Porque morrem os ottos?


rcgomes

Recommended Posts

Olá a todos

 

Istó é sempre a mesma coisa : Compro ottos, os bichinhos andam bem duas ou três semanas, e depois ... morrem

Porque acontece isto ?

 

 

O setup do meu aqua é o seguinte :

Dimensões : 60l (60x35x30)

Luz : 30W (1 Daylightstar e 1 powerglow) 6 horas por dia

Filtro Eheim 2121

CO2 Artesanal

Temp : 26º

PH : 7.2

Fertilizante : tropica mastergrow 5ml 2 x semana

TPA : 1 x semana 20%

 

Flora

Anubia barteri nana

Cabomba Caroliniana

Cryptocoryne parva

Feto de Java

Cryptocoryne beckettii ''petchii''

Cardamine lyrata

Bacopa caroliniana

Anubia hastifolia

Hemigraphis colorata

Echinodorus x "Foxtail"

Valisnéria Americana

Anubias barteri var. barteri

Anubias barteri var. nana 'Petite'

 

Fauna

4 Zebras

6 Tetra Néon

1 Ancistrus

1 Corydora

4 Tetras negros

5 Guppys

2 Ottos (por enquanto)

 

Ajudem-me lá q eu estou farto de enterrar os pobres dos peixes

Obrigado

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Ricardo!

Penso que o teu problema é simples:

Os teus ottos simplesmente morrem de FOME!!!

Tens apenas 0,5W de luz por litro de água, um fotoperiodo só de 6 horas, imensas plantas que consomem nutrientes e ainda tens um ancistrus, que é um verdadeiro comilão.

Conseguiste conjugar uma série de factores que não te permite ter ALGAS SUFICIENTES para que os ottos se alimentem.

Começa a alimentar os teus peixes com espirulina ou espinafres 3 vezes por semana que eles agradecem, (subrevivendo). 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tente seguir a regra de 1 litro de água por cm de peixe adulto. Parece-me que essa regra não foi cumprida, a capacidade do aquário é manifestamente pequena face à quantidade de peixes que tem.

 

Por outro lado a escolha das espécies foi pouco feliz, tem aí peixes com diferentes necessidades de pH (deveria apenas manter peixes de águas alcalinas) e cuidado com o ancistrus, dependendo da espécie pode atingir uma dimensão incomportável nesse aquário. Se for esse o caso, pense em devolver o mesmo à proveniência, estou certo que o aceitam de volta.

 

Sugiro que mantenha o pH o mais perto possível dos 7.0 (para tentar no mínimo agradar a gregos e a troianos), que duplique a potência da iluminação (1 watt por litro era o ideal) e que mantenha entre 10 a 12 horas de iluminação por dia.

 

Quanto aos otocinclus, concordo com a opinião anterior, talvez estejam simplesmente a morrer à fome. Quando as mortes se sucedem, mais vale não comprar mais desta espécie durante uns tempos.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Antes de tudo quero agradecer a todos a vossa ajuda

Não me parece no entanto q o problema seja fome... um dos meus problemas passa mesmo por Algas, montanhas de algas pretas e verdes que de repente me começaram a aparecer.

Iniciei há três dias um tratamento com Protalon-707, e vamos ver como corre a coisa. Substitui a lâmpada DaylightStar por uma AquaGlow e aumentei o tempo de exposição para 8 horas, não quero aumentar muito pois isso pode levar ao aparecimento de mais algas, julgo eu.

Entretanto, morreu ontem à noite outro Octo. Poderá ser a questão do excesso de peixes?

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ainda não. Estive a ver os kits de testes e não sei quais os mais importantes, e um kit completo fica caro.

Por onde começo?

 

Já agora, não me vão morrer mais ottos... morreu o ultimo

 

Obrigado

Ricardo

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais