Prédios de habitação não dimensionados para o peso dos aquas


Surf_is_life

Recommended Posts

Boas

 

Não sei se este assunto ja foi, ou se esta a ser discutino num outro topico, se for o caso, peço desculpa.

A situação é a seguinte, no decorrer do meu curso, Eng. civil, deparei-me com um possivel problema para todos nós (aquariofilistas).

Isto porque normalmente os predios de habitação estão dimensionados para uma carga máxima de 200Kg por metro quadrado, conta feita normalmente a moveis e a mais 5 a 6 pessoas num quarto numa situação extrema e exporadica (pelo menos foi o que entendi da explicação do professor).

Ora eu tenho um aqua de 1mx40cmx50cm o que dá aproximadamente um volume livre de 200L, e é sabido que a agua, quando destilada, tem uma massa volumica de 1 (o que significa que cada litro dessa agua pesa 1Kg). Só que também toda a gente sabe que a agua que temos nos nossos aquas não é destilada e, principalmente para os meninos dos salgados, a densidade das nossas aguas anda muito acima de 1.

Vou falar no meu caso que é o que conheço melhor:

imaginando que não tenho 200L de agua, pois o aqua não esta a transbordar e algum desse volume é ocupado por plantas, pedras, peixes e afins, devo ter no total cerca de 170L que de aguas normais, calculo eu, deva so por si chegar aos 190 senão mesmo aos 200Kg, em cima disto há que somar o peso do areão, que com esta ultima mudança que fiz pude, mais ou menos, ver que certamente tenho uns 35 a 40Kg de areao. somando deve rondar os 240Kg.

Até aqui não haveria muito problema, pois mais 40Kg, menos 40Kg não chateia muito, so que ha que contar que o meu aquario não tem 1mx1m, e sim 1mx40cm o que faz com que o peso que era suposto estar distribuido em 1m quadrado esta na realidade em menos de metade disso, isto faz a pressão (força por unidade de area) disparar para o dobro do que está dimensionado á partida!

Calculo que quem tenha salgados, devido as rochas vivas e a outros factores tenham ainda mais problemas!

 

A minha questão é, alguem ja se andou a informar disto melhor que eu? Sabem alguma coisa a este respeito que possa ajudar nesta minha, e imagino que de muitos, duvida? É que sinceramente não quero ir fazer uma vizita inesperada ao vizinho de baixo.

 

obrigado e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

 

Isto porque normalmente os predios de habitação estão dimensionados para uma carga máxima de 200Kg por metro quadrado, conta feita normalmente a moveis e a mais 5 a 6 pessoas num quarto numa situação extrema e exporadica (pelo menos foi o que entendi da explicação do professor).

 

Estás a falar de pressão 200 Kgf/m2 ora para saberes qual a pressão que o teu aqua exerce sobre a placa tens q dividir a peso do teu aqua pela área da placa (ou seja da sala) porq a força exerce-se sobre toda a placa e não só no sitio do aqua.

 

cumps caloiro :oops:

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hatchim, eu também pensava isso, mas não foi isso que o meu professor me disse.

estive hoje a falar com ele depois da aula sobre esse assunto, e as placas (lajes) estão dimensionadas para suportar 200Kg por cada metro quadrado, e não 200Kgf/m Dai a meu medo. eu falei-lhe da minha situação do aquario pesar mais que 200Kg e ter menos que um metro quadrado ao que ele respondeu que era melhor então, ver se por perto do aqua não havia paredes rachadas ou algo que indicasse que algo não estava bem, e sugeriu-me ainda que colocasse o aqua junto a um dos pilares mestres do predio, ou mesmo apenas perto de um dos pilares, so que não sei de esses pilares mestres sequer passam na minha casa e muito sinceramente no meu quarto não sei onde estão os pilares, pois as paredes não tem saliencias nenhumas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens sempre que ter em conta o "factor cagaço" comum a todas as engenharias e que normalmente é de cerca de 50% :wink:

 

De qualquer forma perto das paredes tens sempre fortes possibilidades de estar perto de um pilar mestre.

 

Eu tenho o meu de 250l no rés do chão :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu passei a levar em conta o factor cagaço desde que o meu aqua com mais de uma tonelada "explodiu" (já tá outro no local dele).

 

Eu estimo o peso dele em 1250Kg, distribuídos por uma área de 1,4m2. Mas está jundo a uma parede entre dois pilares.

 

Um problema também bastante grave é o nivelamento do chão.

 

Como o esferovite com o tempo fica quase como papel debaixo de pesos até muito menores, optei por placas de roofmate entre o vidro e o tampo de madeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bahhh

 

Aí os entendidos na matéria que postem aqui a fórmula do cagaço, parece ser a mais usada!

 

Está certo que o que nos preocupe seja o peso dos nosso aquários, não fosse este um fórum de aquariofilia!

 

Mas já alguma vez pensaram, por exemplo quanto peso exerce uma banheira cheia de água, um frigorifico atestado, uma arca congeladora... A enveredar por aí, causariam eles menos preocupações?!

 

Aparte paleios e fórmulas técnicas, diz-me o meu senso comum que teriamos que repensar muita coisa em casa se o material fosse assim tão frágil, ou estarei errado?!

 

Eu, por exemplo, acabei de queimar há pouco tempo 1 tonelada de lenha... esses mil quilos estiveram no sótão empilhados num espaço exíguo durante quase 1 ano e não vieram parar cá abaixo!

 

Claro que se fosse um aquário com o mesmo peso me preocuparia e iria certificar-me se o poderia ali colocar... Contudo, nunca ouvi ninguém queixar-se nem nenhuma história de que um aquário, frigorifico, banheira, etc tenha ído parar ao andar de baixo por excesso de peso ou defeito da placa... Se já aconteceu, digam!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quê mais exemplos?????????

 

Ainda têm mêdo que os prédios não aguentem??

 

Ah outro exemplo prático, nas festas aqui em minha casa chegam a estar mais de 10 pessoas na minha sala onde está o aquário e todos para o bem constituidos :) fazendo uma mádia de 50 Kg cada o que não é nem por sombras dá 500 kg mais toda a mobilia e o meu aquário elemento esse q parece que é a grande preocupação de muitos aquarofilistas para o desmoronamento de muitos prédios :) . até hoje ainda não vi nenhumas rachas nas paredes nem peço aos meus convidados para andar junto aos pilares os meus vizinhos queixam-se é dos barulhos nunca de rachas na parede, E eu vivo no 7º Andar, se aquilo algum dia cair a minha preocupação vai ser os discus será que eles voam???

 

Surf_is_life desculpa mas o teu professor deve estar a falar noutro contexto deve haver aí uma qq troca de idéias, porq é claro que junto aos apoios (vigas mestras) a resistência é maior mas o força exercida num ponto é distribuida por toda a placa.

Para que a placa rache tem de haver uma falha estrutural ao nivel do cimento ou então que ultrapasse o limite de flexão da placa e então aí acontece a rotura o que podes ter TODA A CERTEZA não acontece com um aquário de 250 kg, bem estou a partir do principio que o teu chão é cimento e não madeira como nos prédios antigos.

 

Durmam descansdos, tenham é atenção á espessura do vidro do vosso aquario (eu incluido) porque normalmente o nosso coef de cagaço é muito baixo ou nulo

 

:)

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falei com uma amiga minha que tem o bacharelato em Civil e tá a trabalhar e a acabar a licenciatura e ela disse-me q não se lembrava dos valores naquele momento. :)

 

Depois meio a sério meio na brincadeira disse-me apenas para me preocupar se começar a ver fissuras nos cantos da divisão onde está o aqua, fissuras essas com uma inclinação de 45 graus, pois nesse caso a laje ( não sei se é este o termo ) está em risco.

 

Cumps,

 

Vitor Rosado

 

PS: Eu sou de informática logo não "pisco" nada de termos técnicos de civil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois meio a sério meio na brincadeira disse-me apenas para me preocupar se começar a ver fissuras nos cantos da divisão onde está o aqua

 

pois, foi exactamente o que o pref me disse, para alem de que em bibliotecas e predios de centros comerciais e afins estão dimensionados para 300Kg por metro quadrado, estando assim assegurado que o material mais pesado que ha (os livros) não rebentam c a laje.

 

é logico que esporadicamente se pode ter muita gente dentro de uma sala, para alem das mobilias e dos aquas e tudo mais que la possa estar, mas o problrma com os aquarios e que depois da festa eles não vão embora! são pesos constantes que actuam sobre a estrutura continuamente podendo leva-la a rotura por flexão da laje e não por rotura normal.

 

há que contar também com o factor cagaço, mas como não é algo que se possa contabilizar (os tais 50% o que levaria a resistencia para 200 + 50% de 200 que dava 300Kg por metro quadrado) nem muito menos se saiba se o construtor do nosso predio sequer entrou em conta com tal factor... Só coloquei o topico para que alguem que perceba disto nos possa ajudar, eu ainda n acabei o curso por isso ainda n tenho pratica disto, so tenho mesmo medo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cá pra mim ele disse-te isso mas foi para garantir a venda do imovel :lol:;)

 

bem o que eu sei é que seria bem melhor se eu não tivesse lido este topic

tenho eu então la em baixo um aqua de 200x50x60 e uma sump de 120x40x50 pra trazer pro 4º andar de um predio ja com uns 20 e tal anos

(ainda me falta o movel)

 

que me dizem vocês ?

 

não fosse o predio não ter elevador e ja a coisa era diferente pois ja o teria trazido pra cimae já saberia mas como não tem ainda la esta em baixo

 

 

ja agora não ha poir ai voluntarios ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A minha opinião é bem leiga, mas se aquela mesa que fica sob o aquário é de contrapalacado, e apenas tem aquele truque das tábuas em T,aguenta, não me digam que o chão não aguenta.Só se for de facto aqueles prédios muito antigos que as vigas que separam os andares são em madeira e o chão coberto com o soalho e o estuque dos tectos, aí com o envelhecimento, talvez, mas os prédios de hoje em dia, não têm placas de betão??????

E 200 litros????se fossem 1000, bem eu não me preocupo com o meu, estou confiante que o chão vai aguentar, mas se ele começar a inclinar eu aviso-vos. :P

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom eu posso-vos dar a minha experiencia...

 

Tenho em casa um aquário de 160cm (480L mais ou menos, 500 e muitos kilos de peso de conjunto) e um conjunto de aquario de 100cm + sump de 100cm (sensivelmente também 400 e muitos quilos e já foram perto de 750Kg porque já lá estiveram 2 aquários lado a lado com a sum por baixo)

Moro num primeiro andar, num prédio cuja construção deixa algo a desejar.

 

Até hoje ainda não vi rachadelas ou inclinação excessiva em nenhuma das paredes onde estão os aquários.

Um particular... ambos os aquários estão colocados em zonas onde à partida a lage é mais resistente e massiça. O de 160cm está perto de uma janela de varanda e a parede onde está encostado é a parede exterior do prédio.

O conjunto 2 está também encostado a uma parede exterior.

 

Daquilo que sei da fisica os aquários numa lage funcionam pelo mesmo principio de um braço de alavanca... quanto mais longe estivermos do ponto de apoio maior é a força exercida neste.

Portanto, penso que quando se diz que uma placa é projectada para aguentar 200kg/m2 é projectada para aguentar essa carga no ponto mais distante de qualquer apoio, que será eventualmente o meio da sala.

E se pensarmos bem... quem tem cargas estáticas de 200Kg no meio de uma sala? Só se metermos o aquário lá :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Atenção a uma coisa: os predios são dimensionados para uma carga uniformemente distribuida de 250 kg/m2(pelo menos pelo que foi dito, sinceramente não sei o valor)!

O que quer dizer este uniformemente é que é igual a estarem aplicados na lage 250kg em cada m2 e não num m2, isto é completamente diferente! O limite seria aquarios de 250L encostados uns aos outros por toda a devisão.

 

Os nosso aquarios podem ser vistos como cargas pontuais (os pés a aplicarem uma força no chão) o que dá uma volta grande à questão. Tive a fazer umas continhas e numa lage com 4metros entre viga e com um aquario de 2metros no meio da laje cheguei a um valor de 800kg, aproximadamente.

 

Se os vosso aquarios não tiverem uma massa muito superior a esta e nao tiverem mais moveis pesados espalhados pela mesma lage, em principio não há problema. Caso contrario, aconselho vivamente a falar com o contrutor do edificio.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a ler os testemunhos mas deixo aqui o meu:

Estive á tempos a "redecorar" um aqua na casa de um senhor...Ele já o tinha á 1 ano num Duplex "4ºandar" prédio Novo (1ano)...

Antes de eu redecorar era:

 

Aqua 200X60X70 sem pedras sem calha de iluminação. Julgo pesar com o móvel +/-700 Kilos.

 

Após a minha montagem e sem exagero...

200X60X70 + 80 Kilos de Rocha + 30 Kilos Areia + Calha iluminação DIY 15 kilos...Após a montagem surgiu essa conversa da placa da casa não aguentar e quando olhei em meu redor entrei em panico e activei o factor "Super Cagaço"...

As paredes estavam todas rachadas á volta do aqua isto antes de eu redecorar...Pelo que avisei o senhor ele falou com o construtor que disse que tava tudo bem, o senhor tb disse que não havia problema...

 

Hoje passado um ano ele ainda não me ligou...

Será porque tá tudo bem? Perdeu o meu nº Contacto? Ou se me vir dá-me um tiro porque aquilo tá pior?

 

Para quem tem 300 kilos não há problemas...

Mas para quem tem mais de 500kilos é melhor pensar nisso a longo prazo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Tenho acompanhado este tópico e de facto parece-me que o prof não pesca muito do assunto! Eu não tenho qualquer formação na matéria mas a ideia que tenho é que uma placa de betão aguenta com 800 kg/m2 e que a madeira aguenta com 400 kg/m2.

 

Se assim não fosse, eu que peso cerca de 90 kg e mais 3 amigos com o mesmo peso não podíamos estar todos juntos em minha casa!!! Já pensaram que se de facto o valor que foi dito (200 kg/m2) fosse real a maioria dos tectos das casas antigas já tinham colapsado!!!

 

O meu aquário tem 500 litros, a sump mais 150, o refúgio 80. Estimando por alto o vidro pesa uns 50 kg - só com isto tenho pelo menos 750 kg. Como alguns sabem tenho 160 kg de RV, o que faz com que o peso do meu sistema, com suportes e tudo incluído ande à volta dos 1000 kg. Como é óbvio não tenho o aquário assente no chão, mas está "agarrado" à parede lateral casa com 3 poleias grandotas.

 

Quando projectei o meu aqua tive que saber como resolver o problema do peso e um eng de estruturas aconselhou-me a solução que tenho actualmente... (cliquem na minha assinatura e poderão ver com fotos)

 

Acho que necessitamos todos de uma explicação técnica.... mas mesmo técnica!

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Talvez a minha explicação não tenha sido muito boa...

 

Se assim não fosse, eu que peso cerca de 90 kg e mais 3 amigos com o mesmo peso não podíamos estar todos juntos em minha casa!!!

 

Nada disso! Imaginemos que a tua sala tem 30m2, então tem uma resistencia de 7500kg(30x250)se esta massa estiver uniformemente distribuida, ou seja, 250kg/m2. Perceberam agora?

O que limita a laje não é o peso que suporta, mas o momento maximo que este peso lhe transmite(excepto nas bielas). Mas isso é mais complicado de explicar...

 

Mas reforço que, quem tenha aquarios com peso estimado acima dos 800kg fale com um engºcivil para arranjarem uma solução.

 

abraço

 

PS: ainda não vi o valor para que os predios são dimensionados a nivel de laje, mas se um Professor disse que era 250kg (supondo que seja um EngºCivil) acredito, embora ache pouco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nada disso! Imaginemos que a tua sala tem 30m2, então tem uma resistencia de 7500kg(30x250)se esta massa estiver uniformemente distribuida, ou seja, 250kg/m2. Perceberam agora?

 

Os 250 kg será por m2 e o que queria dizer é que não poderia estar com mais 2 amigos do mesmo peso dentro de 1 m2 da minha sala! Isso como deves calcular é um absurdo.

 

 

PS: ainda não vi o valor para que os predios são dimensionados a nivel de laje, mas se um Professor disse que era 250kg (supondo que seja um EngºCivil) acredito, embora ache pouco...

 

Pois... eu também acho pouco!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Os 250 kg será por m2 e o que queria dizer é que não poderia estar com mais 2 amigos do mesmo peso dentro de 1 m2 da minha sala! Isso como deves calcular é um absurdo.

 

Isto se a tua lage tivesse 1m2! Mas não tem! A ligação que um m2 de lage faz com o resto resulta numa resistencia maior pontual!

 

Tens algum conhecimento de fisica? É mais facil explicar se tiveres...

 

Por exemplo na aquariofilia...o teu aquario tem x litros(x>1) e aguenta um concentração de nitratos de y/litro. No entanto, se os nitratos tiverem a zero e meteres para lá um litro com 2y de nitratos os peixes não vão morrer! A concentração daquele litro dissipasse por todo o aquario.

O mesmo se passa com a lage, uma concentração PONTUAL maior que 250kg dissipasse por toda a lage!

 

Deu para perceber alguma coisa?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu predio tem vinte e tal anos, tenho uma biblioteca a abarrotar de livros que deve pesar mais de 1000 kilos, mais moveis, mais computadores, mais sofá e tudo o resto.

Já la estivemos uns 5 ou 6 todos bem grandinhos. Eu ainda tou vivo, a minha vizinha de baixo támbem por isso está tudo bem.

Isso dos 200kg/m2, deve ser naquelas casa de barro, no deserto :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Então estas a dizer que quanto maior a laje maior o peso que lhe podemos por em cima?

 

Não, não é bem isso. O exemplo que dei foi só para dar a entender o que era este uniformemente distribuido.

Mas uma coisa é certa, quanto mais proximo estiver o aquario de duas vigas (em canto) maior poderá ser o peso desse mesmo aquario.

 

As lages (actuais) tem mais ou menos as mesma dimensões. E atenção, porque um sala de 60m2, não quer dizer que tenha uma lage de 60m2.

O mais facil é ver o vigamento olhando para o tecto (são, por norma, iguais por piso) e tentar jogar com isso!

 

Vou ver se hoje vejo qual é o valor ao certo e os coeficientes de segurança.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais