Ofreceram-me um aquario ajudem-me...


Mistic

Recommended Posts

boa tarde...

 

Como o meu topico comenta recentemente ofereceram-me um aquario de 60x30cm de água quente...

 

Quem me ofereceu por ignorancia nao teve cuidado na compra, simplesmente comprou o aquario mais alguns peixinhos e espeou-os la dentro sem os devidos acessorios (areia para fundo etc)...

 

Por isso como nao entendo muito bem estes assunto mas sempre tive coriosidade nesta materia vou-me iniciar mas para isso preciso da vossa ajuda....

 

o aquario trouxe um filtro e um termostato que ja pus a uma temperatua de 26graus...

 

Ja fui a uma loja da especialidade e ja fiz uma encomenda de plantas e o respectivo adubo...

 

Ainda nao fiz qualquer alteracao para evitar incomodar os peixes... Só estou a espera que as plantas cheguem para fazer tudo duma vez...

 

Agora a minha duvida é:

 

1- como vou fazer para tirar os peixes e montar o aquário?

2- o filtro e o termostato chegam??

3- para as plantas que vao ser naturais precisam de mais alguma coisa?

4- depois de montar o aquario com as plantas posso meter logo os peixes?

5- Tenho lido por aqui pelo forum os membros a falar de CO2 isso é para as plantas?

 

Outra coisa... desde que tenho os peixes nestas condicoes... Se o fundo, plantas e so c o filtro a trabalhar e termostato a água ficou turva... Gostava de saber porque?

 

desculpem-me se alonguei no discurso mas necessito mesmo de ajuda...

 

cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Bem vindo ao forum e a este fantástico hobbie :D .

Respondendo ás tuas perguntas:

1- Simples pegas numa rede e apanhas os peixitos depois, coloca-os num alguidar com a agua do aquario. (certificate que no alguidar nunca foram postos produtos tóxicos).

2- Era mais facil se indcasses o filtro e o termostacto para respondermos, mas como disseste que metes a agua a 26ºc deve chegar.

3-Precisas de areão, substracto, e qualidades quimicas da água para a planta . ah e...paciência :D .

4-É melhor deixares o aquário ciclar por duas ou mais semanas, com o filtro e termostacto ligados.

5-Sim podes fazer caseiro. É so procurares no forum.

 

A outra pergunta é so esperares que o aquario cicle.

 

cya

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este hobby que concerteza te vai acompanhar por muitos e bons anos, trazendo-te muitas tristezas mas ainda mais alegrias...

 

Quanto às tuas perguntas:

 

1-se bem percebi já lá tens os peixes sem areão certo? das duas uma, ou tiras a água toda e os peixes para um recipiente (atenção em desligar o aquecimento) e fazes o trabalho de por a areia , depois a mesma água e os peixes, ou vais colocando a areia aos poucos e poucos (em vários dias) com a ajuda duma rede por exemplo. 3 cuidados: lava bem a areia , a água que já tá no aquário é para aproveitar e "trabalhar sempre em segurança", ou seja, tudo desligado da elecricidade.

 

2-o filtro e aquecimento "em principio " chegam. A questão do filtro é que pode ser mais discutível-depende dos peixes e depende das necessidades de filtração da água que necessites (muitas vezes também de factores estéticos)

 

3-eu cancelava a encomenda das plantas, de certeza que escolheste plantas que "não servem" para ti, o melhor é leres umas coisas acerca das plantas e das suas necessidades , nomeadamente luz e também da compatibilidade dos teus peixes com plantas...Se o teu aquário em termos de equipamente tem algum "ponto fraco", de certeza é em termos de iluminação. Para quê gastar dinheiro em plantas já para elas daqui a 2 meses morrerem?

 

4- As plantas são amigas dos peixes e alguns peixes são "tão amigos" que até comem as plantas (não são as amizades coloridas mas amizades comestíveis :?). De qualquer forma, já referi que é cedo para as plantas.1º informa-te e depois age! De qualquer forma , se já soubesses que esta ou aquela planta era "boa", claro que as podias por logo com os peixes ...

 

5-CO2 é para as plantas, mas como não terás plantas no próximo mês :)não te preocupes com isso :). Tens outras coisas com que te preocupar, por exemplo aguentar esses peixes vivos...1º passo areia...2ª informação acerca dos peixes e sua compatibilidade,3ª iluminação e plantas...e por aí fora...

 

 

"Água turva"e ciclo do azoto podem ser dois bons tópicos para começares a tua pesquisa aqui pelo fórum

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela preocupacao...

 

em relacao as plantas eu indiquei ao dono da loja de animais os peixes que tenho... tres neons,um escalar,botia_palhaço e mais tres que nao sei o nome...

 

O dono da loja aconselhou-me segundo os peixes que tenho...

mas deixo aqui um pedido para me aconselhar...

 

inflizmente nao vou poder anular o pedido porque ja deixei tudo pago e nao fazem devolucoes de dinheiro nem trocas...

 

[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, parece que dei mais ênfase à compatibilidade dos peixes com as plantas como factor determinante e não tanta à iluminação...

Isso deveu-se ao facto de como ponto de partida não saber que peixes tinhas. Mas "sabia"/ "imaginava" que iluminação tinhas, ou seja pouca ou quase nenhuma para 90% das plantas aquáticas submersíveis...

Continuando sem saber que iluminação tens, mas "imaginando" que tens uma lâmpada de 15w, as escolhas não são abundantes....mas como ponto de partida se tivesses escolhido ( te tivesse sido aconselhado )anubias e fetos de java ter-te-iam prestado um bom serviço...

De resto, que iluminação tens e que plantas estão a caminho?

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Bem vindo(a)

 

Se quiseres aconselho-te a leitura deste site:

 

http://faq.thekrib.com/pt/

 

Depois as dúvidas que ainda tiveres coloca-as aqui que vais obter todas as respostas que necessitas.

É pena não teres começado da melhor maneira mas pelo menos vieste ao sitio certo.A partir de agora quando tiveres alguma dúvida pergunta primeiro em vez de agires para evitar mais erros que muitas vezes saem caros(No animo e na carteira).

Já agora quando tiveres um bocado completa o teu perfil.

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

 

agradeco a vossa ajuda preciosa nesta materia e desde ja passo a desenvolver o que se ta a passar la por casa...

 

Ja retirei o peixes do aquario e meti dentro de um recipiente com o termostato ligado para poder mexer a vontade no aquario...

 

Eles ja se encontram no recipiente desde Sabado e ate agora tem-se aguentado...

 

Fui a loja onde encomendei as plantas e desta vez falei c o gerente e expliquei o caso... O gerente mostrou-se compreensivo e consegui suspender a compra das plantas e fiquei com uma nota de credito na loja para compras futuras...

 

Ja acrescentei areão a base de silica no fundo e deitei a agua que ficou um pouco turva mas depois de uma noite c o filtro ligado aquilo parece estar resolvido... Deitei um pouco de sal fino de cozinha que segundo o gerente da loja previne uma certa doenca nos peixes...

 

Perguntaram-me que tipo de luz tenho e a unica coisa que pude apurar é que a lampada tem a seguinte ref: R15T8 Bio nao sei se isto ajuda em alguma coisa...

 

Gostava de saber ate quantos peixes posso ter neste aquario...

 

Se acharem que posso fazer ou se falta mais alguma coisa por favor comentem...

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a regra que eu li aqui e que tambem estou a usar no meu aquario é 1cm de peixe ADULTO por cada litro de agua :wink: informa-te do tamanho que atinge cada peixe que tens ou que queiras comprar :D

 

PS : para veres a capacidade do teu aquario e fazeres a seguinte conta comprimento (cm) X largura (cm) X altura (cm) : 1000

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntaram-me que tipo de luz tenho e a unica coisa que pude apurar é que a lampada tem a seguinte ref: R15T8 Bio não (palavra corrigida) sei se isto ajuda em alguma coisa...

 

Lampada incandescente ou fluorescente? se fluorescente com que comprimento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

 

tenho uma duvida quanto ao tempo de luz que devo manter no aquario...

 

Tenho feito o seguinte.Deixo a luz desligada durante o dia e ligada a noite sera que estou a fazer o mais correcto? Caso contrario corrijam-me.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se n estou errado o tempo de luz varia dependendo do tipo de peixes e tipo de plantas.

 

mas axo k não estas a fazer as coisas da maneira correcta...

1º vai favorecer o crescimento de algas estando o aquario com 24h de luz(luz natural+luz artificial)!

 

2º o metabolismo das palntas e peixes vai atrofiar!

os peixes e plantas presisão de pelo menos algumas horas de escoridão total...

 

isto é só a minha opinião...

não sou nenhum expert, é melhor esperares pela resposta de alguem mais entendido nesta matéria.

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Para ja os peixes estao a dar-se bem... ja vai fazer uma semana sem perdas de peixes... Mas reparei que a água esta a ficar turva... Sera que o meu filtro nao é suficiente?

 

O aquario tem cerca de 60cmx40cmx30cm e o filtro é um AQ300 da aquapor que vinha junto...

 

Também noto problemas em manter a temperatura do aquario estavel, em dias de maior frio a tempratura desce ate aos 22G... Ja aumentei o termostato para 30G mas mesmo assim so consigo um pouco mais cerca de 23/24G, o termostato é de 100w!!

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tudo correr bem, ou seja, se os peixes sobreviverem vais ter alguns "problemas", porque, pelo que li tens um escalar e um botia palhaço, estes peixes crescem muito e um aquario de 60cm e pequeno...

 

Tens feito mudanças de agua regularmente (de 8/15 em 8/15 dias)?

 

Talvez a turvaçao da agua se deva a isso...

launch1au.gif

 

Eu ja li... e tu?

 

About me http://miguelcpg.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim T8 de 60 anda perto dos 15W na esmagadora maioria das marcas

as T8 de 60..(59cm) sao de 18W penso eu de que.... ao menos as da Philips sao. Acho que sao mais caras e tal.... mas ate agora em 1 semana de luz nova as plantas... crescem todos os dias a olhos vistos (ah tenho tbem uma especial pra plantas lol)

 

.... tudo isto para dizer k t8 de 59cm sao d 18w...

 

Cumps!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

 

tenho uma duvida quanto ao tempo de luz que devo manter no aquario...

 

Tenho feito o seguinte.Deixo a luz desligada durante o dia e ligada a noite sera que estou a fazer o mais correcto? Caso contrario corrijam-me.

 

Obrigado.

 

Pensado como se estivesse a ver a natureza..... Os peixes estao sujeitos a 24H por dia de luz? ou também têm direito ao escuro? Pq sera que existem as tais luzes Moonlight? ou simplesmente as luzes todas desligadas?

Acho mais facil pensar assim, mas talvez ate possa estar enganado nao é?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho estado a mudar parte da agua e aquilo parece que ja esta menos turvo...

 

para a semana volto a mudar mais um pouco...

 

coloquei o termostato em frente a saida do filtro mas a temperatura nao sobe mais de 22,23 graus...

 

tenho o termostato colocado a 28G

 

estara alguma coisa de errado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloquei o termostato em frente a saida do filtro mas a temperatura não (palavra corrigida) sobe mais de 22,23 graus...  

 

tenho o termostato colocado a 28G

 

estara alguma coisa de errado?

 

Sim, o teu termostato... :D

O teu aquario deve ter a volta de 50litros, nao? 100W e mais que suficiente para aquecer a agua. Alem do mais, 60cm nao e muito para se notar um degrade assim tao grande.

 

Faz as seguintes experiencias:

 

a) Coloca o termometro nos 4 cantos do aquario e mede a temperatura passados uns 30minutos. Verifica se existem discrepancias significativas;

b) Dispoe o termostato numa posicao obliqua ao fundo do aquario (i.e, de forma a ocupar o maior espaco horizontal, mas sem ultrapassares os 45graus). Faz a mesma coisa medindo os 4 cantos do aquario.

c) Ve se o termostato liga e desliga muitas vezes. Observa se ves "ondas de calor" a sair do termostato quando ele se liga...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivelmente tens o termostato avariado! Para um termostato de 100W não se consegue manter a água acima dos 24º é porque não deve estar bom. Desde que trabalhe bem podes arranjar um termostato até 75W.

 

Outra coisa... o filtro não deve ser suficiente. Tem de ter um caldal de pelo menos 400L por hora.

 

Quanto aos peixes poderás vendê-los ou trocá-los aqui no forum (pelo menos o bótia palhaço e o escalar) que vão ficar muito grandes e não vão certamente faltar interessados. Se não quiseres "desfazer-te" deles, até porque foram oferta, podes sempre arranjar um aqua de um metro!!! :wink:

 

As plantas, com essa iluminação, poderás colocar anúbias, fetos e musgo de java, vallisnerias, cryptocorine, porque são plantas que não precisam de muita luz. Podes manter a luz do aqua ligada entre as 17:00 e as 24:00. Se tiveres o aqua num local com pouca luz natural terás de ligar mais cedo (existem uns temporizadores que te tratam do assunto).

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

ja trago mais desenvolvimentos...

 

Tenho o termostato em frente a saida de agua do filtro em 28G e atemperatura ja subiu mas nao passa de 23,24G... ja li por aqui que o ideal seria 26 a 28...

 

que poderei fazer mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.