Problemas de criação de crias Disco Selvagem x Marlboro Red


PauloSR

Recommended Posts

Caros Amigos,

Embora não tivesse sido minha intenção, a Natureza tem destas coisas. A minha esposa tinha num aquário de exposição uns Discos de cativeiro dela (Marlboros Red, Snake Skins, etc.) e tinha lá emprestados uns Discos Selvagens meus. Acontece que um dos meus Discos Selvagens macho (que pelo aspecto e pose julgo ser um verdadeiro Disco α) se caiu de amores por uma fêmea Marlboro Red da minha esposa e acasalaram.

Até aqui nada demais não fosse um probleminha na criação de crias. É que o macho parece saber o que está a fazer e as crias andam em volta dele a comer muco sem problemas. Mas... Quando ele se abana e tenta largar as crias para estas irem para o corpo da fêmea, as desgraçadinhas ficam perdidas e não se dirigem para o corpo da mãe, é como se não a vissem sequer. Só quando o macho passa por perto é que elas mergulham que nem loucas sobre ele. Para além disso a fêmea quando pode apanha as crias com a boca e lança-as sobre o local que anteriormente foi o “ninho”.

Alguém já passou por um problema semelhante ou sabe de que se trata? E conhecem alguma solução? É que já criei outras vezes Discos e nunca observei tal problema.

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...

Ninguém respondeu, mas felizmente também tudo tem corrido bem...

Embora as crias não pareçam comer grande coisa no corpo da mãe, pelo menos usam-na como “escudo” de protecção quando o pai as “deixa” para ir comer...

Pelo que sempre pude ver, o muco fornecido essencialmente pelo seu pai de origem selvagem é mais do que suficiente e de excelente qualidade, pois as crias mantiveram-se sempre bem gordas e com uma rápida taxa de crescimento...

Deixo aqui algumas fotos deles durante a alimentação das crias com Artémia Salina (peço desculpa pela qualidade das imagens, mas os vidros estão sujos com algas e eu não quis andar a mexer muito dentro do aquário a limpa-los para não perturbar a Família de Discos)...

Abraços,

Paulo

CasalComBebes2.jpg

Casal com as crias (é de notar no canto inferior esquerdo um dos meus Hypancistrus zebra L-46)

FemeaComBebes2.jpg

Fêmea com as crias durante o afastamento do macho

MachoComBebes.jpg

O macho e a prole

MachoComBebes2.jpg

É de notar que mesmo com a péssima qualidade das fotos o macho é um excelente exemplar (e Selvagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Paulo

 

Penso que o "problema " que apresentaste prende-se com o facto de as crias estarem predestinadas a procurar os reflexos cromáticos mais escuros, no caso do pai procuram a grande faixa negra, alias é normal em aquários com silicone preto ver as crias dirigirem-se para o mesmo.

Penso que com o passar dos dias elas aprendem a ir buscar o muco á mãe no entanto em casais "mistos" é vulgar acontecer o que relatas.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais