Identificar peixes e corais


jose_marques

Recommended Posts

Boas

 

Precisava de ajuda para identificar os meus peixes e corais...

 

Os peixes acho que estão todos bem identificados, excepto um, que não consegui descobrir. Quanto aos corais, estou completamente no escuro.

 

PEIXES

 

1.

Nome científico - Chrysiptera Parasema

Nome comum - Goldtail Damsel

Nome comum portugues - Donzela

goldtail_damsel.jpg

 

2.

Nome científico - Dascyllus Trimaculatus

Nome comum - Three Spot Damselfish

Nome comum portugues - Dominó

three_spot_damselfish.jpg

 

3.

Nome científico - Amphiprion Ocellaris

Nome comum - Orange Clownfish

Nome comum portugues - Peixe Palhaço

orange_clownfish.jpg

 

4.

Nome científico - Cryptocentrus Cinctus

Nome comum - Sulphur Goby

Nome comum portugues - ?

orange_diamond_goby.jpg

 

5.

Nome científico - Pseudochromis Paccagnellae

Nome comum - Royal Dottyback

Nome comum portugues - ?

royal_dottyback.jpg

 

6.

Nome científico - Centropyge bispinosus

Nome comum - Coral Beauty Angelfish

Nome comum portugues - ?

coral_beauty_angelfish.jpg

 

7.

Nome científico - Paracanthurus Hepatus

Nome comum - Hippo Tang

Nome comum portugues - ?

hippo_tang.JPG

 

8.

Nome científico - Genicanthus Bellus

Nome comum - Bellus Angel

Nome comum portugues - ?

11.JPG

 

 

 

CORAIS

 

1.

Nome científico - Sinularia

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

1.JPG

 

2.

Nome científico - Actinodiscus

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

2.JPG

 

3.

Nome científico - Actinodiscus

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

3.JPG

 

4.

Nome científico - Palythoa

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

4.JPG

 

5.

Nome científico - Discosoma

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

5.JPG

 

6.

Nome científico - Palythoa

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

6.JPG

 

7.

Nome científico - Actinodiscus

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

7.JPG

 

8.

Nome científico - Pseudocolochirus violaceaus

Nome comum - Sea Apple

Nome comum portugues - Maçã do mar

8.JPG

 

9.

Nome científico - Pachyclavularia

Nome comum - Green star polyps

Nome comum portugues - ?

9.JPG

 

 

Cumps,

 

Jose Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1- Donzela

 

2- ???

 

3- Não é um amphirion percula, mas sim um amphirion ocellaris. Noem portugues - peixe palhaço

 

4- YellowWatchman Goby

 

5- Gramma Loreto

 

6- ???

 

7- Hepatus

 

8- ???

 

Corais

 

1- Penso que seja uma sinularia

 

2- Discossoma sp.

 

3- Penso ser outro discossoma

 

4- Palythoas

 

5- Discossoma

 

6- Palythoa

 

7- Discossoma

 

8- Maçã do mar

 

9- Green star polyps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Antes de mais, obrigado pela ajuda. Estive a tentar colocar os peixes com os nomes correctos a partir do fishbase.org

 

3- Não é um amphirion percula, mas sim um amphirion ocellaris. Noem portugues - peixe palhaço

 

Não é a info que tem no fishbase... http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ary.php?id=9209

 

4- YellowWatchman Goby

 

Relativamente a este, eles não o têm lá ... só têm o Watchman goby - Valenciennea strigata . É este?

 

5- Gramma Loreto

 

No fishbase tambem nao é igual ... Tu indicas o http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ary.php?id=5281 mas eles têm como http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ry.php?id=12647

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisa no google. Vais ver que encontras resultados para os nomes dos peixes. E sim isso não é um percula. Percula é este animals0624.jpg

 

e isto é um ocellaris

ishigaki20000721-1amphiprion-ocellaris.jpg

 

O percula tem as bandas pretas laterais mais carregadas.

 

O goby é de facto em pertugues "Yellow watchman goby"

 

Quanto ao gramma.... bem como não conheço bem a espécie talvez seja mesmo outro e nao o gramma

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Marques,

 

 

só um pequeno, grande, apontamento: alguns dos teus peixes estão com Cryptocarion. É melhor reveres o teu sistema e tratá-los com brevidade...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja estive a ler alguma coisa sobre o parasita, mas foi demasiada informação para absorver...

 

Realmente o meu sistema está sobre uma profunda revisão, pois estava com tudo mal... luz, skimmer, circulação e calcio estavam muitissimo abaixo do necessario.

 

Neste momento luz e calcio já estao resolvidos, circulaçao está a caminho (devo receber esta semana as tunze), skimmer tambem está quase (as eheim que preciso para o skimmer chegam junto com as tunze).

 

No entanto, um clarki morreu-me a semana passada, e receio que tenha sido com o mesmo problema...

 

O que posso fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Otal que dizem ser um gramma loreto não sera um

pseudochromio??? Tambem são da familia dos grammas.

Reparei que tenns uma maçã do mar...

Atenção a mudanças da agua e alimentação. Quando morrem o seu corpo larga um veneno que mata todos os seres vivos (experincia propria)

 

Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Peixes

 

4- Cryptocentrus cinctus e não Valenciennea Puellaris

 

5 - Está correctamente identificado é um Pseudochromis Paccagnellae e não um Gramma loretto

 

Corais

 

1 - Provavelmente Lobophyton sp

 

2- Actinodiscus sp

 

3 - Também me parece um Actinodiscus sp

 

4 - Palythoa sp.

 

5 - Não consigo :lol:

 

6 - Palythoa sp.

 

7 - Actinodiscus sp

 

8 - Pseudocolochirus violaceaus - Muito cuidado com este bicho. Atenção com o que o Gustavo te referiu

 

9 - Pachyclavularia sp.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A questão da maçã, é como ter uma bomba de neutrões no aquário:pode nunca acontecer nada e ela estar feliz da vida por muito tempo; pode morrer de repente sem se dar por isso (férias...) e libertar as toxinas na água que, basicamente, matam tudo (dependendo, naturalmente, do tamanho da maçã e do sistema).

 

A utilização constante de carvão activado pode minorar este problema, removendo uma parte significativa das toxinas, mas acho que não se pode dizer que o evite.

 

Já agora, o peixe que faltava identificar é um Genicanthus bellus (macho), com o nome comum, em inglês, de Bellus Angel.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa ficas a saber, ele nao desgosta de corais... :wink:

 

José antes de comprar seja o que for devias-te informar primeiro, vê-se que compraste praticamente tudo sem sequer saber que peixes/Corais são e consequentemente, as suas necessidades. Claro está isso resulta normalmente em mortes e peixes/corais que não sao compativeis com os recifes.

 

Essa maçã do mar vai ser a tua maior desilusão, devolve-a á loja quanto antes, fica o conselho.

 

Compraste 2 donzelas que tambem sao bastante agressivas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Geniacanthus bellus a par dos outros membros do género ( G. lamarck, melanospillus,watanabei ,etc ) são encelentes para aquários de recife. São dos poucos anjos que realmente não tocam nos corais. saõ por exemplo mais seguros que o paracanthurus hepatus. São planctivoros e comem na coluna de água.

 

Quanto à maça do mar como te disseram só há uma coisa a fazer - removê-la.

 

Quanto ao ictio vai, infelizmente, matar-te alguns peixes. O Pseudochromis e o Centropyge bispinosus estão afectados também

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

Infelizmente montei todo o meu sistema, e comprei tudo orientado por um logista... Quando comecei a ter problemas cheguei à conclusão que o logista sabia muito pouco do que estava a fazer!!

 

Tenho o aquário desde Maio de 2004, todos os peixes são dessa altura (ou 1 ou 2 meses depois)... Já me morreram 7 peixes, 6 dos quais nos ultimos 4 meses. Fui completamente atacado por algas, e tive inclusive um peixe com um olho de fora (uma intoxicação por bolhas de ar na corrente sanguinia)...

 

Tentei acompanhar tudo o que era feito, e segui todos os conselhos que me foram dados... tudo o que foi comprado foi orientado pelo logista, que conhecia completamente o meu aqua, e tudo o que tinha dentro. Por isso, maças do mar toxicas, ou peixes que comem corais foram lá colocados por ele...

 

Infelizmente, só no ultimo mês cheguei à conclusão que tinha que fazer tudo por mim próprio!!

 

Sendo assim, estou a aprender o que posso, o que não posso, e o que é obrigatório!

 

Espero conseguir resolver os problemas principais antes de perder mais algum peixe...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

Quanto à maça do mar como te disseram só há uma coisa a fazer - removê-la.

 

Vou tentar arranjar coragem... gosto mesmo muito da maça...

 

Quanto ao ictio vai, infelizmente, matar-te alguns peixes. O Pseudochromis  e o Centropyge bispinosus estão afectados também

 

Quanto ao pseudochromis, a foto parece dar a indicação disso, apesar de ao vivo não me parecer... observei os peixes hoje durante muito tempo, e parece-me que este não tem nenhuma pinta branca, nem se está a roçar nos corais... está com energia e come bem.

 

Quanto ao Centropyge, também me parece que não... mas o que viste na foto que te indique isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relaçao ao Anjo, talvez esteja errado e tinha baseado a minha opiniao no unico peixe que conheci ao vivo :P, que por acaso ja tinha destruido uma acropora. Mas talvez seja como todas as espécies :D há sempre uma ovelha negra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais