-me se estiver enganado, a calha só reforça na situação que mencionei acima, porque este tipo de calhas não impede o abaulamento do vidro. Esta é outra como a de fazer um aquário em vidro de 10mm e as travessas em vidro de 19mm. :twisted: Mas para quê? Travessas até em vidro de 6mm pode ser feitas, já que a força que é exercida na travessa é paralela à propria travessa. Basta imaginarmos a força que seria preciso fazer para partir uma travessa, apenas com a força a ser exercida nas 2 extremidades e de forma paralela.

 

Mas eu também nunca construí um aquário (talvez o próximo :twisted: ), por isso posso estar enganado. :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hugo, vou utilizar á volta de 100/150kg de rocha viva maturada, apenas o suficiente para formar duas ilhas, e o um areao de aragamax de 5cm de altura, não gosto de areões muito altos. Este aquario estava montado com um areao de 5/6cm de coral moido intermedio e nunca deu problemas, bem sei que isto não significa que nunca vou ter problemas, mas pela logica da batata...

 

Quanto a espessura do vidro, tem +/-2cm. É mesmo assim que eu gosto dos aquarios! sem travessas!

 

Quanto a calha de aluminio, não e aluminio, mas sim aço inox (aquele proprio para agua salgada), esta calha envolve o aquario todo, por baixo e pelos lados.

 

Nunca cheguei a ver esse aquário ao vivo, mas pelo que me contavam ...estava do melhor, tens aí condições para manter qualquer tipo de coral, acho que vai ser certamente um aquário de sucesso.

 

Epah espero bem que alguem la em cima te ouça! Vou fazer de tudo para que "o meu menino" ande sempre saudavel e com muita vida!

 

Em relação as trachy e scolymias põe-te na fila!      

Quem me dera voltar a ver scolymias com fartura à venda cá em Portugal.

 

:twisted: Acredita, corais tão lindos...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É discutível! As travessas a mim dão-me um jeitão num aquário...

 

São inestéticas, roubam luz ao aquário, acumulam muita sujidade... não me digas que é para pousar o relogio quando mexes no aquário :shock: Que vantagens é que falas?

 

Quanto à calha a todo o comprimento em inox (não sei porque escrevi aluminio..tava a pensar em inox e saiu-me isso :? ), como está em baixo a todo o comprimento do aquário, está na reforçar a zona onde realmente se exerce maior pressão.

Lembro-me perfeitamente de quando o mr. Joalmag foi buscar os seus livros, dos tempos longiquos de estudante e tivemos a ver como era feita a transmissão de forças dentro dum aquário sobre o vidro. A conclusão a que chegamos, se bem me recordo, é que o ponto onde se exerce maior pressão é a meio do aquário em baixo. E os principais factores que interferem na pressão sobre o vidro são a altura e o comprimento. A largura pouco ou nada tem a ver para aqui.

Portanto tendo aquela calha em baixo e nas zonas de colagem, este é concerteza um dos melhores acabamentos que um aquário pode ter e é dos mais seguros que vi até hoje. Ainda para mais porque ao que me parece, essa peça em inox, é uma peça única. Está aí um acabamento de qualidade.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a espessura do vidro, tem +/-2cm. É mesmo assim que eu gosto dos aquarios! sem travessas!
Essa espessura chega e sobra :wink:

 

São inestéticas, roubam luz ao aquário, acumulam muita sujidade... não me digas que é para pousar o relogio quando mexes no aquário  Que vantagens é que falas?
É discutível!!!

 

Inestéticas

Ña maior parte dos casos não acho porque, nem se vêm sequer. :wink:

Eu não vejo as minhas travas e conheço mais uma catrefada de aquários com travas que nem se vêm.

 

Roubam luz ao aquário

Bom, realmente já vi aquários onde as travas formam praticamente uma tampa de tão largas que são (outra coisa que não compreendo muito bem para quê... :roll: ). Contudo na generalidade e grande maioria não roubam qualquer luz ao aquário!

 

acumulam muita sujidade

É verdade sim senhor. Se não formos limpando regularmente, vai-se acomulando sujidade. Nos salgados nem noto tanto isso, mas nos plantados, ui ui... :shock: De qualquer forma é tanto uma desvantagem como ter o vidro da frente cheio de algas. Ou seja, não intefere em nada com o bom funcionamento do aquário.

 

não me digas que é para pousar o relogio quando mexes no aquário

Não porque não uso relógio, mas sim serve para pousar tudo o que lá queias pousar. Inclusivé uma calha de actínicas, por exemplo :wink:

 

Que vantagens é que falas?

Desde logo uma trava central não deixa que os vidros da frente e traseira abaulem tanto, que é uma coisa que me faz alguma confusão confesso. Depois eu uso a travessa (só tenho uma no meu aquário e acho que chega perfeitamente para a sua função de aumento da segurança) para colocar o alimentador. Assim a comida é largada no centro do aquário e não numa das pontas. As travas podem ainda servir para colocar uma calha, sem necessidade de pendurar no tecto. Serve ainda de apoio para quando estamso a mecher na decoração ou a fazer uma muda.

 

Agora, vamos lá ver uma coisa: há travas e travas. A minha trava tem 5cm. Já vi travas com 15 :shock:

 

Aliás o meu anteiror aquário era de 150cm com 3 travas de 15cm. Ou seja, praticamente 1/3 do aquário era "coberto" de travas o que acho um exagero e não vejo grande adição de segurança. Julgo que uma trava central (em aquários até 200cm) de 5cm e vidro de 6mm, por exemplo, faz perfeitamente a sua função, que é, não deixar o aquário abaular no meio, impedindo (ou evitando ao máximo) o risco de estalar/partir.

 

A conclusão a que chegamos, se bem me recordo, é que o ponto onde se exerce maior pressão é a meio do aquário em baixo. E os principais factores que interferem na pressão sobre o vidro são a altura e o comprimento. A largura pouco ou nada tem a ver para aqui.

Bem, a pressão, estando o aquário perfeitamente nivelado, julgo ser igual em toda a base, agora uma coisa é uma força de 10 no centro do vidro de baixo e outra é a mesma força de 10 no mesmo vidro mas numa ponta. Se pensármos no senso comum, reparamos que para partir um toro de madeira pegamos nas extremidades deste e aplicamos uma força central com o joelho. Se aplicármos a mesma forma numa extremidade não conseguimos sequer vergar a madeira. Neste caso passar-se-á o mesmo. Uma força de 10 no centro do vidro pode partí-lo e a mesma força de 10 numa extremidade não. Para além de que as extremidades estão coladas. Já nos outros 4 vidros a questão muda de figura!

 

Portanto tendo aquela calha em baixo e nas zonas de colagem, este é concerteza um dos melhores acabamentos que um aquário pode ter e é dos mais seguros que vi até hoje. Ainda para mais porque ao que me parece, essa peça em inox, é uma peça única. Está aí um acabamento de qualidade.

Desculpa Ricardo mas continuo sem perceber como uma calha, seja em peça única ou não, possa dar maior segurança ao aquário, noutro aspecto que não o que mencionei em cima... :roll:

 

Mas eu nunca gostei de física :P

Ás vezes o senso comum prega partidas. Posso estar redondamente enganado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Mais uma ficha, mais um volta….

Embora muita gente conheça o meu aquário poucos são os que sabem como foi construído. É um aquário pequeno (C130xL80xA70) mas por causa do medo de perder tudo conteúdo foi usado vidro laminado 10+10 e com dois aros em inox, um na base e outro no topo.

Não gosto e não quero nunca ter um aquário com travamentos, quando a servir para pousar a iluminação não acho muito boa ideia, o calor produzido pelas luzes pode vir a partir a traves e alem disso temos as laterais que servem para o mesmo.

Nunca tive problema nenhum com este aquário.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Portanto tendo aquela calha em baixo e nas zonas de colagem, este é concerteza um dos melhores acabamentos que um aquário pode ter e é dos mais seguros que vi até hoje. Ainda para mais porque ao que me parece, essa peça em inox, é uma peça única. Está aí um acabamento de qualidade.

 

É verdade, é uma peça única.

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 215x75x75, sem travas, vidro 19mm, cantoneiras em inox em todas as arestas exteriores e um vidro à meia esquadria em todas as arestas interiores...não vais ter o mínimo de problemas com esse aquário :)

Não tenho a certeza absoluta, mas penso que já vi fotos desse aquário montado.

Continua tens aí um bom equipamento :D

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 215x75x75, sem travas, vidro 19mm, cantoneiras em inox em todas as arestas exteriores e um vidro à meia esquadria em todas as arestas interiores...não vais ter o mínimo de problemas com esse aquário :)

Não tenho a certeza absoluta, mas penso que já vi fotos desse aquário montado.

Continua tens aí um bom equipamento :D

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava com óptimo aspecto. bigsmile

 

Não sei porquê mas gosto imenso de aquários sem fundo...

 

Parece que dá mais profundidade, não sei... :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Outro dia marcante na minha vida como aquariofilista!

 

Enchi o aquario! Ta quase tudo pronto!

 

Depois de muito esperar finalmente chegou o dia que tanto ansiava, encher o meu aquario!

 

Aqui fica a "central"

Pic_4435_12.jpg

 

Colocar e alisar a areia

Pic_4435_13.jpg

 

Encher

Pic_4435_14.jpg

 

Atestado!

Pic_4435_16.jpg

 

Não tenho imagens da sump porque ainda não tenho luz nela. Quando tiver coloco aqui!

 

Abraços

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma grande alegria quando lhes metemos água :wink: !

 

A central eléctrica está com muito bom aspecto, podes dar informações mais detalhadas sobre a mesma? Funções, material utilizado, etc.

 

E relativamente à 2ª foto, o que se vê é um closed loop certo? Que bombas estás a utilizar na sump para o mesmo? Parece-me ver também um tubo de colecta de água será?

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tentando responder a todas as questões.

 

Duarte, foi feito "um quadro geral" apenas para o aquario, tem a função de agrupar as fichas todas sem tornar complicado saber qual e de que, tem sistema de segurança contra descargas electricas e tem os disjuntores que ajudam tambem na organização. Se tem mais outras funçoes desconheço lol Irei perguntar se tem mais alguma função a quem me-o instalou.

Close-loop não conheço esse termo logo não sei o que faz, aquilo que se ve e um tubo com duas saidas de injecçao para o aquario e o outro tubo cheio de aberturas e um tubo de escoamento directo a uma bomba, quando colocar as fotos da sump vao se aperceber de como realmente funciona! Estao ligados cada conjunto a uma bomba Eheim 1062(3400l/h)

 

Rui, usei agua "del cano", pah gastava muita agua se fosse pela osmose, agua do mar, nao quero, usei agua do mar no outro aquario que tinha de 240l, ainda fui tolo para ir buscar 300l mas para ir buscar 1000l, era dose!

 

Tambem acho que o aquario tem potencial, agora se ira ser um aquario de sucesso, so o tempo o dira! Mas espero bem que sim. :lol:

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive uma ideia marada, mas preciso de umas luzes, a ver se vai resultar.

Uma wavemaker, como o nome indica, tem o efeito que tem, mas quantas bombas para as ondas se costumam usar? 1? 2? Mais? E já agora, uma wavemaker, e uma bomba, devem ter um preço absurdo, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte, foi feito "um quadro geral" apenas para o aquario, tem a função de agrupar as fichas todas sem tornar complicado saber qual e de que, tem sistema de segurança contra descargas electricas e tem os disjuntores que ajudam tambem na organização. Se tem mais outras funçoes desconheço lol Irei perguntar se tem mais alguma função a quem me-o instalou.

Close-loop não conheço esse termo logo não sei o que faz, aquilo que se ve e um tubo com duas saidas de injecçao para o aquario e o outro tubo cheio de aberturas e um tubo de escoamento directo a uma bomba, quando colocar as fotos da sump vao se aperceber de como realmente funciona! Estao ligados cada conjunto a uma bomba Eheim 1062(3400l/h)

 

Obrigado pelo esclarecimento acerca do quadro electrico! Quanto ao closed loop penso que é de facto esse sistema que falas mas vou aguardar então pelas fotos da sump.

 

Tive uma ideia marada, mas preciso de umas luzes, a ver se vai resultar.

Uma wavemaker, como o nome indica, tem o efeito que tem, mas quantas bombas para as ondas se costumam usar? 1? 2? Mais? E já agora, uma wavemaker, e uma bomba, devem ter um preço absurdo, não?

 

Para funcionar como wavemaker convém no mínimo serem 2 bombas, mas podem ser utilizadas 3,4 e mais do que isso só se for num aquário muuuito comprido é que penso que valeria a pena.

 

Tens que ter em consideração que as bombas deverão suportar o tradicional "liga-desliga" provocado pelos wavemakers.

 

Os preços variam muito consoante aquilo que pretenderes fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava mesmo a pensar fazer um wavemaker, só precisava de saber quantas saidas são precisas. Já tenho um sequenciador de luzes para testar, ainda não sei se será viável ou se está a funcionar em condições. Em último caso, faço um sistema wavemaker de raiz. Duvido que eu não consiga fazer um sistema viável e baratucho! Considerando os integrados no mercado, a preço irrrisório...

Depois só vou precisar de uma cobaia para o testar. :roll:

Voluntários? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho um sequenciador de luzes para testar, ainda não sei se será viável ou se está a funcionar em condições

 

Viável é de certeza porque já vi uma montagem com um aparelho desses. Ficava mais barato que o tradicional wavemaker e se bem me lembro tinha mais algumas funcionalidades.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais