Ajuda para iniciação do ecosistema no meu primeiro Aqua!!!


Peterche

Recommended Posts

Vivas!

Tenho o meu primeiro a aquário, que mede 55x30x40. Já sei que não será dos melhores para um comunitário com muitas espécies, mas dentro do possível queria que me dessem alguma ajuda para a minha iniciação na aquariofilia. Tenho algumas duvidas...

 

1º Após instalar o aquário na minha sala e depois de o encher queria saber que cuidados deveria ter antes de la colocar os peixes? Falaram-me em colocar inicialmente 2 gotas de betadine e esperar uma semana para que desinfecte a água. Portanto digam-me quais aqueles cuidados imprescendiveis no inicio.

 

2º Quais as espécies de peixes devo comprar tendo em conta todos os factores(Serem de Superficie,de linha intermédia ou de fundo, ter em conta que algumas espécies terão de estar em cardume e tb que n sao compativeis com outras, serem peixes de fácil manutenção para um inexperiente como eu, etc...)

 

3º Sabem alguma loja que seja fiável, barata, e com diversidade na fauna?

 

4º Estou de ouvidos abertos para os concelhos que me possam dar!

 

Desde já agradeco a preocupação e espero eu tb no futuro poder ajudar muitos futuros aquariofilistas...

 

Obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia Pedro Martins...

Antes deicha-me dizer que se calhar n sou a pessoa mais indicada pra te ajudar porque tb só comesei com isto á uns dias :wink: , mas vou tentar esclarecer-t algumas duvidas:

 

1º nunca ouvi falar em colocar betadine na água (se calhar até dá resltado mas n é necessario) o que eu fiz foi colocar um produto anti cloro e outro com bacteria para iniciar o ciclo de azoto, mais nada.

 

2º A meu ver 1 espécie que é bastante resistente, bonita e nada por todo o aquario são os "Guppys" mas n t eskexas que tens que esperar plo menos 2 semanas antes de colocar os primeiros peixes, e só dpois podes colocar mais peixes de forma gradual...

 

3º n te posso ajudar...

 

Boa sorte...

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora podias-me explicar no que consiste esse ciclo do azoto? É que já ouvi falar mas n percebi muito bem.

 

Agradecia.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo devo dizer que comecei à bem pouco tempo também, e cometi muitas asneiras... que só acabaram (diminuiram :wink: ) quando comecei a ler muita coisa como um doido :D , recomendo que faças o mesmo

 

1º Após instalar o aquário na minha sala e depois de o encher queria saber que cuidados deveria ter antes de la colocar os peixes? Falaram-me em colocar inicialmente 2 gotas de betadine e esperar uma semana para que desinfecte a água. Portanto digam-me quais aqueles cuidados imprescendiveis no inicio.

 

:wink: nunca tinha ouvido falar de tal coisa, mas não me parece grande ideia... o meu conselho é que compres um qualquer produto tipo "aquasafe" para eliminar o cloro e metais pesados contidos na água da torneira

 

2º Quais as espécies de peixes devo comprar tendo em conta todos os factores(Serem de Superficie,de linha intermédia ou de fundo, ter em conta que algumas espécies terão de estar em cardume e também (palavra corrigida) que n sao compativeis com outras, serem peixes de fácil manutenção para um inexperiente como eu, etc...).

 

Por enquanto não convém meter peixes nenhuns, o aquário deve ciclar pelo menos uma semana, deves meter um pouco de comida para peixe dentro do aquário para iniciar o ciclo e só depois introduzir um peixe de uma espécie resistente... seguidamente deves ter cuidado com a campatibilidade de espécies e respeitar a regra de 1 cm de peixe adulto para 1 litro de água. Os habitantes devem ir sendo introduzidos gradualmente.

 

Espero ter ajudado, mas aguarda opiniões dos mais experientes :wink:

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo concelho, mas haverá risco se colocar os peixes antes de iniciar o ciclo do azoto?

 

E se alguem me poder recomendar, quais os peixes k devo comprar para iniciar a fauna no meu aquário?

 

Conheçem algumas lojas na zona do barreiro ou arredores k sejam de confiança?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o risco de pores os peixes logo é que nao havera bacterias para eliminar os produtos excretados pelos peixes :wink: . Os peixes eu acho que devem ser ao teu gosto , basta informares-te sobre a compatibilidade entre eles 8) . pessoalmente aconselho-te os tetras #food ( mas isso e uma opiniao pessoal ) basta seguires a regra de 1cm de peixe adulto por cada litro de água :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra um SAE ( siamese algae eater ), são muito resistentes, no meu ver a compra ideal para o inicio ( ao fim de 3 ou 4 dias ) de um ciclo.

 

Mas lê este site, cobre-te 80% das duvidas...

 

http://faq.thekrib.com/pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

também comecei há pouco tempo e só te posso dizer uma coisa. Lê tudo o que puderes, quanto mais melhor.

Dois sites que me tiraram algumas dúvidas:

 

http://www.aquahobby.com/b_home.php

 

e se tiveres facilidade com o inglês podes consultar

 

http://www.fishprofiles.com/profiles/defau....aspx?pnl=fresh

 

Espero ter te ajudado

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda desde já!

 

Fui me informar e realmente optei por antes de colocar os peixes, iniciar o ciclo. Quero k me digam a vossa opinião em relação aos produtos que comprei.

 

O rapaz da loja aconcelhou-me a fazer um tratamento durante 8 dias, colocando tampa e meia do frasco de purificador "Aqua + plus" para o cloro no primeiro dia (Hoje), e vou por todos os dias tampa e meia tb de "Cycle" para criar bactérias e eliminar os nitratos e o excesso de amónia. Disse-me tb para ao 4 dia testar o PH da água, com um "PH test". Se estiver entre os 6.8 e os 7.2 posso já colocar peixes.

 

Queria que me informassem se estarei a fazer bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres tempo para ir a lisboa... ve 1º o site... www.aguaviva.com.pt

 

Já estive a ver o site! pareçe-me fantástico e tb me pareçeu bastante fiável em relação à qualidade dos peixes. Vou tentar lá ir, mas keria esperar para kd for colocar os peixes para kd for comprar logo.

 

Quanto ao tratamento penso que este chegará. Vou esperar para obter resultados!~

 

Digam-me uma coisa, eu iniciei o ciclo com o tratamento descrito em cima, mas ja li aqui que era bom colocar tb somente um peixe para ajudar no processo. Isto é verdade ou não? Se sim que espécie de peixe é mais aconcelhada para esta finalidade? Eu li que um Crossocheilus siamensis é bom!?

 

Obrigado pela ajuda... Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado uma semana ou duas do aqua estar a ciclar podes por um ou dois peixes, por exemplo corydoras ou um betta, peixes que sejam resistentes.

Estar a ciclar? Se não há produção de amónia como é que esperas que o aquário cicle? Não pode... sem amónia não tens um aquário ciclado, tens um aquário com água em movimento.

 

Respondendo ao Peterche:

Os produtos "milagrosos" que te deram na loja são quanto a mim e desculpa a frontalidade uma boa tanga e perfeitamente desnecessários, só servem para gastar dinheiro.

 

De nada serve andar a meter bactérias engarrafadas todos os dias se depois elas não têm nada para comer...

E o anti cloro é outra... o cloro na água dissipa-se apenas com agitação da água, não é preciso mais e meter anti-cloro num aquário que não tem qualquer peixe é um perfeito contrasenso quanto a mim, pois o cloro faz mal é aos peixes... à água nunca ouvi/li que fizesse mal :)

 

O ciclo do azoto só se inicia quando tiveres amónia na água, que é o alimento das bactérias.

Para teres amónia na água tens 3 hipoteses:

-Meter comida na água e deixar que a sua decomposição gere amónia.

-Deitar amoniaco na água... mas aqui nem pensar em ter peixes senão matas os bichos todos.

-Meter 1 peixinho resistente. O peixe vai urinar na água e a urina é uma boa fonte de amónia, tal como os restos de comida que o peixe não vai comer e claro está as cagadelas.

 

Se tiveres amónia na água as bactérias engarrafadas até ajudam qualquer coisa mas não fazem milagres... e a amónia apenas alimenta um numero limite de bactérias, o que significa que se meteres bactérias a mais elas vão morrer de fome prejudicando o equilibrio que se pretende atingir.

 

Resumindo, na minha opinião:

-Esquece os anti-cloros... até porque se tiveres o azar de a tua água ser tratada com cloramina o anti-cloro vai fazer mais mal que bem. Qualquer água colocada em repouso ou com uma bomba de ar por 24h fica limpa de cloro, ou mesmo deitar a água em cascata para dentro do aquário já liberta o cloro.

-Mete 1 peixe resistente e trata dele normalmente. Vai medindo regularmente a amónia para veres se não atinge valores muito altos.

-Ao fim de 2 ou 3 dias com o peixe no aquário podes se quizeres adicionar algumas bactérias. Antes disso não aconselho porque a amónia existente não vai chegar para as alimentar.

 

Penso estar tudo.

Desculpa a frontalidade mas fico um bocado chateado quando as lojas vendem os produtos sem se preocuparem em explicar o básico... depois o pessoal pensa que está a fazer tudo bem, mete os peixes e os peixes acabam por morrer porque o aquário não estava ciclado e lá se perde mais um aquariófilo porque teve uma má experiencia no inicio.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres tempo para ir a lisboa... ve 1º o site... www.aguaviva.com.pt

Já vi... e sinceramente fiquei abismado com as gralhas!

 

Esperava que uma loja soubesse por exemplo que os altolamprologus compressiceps ou mesmo os altolamprologus calvus são peixes do tanganika e como tal o seu ph não é 7 a 7,5 como referido mas sim 8 a 9... é apenas 100 vezes mais alcalinidade...

 

Também fiquei muito admirado em saber que peixes de dieta estritamente vegetariana como sejam os tropheus podem ser alimentados com comida viva e congelada :)

Estou mesmo a ver o pessoal a dar larvas de mosquito vermelho aos tropheus e a perguntar-se porque motivo o seu peixe que foi tão caro morreu em 24h...

 

E isto foi apenas uma pequena passagem em algumas das espécies do tanganika, nem vi as do malawi.

Gostei especialmente dos nomes comuns... já tinha visto nomes muito interessantes mas fiquei a saber que no meu aquário de tropheus tenho:

-ciclideo espigado

-ciclideo delgado marmore

 

Resumindo... até pode ser uma boa loja... mas o site precisa de umas correcções de fundo pois tem erros que simplesmente podem significar a morte dos peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é verdade ou não? Se sim que espécie de peixe é mais aconcelhada para esta finalidade? Eu li que um Crossocheilus siamensis é bom!?

 

Penso que seja dos mais resistentes, escolhe um (relativamente) pequeno, pois crescem um bocadito...

 

Foi o que eu fiz e dei me muito bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estar a ciclar? Se não há produção de amónia como é que esperas que o aquário cicle? Não pode... sem amónia não tens um aquário ciclado, tens um aquário com água em movimento.

Mete 1 peixe resistente e trata dele normalmente. Vai medindo regularmente a amónia para veres se não atinge valores muito altos.  

-Ao fim de 2 ou 3 dias com o peixe no aquário podes se quizeres adicionar algumas bactérias. Antes disso não aconselho porque a amónia existente não vai chegar para as alimentar.

 

Obrigada pela variedade de informação!

 

Nuno Antunes - não fiko chateado pela tua frontalidade, aliás todas as opiniões são importantes. Agradeço pela atenção.

 

O rapaz da loja o k realmente me disse foi o k ja vos descrevi, que eu colocava o produto com bacterias na água e esperava 8 dias, e testava o PH, quando estivesse entre os 6,8 e os 7 poderia colocar os peixes. Mas ja vi que se calhar levei um barrete.

 

Enfim, mas gostava k me pudesses dizer melhor como posso fazer para ciclar. já percebi que terei de colocar um peixe resistente não é, e deixar k ele ande sozinho no aquário fazendo as suas necessidades e juntamente coloco comida. Assim obtenho a amónia e deixo k as bactérias façam o resto.

 

Enfim gostava de saber se estarei a proceder bem. Agradeço toda a informação que me puderem dar.

 

Já agora o peixe que indiquei é aconcelhável para iniciar o ciclo?

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Pessoal!

 

Já coloquei os primeiros peixes no meu aqua para ciclar. Comprei um Barbo titeya, um barbo tigre e um escalar, apesar de em relaçao a este ultimo achar k fiz mal.

Contudo o que vos keria dizer é k agora k os coloquei notei algum comportamento estranho neles. Todos ao inicio fikaram meio atordoados, mas penso k será tb normal, o barbo titeya passado uns tempos começou a fikar normal e já anda e come normalmente, aliás até come demais, pork o barbo tigre só de vez em kuando é que dá um ar da sua graça e move-se, enkuanto k o escalar está parado no mm sitio o tempo todo e n come.

Gostava que me dissessem se será normal este comportamento neles!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.