Alimentação


Miriam

Recommended Posts

Oi! Gostaria de saber a vossa opinião quanto à alimentação de peixes tropicais de água doce.

Sempre os alimentei com uma receita que me foi dada desde o início das minhas aventuras na aquariofilia, que é uma papa à base de coração de boi. Nunca tive problemas de qualquer tipo, mas... quando se trata de alevinos, normalmente não chegam à idade adulta com esta alimentação, ou então resistem, mas com deficiências.

Ultimamente têm-me informado nas lojas que a melhor alimentação tanto para os peixes adultos como para os alevinos é a Artémia...

Gostava de saber se é verdade e, se sim, qual a melhor maneira de a criar em casa, pois sei que há muita gente a fazê-lo! :)

 

Obrigada,

 

Miriam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A artémia recem ecldida é dos melhores alimentos para alevins, além de ser alimento vivo, têm bastante proteína. É o que tenho usado nestes ultimos tempos, para alimentar todos os alevins e gostei bastante do resultado, Tanto em termos decrescimento como de quantidade que sobrevive. Dá é mais trabalho.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A artemia salina e muito usada para servir de alimento aos alvelins, pois estes ainda têm dimensões reduzidas e nao conseguem comer os flocos. Mas no caso dos guppis, por exemplo, os recem-nascidos ja conseguem comer pedacinhos de flocos.

 

Podes comprar numa loja de aquariofilia ovos de artemia salina e depois basta po-los em agua salgada para eles eclodirem.

launch1au.gif

 

Eu ja li... e tu?

 

About me http://miguelcpg.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

 

Realmente nada melhor que alimento vivo ou congelado, sendo a artemia um dos meus preferidos, mas tens outros e a meu ver mais faceis de "cultivar", faz uma busca por microvermes, e vais ver que encontras muita informaçao!

Eu uso artemia e larva mosquito vermelho congelados para os meus peixes adultos/juvenis, e sempre que possivel naupilos artemia eclodidos ca em casa para os alevins ( pena o tempo não ser muito :oops: ).

Mas ainda vou experimentar os microvermes, porque parecem nao dar muito trabalho a cultivar :) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo que vou dizer pode ser a maior barbaridade ( não sou entendido na materia), mas penso que a papa de coração de boi é usada para discos??? Nao sei ate que ponto é boa para os outros peixes? ( Mas isto que os entendidos na materia se pronunciem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Antes demais agradeço as vossas opiniões :D

 

Fiz uma pesquisa na internet sobre o tema "microvermes" e descobri pelo menos 2 sites com a discriminação de todos os alimentos vivos apropriados para os peixes adultos e alevinos, com a respectiva indicação de como se criam e mantêm! Para os interessados, os sites são:

http://faq.thekrib.com/pt/live-food.html

http://www.aquariofilia.bio.br/a_vivos.htm

 

Quanto à questão colocada sobre a "receita" caseira da papa de coração de boi... em princípio serve para todos os peixes! Já a tenho vindo a usar desde o princípio.... há cerca de 10 anos! Os peixes adultos adoram esta comida e crescem bastante, e com saúde! Só tinha problemas com os alevinos...

Agora a dúvida surgiu-me, exactamente porque pretendo fazer criação de escalares e este tema da alimentação tornou-se incontornável! :)

 

Mais uma vez agradeço a todos a disponibilidade!

 

Cumprimentos,

 

Miriam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora boas.....

ando á procura de uma receita de coraçao de boi......mas tenho muitas duvidas em relaçao á mesma.....uma delas é se da pra todo o tipo de peixes de agua doce 8 pergunta burra mas pode haver peixes que nao se deem com ela ...nao sei digo eu....) e outra é se me podem indicar uma pagina em que tenha uma receita em condiçoes e de preferençia em portugues..... ja agora com imagens....( ja tou a pedir de mais eu sei....)

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui Gonçalo!

 

Aí vai um site com a receita que eu uso:

http://www.aquariofilia.online.pt/default....&id_alimentos=4

 

Se bem que não a sigo inteiramente à risca.... eheheh não coloco nem cenoura nem as folhas de gelatina!

 

Espero ter ajudado! bigsmile

 

Cumprimentos,

 

Miriam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.