<<< Xalam's Mini Garden >>>


xalam

Recommended Posts

O bichinho dos plantados parece que veio para ficar.

Depois de começar a colocar plantas no meu comunitário, decidi fazer um projecto plantado

Assim meti-me na aventura de fazer um aquário e depois torná-lo num pequeno jardim aquático...

O mais complicado já está que foi fazer o aqua... O layout à partida vai sofrer alterações principalmente nas plantas, umas vez que a maioria, para já, são podas do comunitário...

 

As fotos valem mais do que as palavras :

 

Primeiro dia de funcionamento

miniplantado01.JPG

miniplantado02.JPG

 

Ontem

miniplantado03.JPG

 

Glosso acabadinho de plantar... Que trabalheira... Mas valeu a pena...

miniplantado04.JPG

 

Setup

 

Comprimento : 50 cm

Largura : 30 cm

Altura : 27 cm

Volume : 40,5 litros

Superfície : 1500 cm2

 

Decoração:

 

ADA Aqua Soil-Africana

ADA Power Sand Special

 

Pedras várias e Tronco (Recinto Tabaqueira)

 

Flora :

Anubias barteri var. nana 'Petite'

Glossostigma elatinoides

Pogostemon helferi

Riccia em tapete.

Podas várias do comunitário…

 

 

Aguardo os vossos comentários e sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que essas plantas maiores que tens, sejam de crescimento demasiado rápido para a altura do aquario. Vão-se começar a dobrar e tirar a luz ás outras.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas são mesmo de crescimento rápido, pois são as tais podas do outro áqua, e são estas que vão alterar o layout no futuro...

Já agora, que plantas me aconselham ???

 

A iluminação para já está com uma calha DIY com 24W, mas já tenho planos para lhe fazer um pequeno upgrade, à partida deve ficar com 44W.

 

Obrigado pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas.....ta a ficar mesmo muito bacano o teu plantado.....diz-me uma coisa como é plantas-te a riccia ? é que tambem ando com a "panca" de fazer um jardim....ja agora ( deves de conheçer mas pronto) se quizeres ideias ( ou veres simplesmente verdadeiros jardins aquaticos de perder a cabeça ) vai á net e no google escreve takashi amano.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A riccia está presa com tule a um pedaço de vidro com fio de pesca...

 

Foi em parte, graças a esse senhor que eu comecei a ter plantas :roll:

 

Este aquário teve um acidente de percurso, ou seja, um dos meus gatos conseguiu enfiar lá dentro o vidro tampa e a minha calha DIY.

O resultado foi a perda total da lampada, balastro e calha, algumas plantas amachucadas e menos 5 Red Cherries...

Depois decidi mudar o àqua de sítio, e veio o resultado mais chato, começou a verter àgua, e neste momento estou com vontade de o desmantelar e começar outro de novo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Para minha grande surpresa o meu pequenino está a crescer...

Já levou várias podas e estou à espera que a rotala green cresça.

Hoje as minhas duas Anúbias nanas deram-me esta surpresa, e a red cherry também não esteve nada mal

 

miniplantado06.JPG

 

Por detrás do Red está outra flor...

 

Agora é deixá-lo continuar a evoluir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficava muito fixe ai um imbativel betta... uns neons... e talvez um trio de guppys... na minha opiniao... inseria... betta macho e um pequeno cardume de neons (:D

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, para já apenas equipa de limpeza, red's, e plantinhas com fartura, depois logo se vê...

 

Peixes já tenho muitos no de 100lt :twisted:

 

Estou cada vez mais a pensar num casalinho de ramirezis :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, os parametros he he he

 

Tenho de ir comprar mais testes.... Depois ponho tudo aqui...

Neste momento é 80% plantado, ou seja, luz, CO2 e TPA's...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ramirezis dizes tu?.....

Lembra-te dos cherrys....

Chamam-lhes um figo....

Cerejinhas vermelhas!...Ui! :twisted:

Mas se tiveres muitos cherrys ajuda a controlar e estimula a reprodução aos rams...! bigsmile

 

Abraço

 

Bernardo Gordo.

 

PS:Na natureza nada é em vão....Ficas sem cherrys mas estimula reprodução e muito aos rams, com condições tinhas um bom sitio pra reproduzir os ditos.....Se tal entenderes visita o tópico do André, que é sempre a seguir.. :wink:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um update de hoje após uma valente poda :

 

Acho que ficou um bocado nú na parte da frente, mas estou à espera de uma nova calha, para ver se o glosso se espande mais...

 

miniplantado07.JPG

 

A questão do tamanho do aqua é o que me ainda preocupa em relação aos Ramirezis... Acham que é pouco ???

Eu já vi o aqua do André e é pouco maior do que o meu, apesar de agora os ter no aqua grande...

Em relação à incompatibilidade entre os Ramirezis e os Red Cherrie, será que existe mesmo ??? O aqua do André tem montes de Red Cherries e o casalinho não me pareceu estar muito interessado neles...

Digam coisas..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também tenho duvidas quanto á conivência entre red's e os ramirezi, uma vez que tenhpo ambos e nunca vi ou tenha sentido a falta de camarões!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um casal de ramirezis no teu aqua ficava muito bem! Têm espaço que chegue!

 

Se calhar até têm espaço demais... :lol: :D

 

Xalam, realmente o teu aquário não me parece reunir as dimensões necessárias para um casal de ramirezis. Isto porque são peixes territoriais e como tal necessitam de algum espaço para delinear fronteiras e ter refúgios. E tu dizes: " mas se são casal, em princípio irão andar os dois juntos e ficar com o mesmo território." Pois mas isso só dura enquanto ambos estão virados para a reprodução e quando já têm tarefas programadas: fazer a postura, cuidar dos ovos, cuidar dos alevins, etc. Quando estas tarefas ficarem asseguradas ( normalmente pelo macho depois da fertilização), a fêmea será uma " estranha" e como tal, poderá ser ferida ou morta pelo macho.

 

Outra razão é quando a fêmea não tem o instincto de reprodução ainda activo mas o macho sim: isto mais uma vez traz problemas à fêmea. As perseguições tornam-se uma constante e podem resultar em ferimentos e perda de apetite por parte da fêmea.

 

Outra razão ainda é que, espaços pequenos impedem que o mecanismo da reprodução seja activado, ainda que a alimentação e as condições da água o permitam. Se os peixes não tiverem o espaço que precisam, não irão reproduzir e isso mais uma vez leva a agressividade, normalmente por parte do macho.

 

Isto foi o que pude constatar desde que tenho ramirezis e foram estas razões que me levaram inclusivamente a colocá-los no aquário maior. O aquário onde os tinha tem 60© X 36(L) X 30(A) e, embora tenha tido sucesso na reprodução, quando o macho resolvia desancar na fêmea, não havia espaço ou refúgios suficientes para a fêmea escapar. Ainda pensei colocá-los de novo nesse aquário quando estivessem para reproduzir mas tendo em conta que o têm feito no grande, não vale a pena fazê-lo.

 

Para terminar, cherrys e rams dão-se muito bem. Ao contrário do que muita gente pensa, os camarões têm um excelente mecanismo de defesa: são super-rápidos. Rápidos demais para qualquer peixes com o dobro do tamanho deles. Pelo que tenho assistido, os camarões são apenas comidos ( talvez 1 em 10) pelos tetras, e é preciso um cardume deles para encurralar um único camarão, tal é a velocidade a que ele se projecta. Com a taxa de natalidade 9 vezes superior à taxa de mortalidade ( hipoteticamente falando), os red cherry vão sempre prosperar e tornar-se uma " praga" idêntica aos caracóis ( isto se houver comida e refúgios em abundância).

 

Fauna para esse aquário, vej duas hipóteses: se quiseres criação, vira-te para os camarões metendo mais espécies; se quiseres peixes, opta por um cardume de peixes que fiquem pequenos.

 

Grande testamento :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.