Cirurgiões - Possiveis soluções para 300L


Ricardo Pinto

Recommended Posts

Boas,

 

No meu de 300l, tenho bem grandinhos Hepatus, Flavescens, Leucosternon, Veliferum, Naso Lituratus, Chelmon e mais 4 peixes pequenos. Sem problemas e muitissimo saudaveis.

 

O único peixe que tive doente foi como não podia deixar de ser o Leucosternon que foi o ultimo a entrar, mas passado 15 dias ficou espetacular e os outros nem contagiou os outros.

 

Um abraço

José António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola..

Jars, isso e muito peixe para tao pouca agua... pode ser que agora esteja tudo bem mas vais ter problemas no futuro. Isso nem para 1 naso sozinho dava... :)

Verifica os seus comportamentos com o passar do tempo. Assim que notares comportamentos estranhos ou muita agressividade vais ter de tirar alguns.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Marco,

 

Concordo contigo, o Naso será provavelmente doado daqui a alguns anos (para já só tem 11cm e é muito bonito) e talvez também o Veliferum porque não gosto muito dele. Quanto aos outros não os dispenso por nada, foram para lá quase "bébés" e estão muito bonitos.

 

Curiosamente na reefkeeping de Janeiro o Tank of the Month é um aqua do género do meu (o meu tem 125x50x60) sempre tive os meus salgados densamente povoados de peixes muito bem alimentados, corais duros e moles, rocha viva quanto baste e colocada de forma a que tenham bom espaço para a natação, sem formar aqueles paredões que só deixam espaço na frente do aqua, uma DSB bem alimentada (nunca aspirei um aqua salgado) com muitos nassarios, ofiuros, etc, etc. e quanto ao resto da manutenção é +/- o normal.

 

É claro que apesar de há alguns anos ter um aqua deste tipo, concordo que poderei sempre vir a ter problemas com algum dos peixes, mas enquanto estiver tudo com aspecto harmonioso e equilibrado...

 

Um abraço

José António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok...

Entendo. Eu proprio mantive hepatus, YT e Aquilles durante uns tempos em 250 litros mas depois de crescerem comecou a dar problemas. Por isso te ter dito para verificares os comportamentos deles com a passagem do tempo. Nao e impossivel nem foi isso que quiz dizer mas pensa que em pouco tempo vais comecar a ter problemas. Mas entendo a tua opcao conforme tambem eu fiz na altura...

Boa sorte :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais