Acidificar a àgua


João Fernandes

Recommended Posts

Tanto quanto sei, a utilização de turfa resulta numa acidificação mais rápida da água, embora tenha como inconveniente conferir-lhe uma coloração própria.

 

A utilização de troncos acidifica a água de forma mais lenta e se os troncos forem convenientemente tratados (deixados em água, que se muda regularmente, durante vários dias / semanas) acaba por não tingir tanto a água do aquário.

 

As colorações da água do aquário resultantes da introdução de turfa ou troncos no aquário é inofensiva para peixes e plantas, a tua escolha a este respeito deve ser baseada fundamentamente em questões "estéticas" 8)

 

Mas podes (e deves) aguardar mais opiniões, de pessoas mais experientes 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Qual a melhor forma de acidificar a agua ?Turfa ou troncos...?
.

 

Devias explicar qual o Ph, Kh e Gh da tua àgua e para que a queres acidificar.

Caso a àgua saia com Kh > 7/8 podes lá por "o pinhal de Leiria" que o Ph dificilmente baixará.

Explica-nos tudo para podermos aconselhar BEM! :)

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A introdução de CO2 também baixa o ph.

Quanto a isto... respondo com uma citação:

 

Depende tambem da dureza e pH iniciais e dureza e pH pretendidos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas geralmente quando fazem esta pergunta é porque o têm alcalino ou neutro ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas geralmente quando fazem esta pergunta é porque o têm alcalino ou neutro

Hehe... ;)

Não é bem assim... se tiveres o pH muito básico (8.0-8.2), e for devido à dissolução de carbonatos, podes injectar o CO2 que quiseres, que o pH pouco ou nada vai descer :wink:

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por só responder agora ,e desde de jáomuito obrigado pelos vossos esclarecimentos...

eu tenho uma aquário de cerca de 250 litros com dois troncos de aroeira e algumas plantas (anubias, microsorum, etc ...),as quais vinham emvasos com turva.

O meu PH é de 6.0 e agua da torneira saia 7.0 , 7.2 ,daí o meu problema ...é que tenho um depósito de 100 litros para fazer os TPAS e necessito da água como mesmo nivelde PH ...,certo?

Informaram-me que teriade colocar alguns troncos e turfa para a acidificar ...

 

Cumprimentos

João Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim não vais lá com troncos e turfa, tens de combater a dureza para tirar força tampão e depois colocar um acido ( sulfurico talvez ) para que te baixe o pH...

 

 

[EDIT]

 

Por acaso pH6 não é demasiado baixo?

 

[/EDIT]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora poe ai a tua fauna para podermos conversar melhor...

 

Podes ir subindo o pH ao longo dumas semanas que os peixes adaptam se bem, fixando o pH em 6.5 penso ser um valor bom...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então cá vai...:

 

9 Hyphessobrycon herbertaxelrodi ( Neon Negro )

6 Paracheirodon innesi ( Neon )

4 Otocinclus affinis ( Limpa Vidros )

4 Corydoras aeneus ( Corydora Bronze ) não tenho a certeza

1 Ancistrini sp. ( L082 ) não tenho a certeza

 

Cumprimentos

João Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos eles suportam bem 6.5 de pH, apenas o l82 é que não sei o seu pH, de resto podes perfeitamente ir subindo 0.1 de pH por semana ou quinzenalmente, conforme faças as trocas de agua, sem problema absolutamente nenhum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Todos eles suportam bem 6.5 de pH, apenas o l82 é que não sei o seu pH

Se é um loricarídeo, em princípio aguenta e agradece um pH dessa ordem.

 

Falando no pH, não tens feito TPA's?

A água da minha torneira, vem com pH = 7.2-7.4

No entanto tenho sempre o pH do aquário a 6.0-6.5, de vido a troncos e turfa.

Desde que não faças uma troca de água superior a 40-50%, e se for feita com cuidado, não deves ter grandes problemas. Há uma semana atrás, fiz uma TPA de cerca de 60% com os peixes no aquário e tudo, e não houve nenhuma baixa, nem apareceu íctio...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi ,ai é que está eu tenho apenas acrescentado a agua evaporada, pois agora pretendia fazer um TPA de cerca de 30% afim de dar uma limpeza geral no aqua ( aspirar,dar um jeito nas plantas, e limpar o filtro ...)

O que me dizes ...

 

Cumprimentos

Joao Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

TPA de 30%, acho que não é nada de extraordinário.

Obviamente que o pH poderá (e irá) subir ligeiramente. Até poderá subir cerca de 0.3-0.4 unidades, mas daqui a uns dias já está na mesma.

 

Para teres um ideia. Eu costumo ter o pH na ordem dos 6.0-6.5. Quando acabei as trocas de água, esperei cerca de uma hora, e medi o pH. Estava a 7.0. Estive a medir o pH há pouco, e está entre 6.2-6.4... por isso vês.

Se tens turfa (e não está gasta) e esse pH do aquário já é estável há algum tempo, creio que não grandes motivos para preocupações.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.