Como é que acabo com isto?


Recommended Posts

Estou a criar este post na esperança de que alguém me dê alguma opinião ou concelho para eliminar estas algas.

Os parametros do aquario são:

Temp: 27º C

Ph: 7.5

Amonia 0

Nitritos: 0 ; Nitratos: +/-5.0 mg/l (da ultima vez que analisei)

Periodo de Luz: das 10h30 ás 23h05

Iluminação: 2 Fluorescentes de 36W Arcadia (que parece que favorece o crescimento das plantas)

Não tenho adubo e/ou fertilizante apenas areão simples de aquario.

Todas as plantas são verdadeiras.

O aquario tem 240 litros de capacidade (150 x 40 x 40)

 

estas são as fotos:

 

IM002271.jpg

 

IM002270.jpg

 

IM002269.jpg

 

IM002268.jpg

 

IM002267.jpg

 

COMO É QUE ACABO COM ISTO?

 

Já fiz "apagão", limpeza nas plantas, enormes TPA's, etc...

Os peixes comem duas vezes por dia!

Agradeço desde já as respostas.

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tal comecares por por uns peixinhos tipo peixes gato comem as algas pesquiza aqui no forum vais encontrar vario tópicos sobre isso

 

A que peixes-gato se refere? É uma resposta muito vaga para o amigo 'claudiobruno' tirar alguma conclusão.

 

:)

 

Existe um claro desiquilíbrio no aquário, a questão é encontrar primeiro a causa. O filtro está a funcionar correctamente? O aquário está junto a uma janela onde apanhe sol directo?

 

Para evitar males maiores, reduzia temporariamente o período de iluminação para cerca de 9 horas diárias (das 13 às 22 por exemplo).

 

Um dos combates mais eficazes às algas passa pela introdução de espécies que se alimentem destas. Aqui ficam algumas sugestões:

 

- Otocinclus Affinis

- Molinésia negra

- Crossocheilus siamensis

- Plecostomus (apenas para aquários de proporções generosas)

- Camarão Caridina Japonica

- Camarão Red Cherry

- algumas espécies de caracóis (neste campo confesso que sou leigo)

 

Estou certo que surgirão mais sugestões para o seu problema. Boa sorte!

 

:)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas claudio, eu tive exatamente o mesmo problema no meu aqua de 240lt, a soluçao que tomei foi a seguinte, reduzi o tempo de luz para 8 horas, comprei um casal de raposas voadoras( sao as melhores a devorar algas) e adiciono todas as semanas com os tpa`s um fertilizante liquido que para alem de ajudar no crescimento das plantas, reduz o aparecimento das algas, posso dizer-te que em menos de 2 semanas as algas desapareceram por completo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho algas semelhantes em algumas das minhas plantas e o que posso dizer é que as raposas voadoras não lhes tocam... Nem os Otocinclus affinis... Tenho um par de cada uma das espécies referidas, mas não resolve o problema.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Uma equipa para limpeza de algas, para o teu aqua:

2-3 Crossocheilus siamensis; 6-10 Caridina Japónica; 5-10 Pomaceas “Caracol dourado”; 4 neritinas “caracol zebra”.

Com uma equipe desta dificilmente haverá alga que resista.

Em relação às pomaceas, deves introduzir com o tamanho de moedas cêntimo, quando crescem deixam de limpar encima das folhas das plantas pois tornam-se muito pesadas.

Eu penso que o problema principal no teu aqua é o excesso de fosfatos.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei este texto numa pesquisa. Talvez possa ajudar.

 

Red algae: Also called Black Beard Algae (bba), or Black Brush Algae. Short hairs (1/4" long), closely packed together. Appears dark green, black, or dark red. Grows on plant leaves, and sometimes on decorations/substrate. Often grows all around the edges of plant leaves.

BBA thrives in situations of high phosphates. Phosphates come from fish waste, excess food, and occasionally will be present in the water supply. The best way to eliminate BBA is to let the plants out-compete the algae for the nutrients.  

 

In heavily planted tanks, BBA will often show up when the plants have used up all the nitrates. This causes plant growth to slow or stop, which leaves the excess phosphates available to the algae. By supplying extra Nitrate to a planted tank, we allow plant growth to continue until all phosphate is consumed. Then plant AND algae growth will slow/stop. As long as a usable (5-10ppm) level of Nitrate is maintained, the the plants will continue to use up the available phosphate, effectively controls BBA and other phosphorus-dependant algaes. See the article "Adding Nitrate to a Planted Tank" for detailed instructions on how to increase your Nitrate levels.  

 

Very few fish will eat BBA. The most famous one is the SAE (Siamese Algae Eater). I've got 5 of them in my 75g. I added several BBA infested stems of Bacopa to the tank recently, and overnight, the SAEs had completely cleaned it. But even these amazing fish won't be able to control it you don't have the phosphate level under control. Another fish rumored to eat BBA is the American Flag Fish. In tanks with very large amounts of BBA, the BBA covered leaves should be removed once the phosphate level is controlled.  

 

 

Tal como o membro aquaben disse, é essencial controlar o nível de fosfatos.

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.