[DIY] calha - iluminação para aquario hexagonal .


Quimpecavel

Recommended Posts

Com problemas na tampa original do meu 'hexapor' (aquário hexagonal), decidi colocar mãos à obra e construir a minha própria "interpretação de iluminação hexagonal" e já agora adicionar mais alguns watts de potência à fraquinha de fábrica...

 

Aviso que o que aqui podem ver não são fotos das diversas fazes do meu projecto (como é habitual por aqui!!), mas antes, do produto já acabado. E não foram feitas porque julguei que ninguém iria ter interesse numa tampa com este formato (sem ofensa amigo Governa! :wink: ) por isso, espero que sejam elucidativas, pelo menos para ter uma ideia!!

 

material:

- acrílico transparente (mas aconselho o opaco)

- cola específica para acrílico (posteriormente posso dizer a marca, mas agora não me lembro...)

- tinta acrílica em spray (para pintar a tampa exteriormente, já que a luz escapava-se toda para os lados, e para um melhor aspecto final...)

- cabo eléctrico

- ficha 'macho' e pêra para 'ligar/desligar' o conjunto

- todos os componentes eléctricos de um candeeiro de casa de banho com lâmpada circular (casquilho, balastro, arrancador, suportes da lâmpada e respectivos fios...)

- serra tico-tico, grosa, lima e lixa

- berbequim e brocas (para os furos de respiração da condensação)

- pequena chapa de inox (como reflector)

- [não achei qualquer uso para o suporte metálico e a tampa plástica que montavam o candeeiro original 'desmantelado'...]

 

Os materiais foram conseguidos na loja AKI de Aveiro, o candeeiro numa 'loja de chineses' (pelo preço convidativo :D ) e as ferramentas estavam cá por casa!

 

Assim, temos:

 

tampa1.JPG

tampa2.JPG

tampa3.JPG

tampa4.JPG

tampa5.JPG

tampa6.JPG

tampa7.JPG

tampa8.JPG

tampa9.JPG

tampa10.JPG

 

Pelo que as fotos dão a perceber, o acrílico foi cortado e colado pela forma do rebordo que o aquário tinha para que pudesse encaixar sem esforço (muito trabalho neste capítulo :evil: ); toda a parafernália eléctrica foi colocada numa caixa à parte que fica escondida atrás do aquário (aqui retirei ideias de um outro projecto diy deste fórum: visível pela rede metálica!! :roll: ); o reflector de inox, cortado à medida interior da tampa, ficou seguro entre os suportes da lâmpada e a tampa de acrílico sem colas desnecessárias; as ligações que se vêm dentro da tampa estão agora também isoladas (coisa que não se vê nas fotos...); a lâmpada tem 20w (mesmo à medida dos meus 20 litros disponíveis no aquário!! :D )

 

Este é o resultado final:

tampa11.JPG

tampa12.JPG

 

Já agora, se fôr do vosso interesse, o setup do aquário também pode entrar aqui, ou posteriormente farei outro tópico para o apresentar no 'fotos/vídeos' deste fórum :)

Qualquer info adicional (isto é críticas e bocas!!!! ;) ) é só pedir!

E um bom trabalho pra ti Governa!!!!! acho que foste a única razão do tópico existir!!!.....

Abraços e beijos a todos :D

 

PS: não tenho qualquer formação na área da electricidade (... e sobrevivi!!!! :lol: )

"água fresquinha é asneira!"... (in Gato Fed.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom post! Já tirei daqui alguns apontamentos. Deixo uma chuva de questões:

 

1- Entre a lâmpada e a superfície da água existe algo a separar? Algum vidro ou acrílico cortado à medida?

 

2- Como foram isolados os fios interiores da calha?

 

3- Uma questão que me intriga, como assenta a nova tampa no aquário? Pelas imagens, uma tampa similar no meu hexagonal 'enterrava-se' pelo aquário dentro e a lâmpada acabava mergulhada na água! Como se mantém ela elevada? Tem um rebordo interno na tampa? Ou o topo dos vidros dos hexapor incluem uma 'moldura' onde assenta a tampa?

 

4- Alguns efeitos relativamente à temperatura da água? Mantém-se controlável? Tenho receio que uma solução destas seja complicada nos períodos de Verão.

 

5- Qual o setup do aquário? ;)

 

6- Os efeitos da nova iluminação relativamente ao crescimento das plantas já é visível? Satisfeito com a 'operação hexapor'?

 

7- Que tal fazer um pequeno furo central na tampa? Facilitava a alimentação dos futuros habitantes e facilitava as trocas gasosas.

 

Grato pelas dicas. :roll:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Entre a lâmpada e a superfície da água existe algo a separar? Algum vidro ou acrílico cortado à medida?

Não existe nada! só um espaço de 10cm que não me tem dado nenhumas dores de cabeça:

tampa17.JPG

 

2- Como foram isolados os fios interiores da calha?

Com fita adesiva para material eléctrico, normal.

 

3- Uma questão que me intriga, como assenta a nova tampa no aquário? Pelas imagens, uma tampa similar no meu hexagonal 'enterrava-se' pelo aquário dentro e a lâmpada acabava mergulhada na água! Como se mantém ela elevada? Tem um rebordo interno na tampa? Ou o topo dos vidros dos hexapor incluem uma 'moldura' onde assenta a tampa?

Pois neste campo eu já te tinha falado da tal calha que o meu aquário já tinha:

tampa15.JPG

tampa18.JPG

 

4- Alguns efeitos relativamente à temperatura da água? Mantém-se controlável? Tenho receio que uma solução destas seja complicada nos períodos de Verão.

Até agora não houve qualquer variação de temperatura; quanto ao Verão não sei, porque a tampa é recente (ainda só conhece o Inverno :oops: )

 

5- Qual o setup do aquário? :)

Se não te importas vou fazer um tópico na outra secção (''fotos e vídeos''). Depois vais lá 'cascar-me'!! :D

 

6- Os efeitos da nova iluminação relativamente ao crescimento das plantas já é visível? Satisfeito com a 'operação hexapor'?

Definitivamente! Foi mesmo aquilo que pretendia!! 1watt/litro e a tua receita do CO2 caseiro a bombar, quase que as vês a crescer! :lol:

 

7- Que tal fazer um pequeno furo central na tampa? Facilitava a alimentação dos futuros habitantes e facilitava as trocas gasosas.

Também pensei nisso no início, mas até agora não tenho tido problemas de trocas, e quanto à alimentação é só afastar a tampa ligeiramante (como nas fotos desta resposta...); e acho que um buraco desses iria estragar a estéctica toda da tampa!!! (já gora, que seja bonita!! :roll: )

"água fresquinha é asneira!"... (in Gato Fed.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas quim

 

Esta muito boa a tua ideia

Aqui fica uma ideia se quiseres mais alguns W Lampada 2d 55w

e da para pores balastro eléctronico (menos consumo ao fim do mês)

http://portuguese.alibaba.com/search/2d-lamp-1.html

para poderes ver a lampada que falo OK

 

Cumps.

pedro1234

Editado por Pedro1234
Link to comment
Partilhar nas redes sociais