Poda (Limnophila Sessiliflora)


Pedro Milhazes

Recommended Posts

Boas..

 

Tenho Limnophila Sessiliflora plantado no meu aquário, mas elas cresceram bastante e estão quase a sair da água, e eu estava a pensar cortá-las...

 

mas não sei bem como fazer sem as danificar!!

 

devo cortar em cima??

 

ou em baixo e voltar a plantar? (cortando a raiz ela não morre?)

 

tenho outra questão...quando comprei veio num vaso, e vinha cerca de 5 pés nesse vasso, e eu não as tirei de lá?? deveria tê-lo feio e espalhado os pés pelo aquário?? é que agora começam a surgir novos pés pela esponja q vinha no vaso e tenho receio de que crescem tortas por falta de espaço.

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi... olha é assim...eu tenho valegenerias...e corto-as por cima...ate hoje nenhum probelema...espera que te digam mais coisas sobre o assunto...

Mais uma coisa...quando as compraste deverias ter tirado o vaso...lavar bem as raizes para nao irem caracois ou outros tipos de bixos...e porque as vezes vem...tu nem das conta....

E depois Pimba...tens pragas sem necessidade...depois se quiserem voltas a por o vaso e voila:D

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

oi... olha é assim...eu tenho valegenerias...e corto-as por cima...ate hoje nenhum probelema...espera que te digam mais coisas sobre o assunto...

 

NASSIS valegenerias não existe. São Valisnérias e não deves cortar na folha mas sim junto ao rizoma. Se cortas as folhas, elas sofrem necrose e acabam por morrer.

 

Pedro podes cortar acima ou abaixo dos nós do caule. Passados alguns dias, novos caules vão nascer dos nós junto à zona onde a planta foi cortada. Podes aproveitar as porções que cortaste e voltar a plantar. Após a poda, não arranques a parte que já está enraizada. Ela vai originar novos caules como já disse na zona dos nós, ficando a planta mais compacta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

oi... olha é assim...eu tenho valegenerias...e corto-as por cima...ate hoje nenhum probelema...espera que te digam mais coisas sobre o assunto...

 

NASSIS valegenerias não existem. São Valisnérias e não deves cortar na folha mas sim junto ao rizoma. Se cortas as folhas, elas sofrem necrose e acabam por morrer.

 

Pedro podes cortar acima ou abaixo dos nós do caule. Passados alguns dias, novos caules vão nascer dos nós junto à zona onde a planta foi cortada. Podes aproveitar as porções que cortaste e voltar a plantar. Após a poda, não arranques a parte que já está enraizada. Ela vai originar novos caules como já disse na zona dos nós, ficando a planta mais compacta.

 

Quando compras plantas envasadas, convém sempre retirares a lã que vem agarrada às raízes e plantares os caules independentemente, para permitir um bom desenvolvimento das raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu corto nas folhas a montes de tempo ...Mas tambem nao da geito nenhum cortar as plantas mesmo ca de baixo...

...por isso...vou continuar a cortar mesmo da folha..No dia que der problemas eu digo qualquer coisa:D ...ate hoje tem crescido...todas as semanas la eu corto um ganda matagal:D

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho esse problema com a minha Limnophila Sessiliflora no meu aquário!!

Podes cortar pelo caule que não há problema.

Se quiseres, ainda podes plantar esse caule que cortaste que ele cresce facilmente (se tiver as condições normais,claro!!)...

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

confimo o que foi dito anteriormente. Eu também tenho no meu aqua e tenho que as podar todas as semanas. Eu prefiro cortar rentinho logo após um nó. Desta forma surge um "ramo" novo nesse lugar e não fico com um inestético "pau" na terminação da planta.

 

Acho que as devias tirar do vaso e plantá-las em grupo no aqua. Se fizeres isso, aproveitas e pod-las logo pelo tamanho desejado. Até ficas com mais pés para plantar ou vender. Se não tiverem raízes não faz mal, podes plantá-las imediatamente. Mas caso as deixes a boiar durante uns dias vais ver que elas desenvolvem as raízes a uma velocidade enorme.

 

Abraço e boas podas!

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmmaritins ...nem mais...eu custumo ter umas folhas de plantas sejam kuais for nas maternidades...e aquilo cria pintelh* k nunca mais acaba:D

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Nassis:Tu cortas as valisnerias pelas folhas e as folhas metes na maternidade e cresce tudo novamente?Seja que planta for? :lol: :D :P:wink::lol::lol::shock: Não estas a confundir com riccia ou musgo?Essas sim podem-se cortar por todos os lados que voltam a crescer, agora valisnerias e plantas de folhas? :o:o:o:o

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais