Filtro de carvão activo é bom ou mau para um plantado


jampex

Recommended Posts

Como diz o titulo estou com duvidas acerca de retirar o carvão activo que tenho no filtro e colocar ceramicas, é que penso que li algures que o carvão activo vai retirar nutrientes às plantas.

 

Please ajuda?

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... ;)

 

 

Deves retirar o carvao, pois este vai retirar os nutrientes que sao necessarios as plantas.

O carvao so deve ser colocado quando queres retirar elementos da coluna de agua ( medicamentos por exemplo) que nao sao possiveis de retirar mecanicamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb já me tinmham dito isso. O carvão activo é bastante rigoroso na filtragem k faz, por isso so se usa kd se ker retirar um medicamento ou coisa do genero.

 

Contudo em relação ao de cerâmica n sei, mas a mim aconcelharam-me um filtro de esponja normal?

 

Tb estou com essa duvida já agora digam, os mais experientes, qual o melhor para esta situação.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atençao as ceramicas não retiram da agua as bacterias nocivas ao aqua, pois não são elementos vivos, mas sim permitem o alojamento das bacterias que ajudam à decomposiçao das substancias nocivas nos nossos aquas; as esponjas para alem de permitirem algum alojamento as bacterias beneficas ao ecossistema servem para filtrar os detritos maiores, sendo que uma micro-fibra permite filtrar as pequenissimas particulas suspensas na coluna de agua!

Em relação ao uso do carvão quando a agua esta turva, se esta for provocada por uma passagem do substrato para a coluna de agua, eu apos rectificar a passagem costumo deixar passar uns dias que ela acaba por assentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atençao as ceramicas não retiram da agua as bacterias nocivas ao aqua, pois não são elementos vivos, mas sim permitem o alojamento das bacterias que ajudam à decomposiçao das substancias nocivas nos nossos aquas; as esponjas para alem de permitirem algum alojamento as bacterias beneficas ao ecossistema servem para filtrar os detritos maiores, sendo que uma micro-fibra permite filtrar as pequenissimas particulas suspensas na coluna de agua!

Em relação ao uso do carvão quando a agua esta turva, se esta for provocada por uma passagem do substrato para a coluna de agua, eu apos rectificar a passagem costumo deixar passar uns dias que ela acaba por assentar.

tens razao :lol:

launch1au.gif

 

Eu ja li... e tu?

 

About me http://miguelcpg.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu filtro é pequeno, tem uma esponja e um saquito de carvão, pelo que li aqui devo trocar o carvão por ceramica, certo?

 

Penso que é carvão, porque quando lavo o meu filtro (3 em 3 semanas) quando vou lavar esse saco, a água sai preta (não é da sujidade :lol: )

 

o meu aqua tem cerca de 50L, e tem muitas plantas, a melhor matéria filtrante é memso a esponja e a ceramica?

 

fiquem bem

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor matéria filtrante ( mecanicamente ) é a esponja e lã de vidro, contudo não é a melhor para fixação de matérias nitrificantes, que para isso usam-se ceramicas "mega" porosas, favoravéis a fixação das ditas bactérias que convertem amónia em nitratos ( sim ja sei, passando plos nitritos ). O carvão activado é utilizado para adsorver compostos quimicos e ou organicos da agua; Clarifica, desodoriza e retira o sabor da agua ( embora esta ultima caracteristica não nos interesse :P )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oinq, tens razão quando falas em nitritos/nitratos etc, mas eu nao queria usar essas palavras afinal o sub-forum é os primeiros passos na aquariofilia de agua doce e como tal tento manter a linguagem o mais simples possivel. De qualquer forma e verdade que a principal funçao de uma esponja e filtrar, mas tambem e verdade que permite a instalaçao de bacterias ( embora numa escala muitissimo inferior a das ceramicas).

 

zack: Em relaçao aos filtro interiores, penso que havera alguma vantagem em no compartimento do carvao activo colocar ceramicas, mas estamos sempre a falar de compartimentos muito pequenos portanto tambem nao levam muitas ceramicas, mas se tens muitas plantas nao deves ter carvao pelas razoes que ja foram explicadas, e entre ter o compartimento vazio ou ter ceramicas, e preferivel ter ceramicas.

Ja agora como esta o ph do aqua? e iluminaçao? que substrato e como fertilizas? Convem pores o setup para ajudarmos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

novator, não tenho fertilizantes, tenho areão, e iluminação tenho 35W para 50L. PH está nos 6.8

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora aproveito este topico

 

o meu filtro tem a esponja e tem uma " caixinha " com carvao activado e vou ter anubias mt em breve sera que devo tirar o carvao ???? as anubias sao bastante resistentes e nao sao mt ( sao 2 anubias ) num aquario de aproximadamente 70 L e as ceramicas onde posso encontra.las ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Clarifica, desodoriza e retira o sabor da agua ( embora esta ultima caracteristica não nos interesse  )" - Por isso é que muitos filtros para uso domestico tem carvão activo.

 

Sim, para teres uma ideia, eu trabalho na ETA da barragem que abastece Peniche, e os filtros que utilizados são de Areia e Carvão activado ( areia = filtragem mecanica, Carvão = filtragem quimica e organica )

 

 

Oinq, tens razão quando falas em nitritos/nitratos etc, mas eu não (palavra corrigida) queria usar essas palavras afinal o sub-forum é os primeiros passos na aquariofilia de agua doce e como tal tento manter a linguagem o mais simples possivel.

 

Talvez tenhas razão nesse aspecto, mas acho que devemos chamar os bois plos nomes, de modo a não haver equivocos ou eventuais 2ºs sentidos. ( todos sabemos como esta nossa lingua Portuguesa é traicoeira :D )

 

Martita, eu retirava o carvão; aliás não uso por regra. As ceramicas encontras em qualquer loja de aquariofila.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela grande ajuda, a verdade é que das quatro plantas com que iniciei o meu aquario duas já morreram e uma outra tive que retirar hoje pois ao que parece é uma planta que pode ser um pouco prejudicial para o equilibrio do aquario que dá pelo nome de Hemigraphis colorata.

 

É claro que o carvão já o retirei e vou comprar umas ceramicas para ver se isto avança com mais força.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura da morte das duas plantas que mencionei só tinha 30W da canha da aquapor, mas após isso fiz um upgrade à chalha e ficou com mais 80w de potência, totalizando o total de 110 W para um aquário de 100Ltrs, penso que agora é bastante.

Tambem tenho CO2 caseiro e fiz recentemente um plantio de glosso que tenho de reformular uma vez que naquela altura não sabia da tecnica do uso da pinça para o seu plantio.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.