Prédios de habitação não dimensionados para o peso dos aquas


Surf_is_life

Recommended Posts

Os edificios de habitação são projectados para uma carga uniforme de 200kg por metro quadrado. Embora seja menos do que vais colocar, não me parece que tenhas problemas. Até porque é apenas uma carga concentrada! E junto a um pilar.

 

A transmição de cargas junto a pilares da-se de forma quase directa! Ou seja metade do peso do aquario nem da esforço à viga, vai directo ao pilar.

 

Em todo o caso, devia pedir a opniao do construtor, mostrando o projecto. É que o pilar ate podia ter 0,5x0,5...se não tiver bem armado...é o mesmo que nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Basta pensar assim.

Por vezes temos moveis fracos a segurar bravos aquarios.

 

Se os moveis não cedem, porque iria ceder um "chão"?

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Entao e aquelas pessoas que passam na televisao com obesidade morbida que vivem em prédios deploráveis e pesam quase 300kg? se eles nunca cairam e têm o peso todo exercido nos 20x40 cm de pés porque é que o teu aquario ha-de ir ter ao andar de baixo?nahhh :mrgreen:

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu acho é que isto é tudo descriminação, constroiem prédios a pensar que um dia o andar não pode ruir, se o seu habitante for obeso? Eu se fosse obeso queixava-me à DECO :wink:

 

Bem, o meu aqua tá numa zona dos tais pilares e tal... até agora não caiu LOL e no casamento da minha irmã tiveram cerca de 20 pessoas dentro da sala onde ele está! nyah e o preido já levou com um sismo que foi sentido, com o aquário aqui, além de que tem 18 aninhos eheheh

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois de muito ler fui eu quem ficou preocupado. Tenho 2 banheiras no primeiro andar, se eu e a minha esposa quisermos tomar anho de imersao ao mesmo tempo um em cada banheira parece que corremos um risco da casa vir abaixo. Eu vivo numa vivenda com cave, rés do chao, primeiro andar e sotao. penso que so no ré do chao tenha umas toneladas. Ainda nao vi nada de anormal. Penso que os aquariofilistas possam dormir descansados que nada vem abaixo por causa dos aquarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os moveis não cedem, porque iria ceder um "chão"?

 

Ora aí está!

 

O meu prédio tem 45 anos. O meu aqua (com todos os seus elementos + móvel) pesa à volta dos 500 Kg, Vivo num segundo andar. Já tenho aqua há uns bons anos. Alguns dos meus vizinhos já são aquariofilistas há mais de vinte anos (com grandes aquas) e nunca houve um aqua a visitar o vizinho de baixo... Sejamos práticos: usufruam da beleza que é a aquariofilia.

 

No entanto parabéns!!! não entendo nada de engenharias nem cálculos de física, mas quase que fiquei licenciada, lol...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após leitura intensiva deste tópico, fiquei realmente preocupado! Calço o 41 e descobri que exerço uma carga de 75kg numa area de 0.048m2, o que dá sensilvelmente uma carga de 1563Kg/m2, mas se levantar um pé passa a 3125Kg/m2, por este motivo, agora cá em casa ninguem se põe em bicos de pé! ehehehe! Não quero tirar o valor ao que foi dito, estou só a brincar!

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pessoal, qaundo digo que os predios de habitação são dimensionados para uma carga uniforme de 2KN/m2, não estou a inventar...se algum de voces tivesse lido o RSA (Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes), tinha reparado no artigo 35º, que diz isto mesmo!

E podem ter a certeza de uma coisa. É assim que os edificios de habitação são dimensionados.

 

Agora não queiram comparar cargas uniformes com cargas concentradas! O que é de todo descabido e sem qualquer sentido!

 

Por norma, não vão ter qualquer problema. POR NORMA!

Mas se voces tivessem idade suficiente no forum, ou tivessem lido a maioria dos tópicos, saberiam que um colega aqui do forum teve de vender uma aquário por este lhe fissurou a parede onde estava encostado!

Se não estou em erro, era um aquario brutal, com 3metros de frente. O que a maioria de nós não tem em casa, mas como podem ver, acontece...

 

Quanto ao moveis...tão a falar de que moveis e de que aquarios? Se quiserem fazer um movel de madeira para um aquario com uns 80cm de altura vão ver que não será fácil...ou que vão ter muitas traves de forma a diminuir o minimo possivel o vão da madeira no tampo. Num pavimento o que diminui os vãos são as vigas/pilares.

Tudo bem que o betão armado é mais resistente que a madeira, mas estão a comparar vãos de 50cm com vãos de 5m!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas...

 

 

 

tive a falar com o meu pai k é eng. e ele teve a dizer-m k normalmente, para fazer calculos da espessura da lage, e por ai fora, utiliza-se essa estimativa d 300kg/m2, isto aumenta ou diminui consoante o tipo de construção das empresas, pois como já se sabe, quanto mais fina a lage menos betão se gasta e isso, quando se fala em construções já bem grandes, na globalidade, tirar 3cm ou algo parecido á lage é poupar mto dinheiro....

 

agora como disse, ixto é apenas uma extimativa usada pelos engenheiros para calcularem a espessura de uma lage.......

 

na minha opinião penso que o peso dos aquarios nao seja um problema mto relevante, embora seja sempre um factor a ter em conta....

 

penso k existem outros problemas mais importantes num aquario a ter em conta, mas como é claro que se tivermos a pensar em adquirir um aquario ,que pela nossa estimativa ultrapasse os 700kg ou algo parecido, talvez o seja interessante informarmo-nos do tipo de construção é a que nós habitamos, poix nos primeiros anos aguenta sem problema um excesso de carga a lage, mas depois fica mto debilitada, como é obvio, .. as lages são feitas para um determinado peso, ultrapassando-o mto, as consequencias demoram bastante a vir , mas elas existem e vão aparecer....., é como um escadote em que diga que aguenta um peso max. de 75kg, é claro que aguenta com mais, até aguenta com o dobro, mas fica debilitado e apos um uso continuo assim, os efeitos nao vão ser beneficos, e o seu tempo de duração vai ser mto menor.

 

fico por aqui, quis apenas participar neste topico k achei interessante embora pelo k m apercebi, nao seja motivo de grande alarme pra ninguem..... embora de kuanker modo seja algo a ter sempre em conta, isto claro, se nos queremos importar com a estrutura das nossas casas, pois uma casa nao dura para sempre...

 

fiquem bem

Editado por blakjak

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

pois...no meu caso tenho uma casa no bairo Alto (lx) em que tive um aqua de 80x30x30 montado durante +- 4 anos.

A minha casa no BA é de "madeira" (chão e tecto) (paredes de tabique - acho que é assim que chama). Nunca tive qualquer problema. Numa festa lá em casa estiveram +- 20 ou 30 pessoas adultas concentradas num espaço de +- 20 metros quadrados + o aqua.

Alem disso, é um 3º andar. Deve ter uma idade aproximada de 300 anos (construção pós teramoto de 1755).

Conclusão: é importante o peso do aqua, mas só se for muito grande.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li algures, que os "chãos" aguentam 600kg por m2. Um aquário não preocupa...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ok aqui vai a minha opinião:

 

1º - os aquas devem ter kase todos um móvel que deve ter uma base +/- do tamanho do aqua, isto leva a k a força exercida seja dispersada.

2º - ponham o aqua num canto da sala/quarto, ao menos o chão sempre está mais reforçado.

3º - certefiquem-se também k os vossos vizinhos não fazem também força nas mesmas paredes. (força a dobrar na mesma parede, mas em duas casas)

4º - se um prédio com 5 andares tem +/- os móveis expostos nos mesmos cantos/paredes nenhum veio abaixo, seria hoje?

 

Que eu me lembre a única coisa que veio abaixo por causa do peso até hoje foi o Continente do Seixal quando abriu :D estava a chover e não aguentou eheheh.

 

Relax.

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

Nao pode deixar de reparar sobre alguns factos que se contradizem nalguns posts.

Por experiencia propria garanto-vos que um aquario com cerca de 600kgs total (movel deco aparelhos agua etc etc) faz estragos e dos bons quer a nivel da placa como das paredes.

No meu caso fiz uma especie de lareira em tijolo, com uma placa em cimento (reforcada com ferro de 8mm de espessura)em cima e montei um aqua de canto na minha sala a cerca de um ano.

passado estes meses todos reparei k dentro da minha dispensa que fica nas costas do aquario no outro lado da parede apresentou uma fissura com cerca de 7 a 8 mm de espessura. e o chao ao pe do aqua apresenta um desnivel significativo pois se deixar uma pequena bola no chao esta descai para o lado do aqua e antes garanto-vos que nunca se tinha passado isto.

O predio so tem seis anos, e comprei a casa nova e vi a ser construida e garanto-vos que nao e por falta de vigas- mestres etc etc etc mas uma coisa e certa: ao fim de algum tempo ate o betao cede e nao precisa de mt peso

Se quiserem posso por fotos das fissuras para verem e comentarem, para que se possa tirar conclusoes definitivas acerca deste "mito"

 

 

saude :new-bday:

Editado por fernandoicecube

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando a boleia:

 

* Quando montei o meu aquário (300L + 200Kg do móvel + 150 Kg de pedras e areia e vidro) também tive essa preocupação e inclusive questionei um familiar meu (Eng. Civil) que ironicamente me disse o seguinte: - "... se jantares todos os dias com 10 gordos de 120 Kg (1200 Kg) à volta duma mesa, todos os dias achas que a placa racha ??... e sinceramente deixou-me descansado... principalmente por ter sido ele a fazer os cálculos do prédio.

 

Pessoal, já ouviram falar de algum acidente relacionado com este assunto? No entanto o seguro morreu de velho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os gordos não estão lá 24 horas por dia.

Há aquários com 2 metros que podem pesar esses mesmos 1200 Kgs apoiados numa área de 2mx0,6m= 1,2 m2, isto todas as horas, todos os dias durante anos.

 

Será que é para todos os prédios?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Se quiserem posso por fotos das fissuras para verem e comentarem, para que se possa tirar conclusoes definitivas acerca deste "mito"

 

Olá,

 

Sei que este post já tem algum tempo, mas se ainda fosse possível colocar as fotos, gostaria de as ver aqui publicadas.

 

Penso que nos ajudariam a perceber, recordar e manter presente, na hora de realizarmos o sonho "daquele aquário", o porquê deste tópico e das questões que aqui foram colocadas e em seguida tão bem esclarecidas pelo Sr. José Manuel Martins Sousa.

 

Cumps,

 

Carlos Silva

 

 

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos

 

Cá estou eu, seguindo o repto do amogo Carlos Silva novamente para serenar um pouco os ânimos preocupados dos últimos intervenientes.

 

A situação descrita pelo "fernandoicecube" é muito estranha pois apesar dos 600Kg que ele refere e das condições de apoio que descreveu (num canto da Sala junto das paredes e tendo uma laje adicional por debaixo do aquário para distribuir o peso do aquário) não é razão para o aparecimento dos danos que refere - assentamento da laje do pavimento e abertura de fendas nas paredes. Tem de haver algum mau funcionamento da estrutura da casa dele ou um assentamento anormal do apoio da laje, o que é muito preocupante e merece uma análise cuidada para evitar um possível acidente, pois a estrutura terá seguramente uma incorrecta concepção ou deficiente execução. No apartamento do piso inferior tem seguramente de ter aparecido reflexo da situação que ele descreve.

 

Como diz o "onabak" o seguro morreu de velho, mas nada de alarmismos desnecessários. Apenas prudência! (Ressalvo aqui o caso do Fernando e aconselho-o a pedir ajuda para verificar o que de mal se está a passar com a estrutura do apartamento dele, e eventualmente do vizinho do piso inferior)

 

Rui Rocha, os pavimentos das nossas casas são dimensionados para uma sobrecarga uniformemente distribuída de 200Kg/m2, ou seja para mais 200Kg/m2 para além do peso da estrutura e dos revestimentos a que chamamos peso próprio da estrutura.

 

200Kg/m2 será a reserva de resistência teórica da estrutura dos pavimentos para suportarem os móveis, as pessoas, os elementos decorativos e, claro está, também os nossos aquários.

 

No entanto são adoptados na execução da estrutura processos construtivos que permitem que uma carga concentrada superior aos 200Kg/m2 não ponha em risco a estabilidade da estrutura, ou seja, essa carga é redistribuída por uma área superior à área de contacto da mesma (imaginemos os 600Kg do aquário do Fernando sobre um móvel com cerca de 1,5m x 0,6m o que daria uma carga de cerca de 670Kg/m2 - mais de 3 vezez superior à carga distribuída teórica - seguramente não põe em risco a estrutura da laje da casa dele, uma vez que ela será redistribuída por uma área muito superior).

 

Reparem que numa casa existem sempre muitos espaços livres sem qualquer carga para as pesoas circularem o que dá uma reserva muito grande para as cargas concentradas.

 

Espero ter ajudado a compreender as dúvidas aqui suscitadas.

 

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo !!! um dia destes tenho o davd como meu vizinho do lado!!!

Ou como vizinho de rés-do-chão!! shock3.gif

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Pessoal, qaundo digo que os predios de habitação são dimensionados para uma carga uniforme de 2KN/m2, não estou a inventar...se algum de voces tivesse lido o RSA (Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes), tinha reparado no artigo 35º, que diz isto mesmo!

E podem ter a certeza de uma coisa. É assim que os edificios de habitação são dimensionados.

 

Agora não queiram comparar cargas uniformes com cargas concentradas! O que é de todo descabido e sem qualquer sentido!

 

Por norma, não vão ter qualquer problema. POR NORMA!

Mas se voces tivessem idade suficiente no forum, ou tivessem lido a maioria dos tópicos, saberiam que um colega aqui do forum teve de vender uma aquário por este lhe fissurou a parede onde estava encostado!

Se não estou em erro, era um aquario brutal, com 3metros de frente. O que a maioria de nós não tem em casa, mas como podem ver, acontece...

 

Quanto ao moveis...tão a falar de que moveis e de que aquarios? Se quiserem fazer um movel de madeira para um aquario com uns 80cm de altura vão ver que não será fácil...ou que vão ter muitas traves de forma a diminuir o minimo possivel o vão da madeira no tampo. Num pavimento o que diminui os vãos são as vigas/pilares.

Tudo bem que o betão armado é mais resistente que a madeira, mas estão a comparar vãos de 50cm com vãos de 5m!

 

abraço

 

 

 

Lá está a malta dr opiniões fundamentads no "nada" ou em analogias vãs.

Se me pedirem uma opinião sobre um assunto médico eu devo responder que não sei, porque lá está, não sou médico.

Ouçam o homem que ele sabe do que fala.

 

 

 

Um Abraço a todos

 

André Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais