osmose inversa - consumo de água elevado


Recommended Posts

Estou a utilizar um sistema de osmose inversa de 4 estagios (2 pre-filtros, menbrana e 1 pos-filtro). Tem capacidade de 190 litros/dia. Marca: Osmotics. A água é excelentemente filtrada (tenho um medidor de sedimentos) mas estou a consumir muita água pois parece-me que gasto quase 10 litros para obter pouco mais de 1 litro de água filtrada quando o normal devia ser 1:4. Utilizo uma pressão de água de 60 a 40 psi. O que posso fazer para desperdiçar menos água?

 

 

Obrigado

Joel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

desculpa, não estava a falar da torneira para a osmose. Eu estava a falar se o pròprio aparelho de osmose não traz uma torneira de regulação do fluxo de àgua boa/desperdicio. Não conheço a marca do aparelho de osmose em causa, mas se assim não for, não serás capaz de regular a quantidade de àgua que è deperdiçada vs àgua util...

 

Alguem conhece este aparelho de osmose que possa dar uma ajuda? Realmente 10 lts para 1 lts è muita fruta. O normal è 3 para 1 ou no máximo 4 para 1.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim realmente traz um tubo descrito como limitador de fluxo (importei o sistema) que penso que é esse regulador de que falas mas como é que se utiliza? lembro-me que é uma peça em plástico à qual está ligado um tubo verde.

 

 

 

 

desde já agradeço as tuas respostas

joel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal é restringir o fluxo de esgoto até teres uma proporção mais equilibrada.

 

Convém é o aparelho funcionar algum tempo (2 a 5 minutos) com essa válvula totalmente aberta antes de cada utilização. A água que sai assim não deve ser aproveitada para reposição mas é excelente por exemplo para beber.

 

Eu acho particularmente útil ter-se um medidor de conductividade para controlar a qualidade da água que sai dos aparelhos purificadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o mesmo problema há uns tempos atrás com uma osmose.

Fartava-se de gastar água e só saíam uns pinguinhos de água purificada. Só produzia diariamente cerca de 1/4 daquilo que era suposto. Descobri depois que a membrana não estava boa, além de que com um medidor de T.D.S. acusava cerca de 40 ppm. O lojista trocou-me a membrana por outra igual e tudo ficou resolvido.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema que possuo é este:

http://www.osmotics.co.uk/stage-50-gallon-...stem-p-101.html

 

o regulador de fluxo que vem no sistema é este:

http://www.osmotics.co.uk/50-gpd-flow-rest...ictor-p-44.html

 

desculpem a insitencia mas como é que restrinjo o fluxo utilizando esta peça?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece mais problema da membrana que outra coisa. No entanto a quantidade de água rejeitada também depende da temperatura e pressão da água à entrada da OI e da qualidade da água que sai da torneira. Não quer dizer que uma OI publicitada como capaz de 1 para 4 ou menos consiga na realidade essa relação.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sousa

 

o OI tem uma torneira pequenina em plastico ligada ao tubo de água que está ligado à capsula da membrana e que serve para abrir o fluxo para a membrana. Será que estás a referir-te a essa torneira? costumo abrir a torneira no maximo.

 

torneira:

http://www.osmotics.co.uk/14-inline-ball-v...valve-p-48.html

 

Como tenho um medidor de T.D.S. verifico que a água está filtrada (purificada) a +/- 100%. Se a membrana estivesse estragada penso que a água não saia com esta % de puresa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tenho um medidor de T.D.S. verifico que a água está filtrada (purificada) a +/- 100%. Se a membrana estivesse estragada penso que a água não saia com esta % de puresa.

 

Não é bem assim. A membrana pode ter colmatado (o que é estranho porque tem um ou dois estágios de pré filtragem). Uma membrana colmatada tem esse comportamento :oops: água com qualidade mas um fluxo muito baixo.

 

Experimenta limitar com o dedo a saída de esgoto para ver se aumenta o fluxo do lado da água purificada.

 

Entretanto, lembrei-me duma possibilidade bem real. A tua OI deve ter um estágio de carvão activado imediatamente antes da membrana (principalmente para a proteger do cloro e da cloramina). Ora este estágio deve ser deixado a correr livremente no mínimo 30 minutos sem alimentar o tubo da membrana.

 

Quando o carvão é usado pela primeira vez, larga uma brutalidade de pó que é mais do que suficiente para colmatar a membrana e mesmo dar cabo dela definitivamente. Se abrires o tubo onde está a membrana e se o seu interior estiver escurecido foi isso que aconteceu.

 

Eu "herdei" um aparelho de OI que estava com esse aspecto. Fiz passar água pelos préfiltros em sentido contrário para tentar limpá-los (não se deve fazer mas a cavalo dado não se olha o dente) e depois lavei a membrana com água doutra OI que tinha em casa (o cloro da água da torneira danifica a membrana). Aquilo não só melhorou o rácio original de 1:4 para praticamente 1:2.5 ou menos mas também passou de 28 de conductividade para 11.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

queria agradecer a vossa ajuda. já resolvi o problema. estava a utilizar incorrectamente a o.i.. existe uma torneira que está ligada a um tubo de plastico que é um restictor de fluxo que por sua vez está ligado à membrana. se a torneira estiver aberta não produz água e aumenta o fluxo de água - penso que serve para tirar as impurezas da o.i.

para produzir água é necessário fechar essa torneira/valvula restringindo o fluxo de água. desta forma passei a ter um racio de 1:3 (melhorou bastante).

 

segundo o fabricante, esta torneira deve estar aberta 2/3 minutos antes e depois da produção de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais