iniciação aos ciclídeos


fx4ever2

Recommended Posts

Boas...

 

Venho colocar uma questão, que provavelmente muitos dirão,... "pesquisa um que encontrarás a resposta", mas após alguma pesquisa e algum estudo de documentação... apenas aumentou a confusão.

 

Tenho um aquário 100x50x40.

No momento, com 2 anos de vida perfeitamente estabilizados, a instalação do aquário corresponde a um comunitário plantado....

1 casal de Guramis Pérola

2 corydoras Aneus

8 Viúvas

1 Labeo

1 Sae

1 Otocinclus afinis

1 Kulhi

13 Caridinas japónica

Alguns troncos e muitas plantas, essencialmente anúbias de várias espécies e alguns pés de Echinodorus Bheleri....mais uns vestigios de Eleocharis Acicularis (que nunca se adaptaram muito bem).

100w luz instalados (apenas 50w activados).

Filtragem: Fluval 304 (900l/h máx.)

Água à saída da torneira:

Ph: 7.4/7.5

Gh: 10

Kh: 4

 

Apresentado o setup actual, vamos á questão...

 

Tenho vontade, há muito, de mudar para Ciclídeos Africanos.

Pelos parâmetros naturais da água, tendo em consideração as dimensões do aquário, quais as espécies possíveis de virem a habitar o aquário, espécies pacíficas de preferência, e que não ataquem plantas, para manter alguns pés de anúbias, pois gosto de ver alguma vegetação no aquário?

 

A ser efectuada essa mudança o Fluval chega para a filtragem?

 

Será necessário endurecer a água, ou o Ph natural serve para esses prováveis habitantes?

 

Após alguma pesquisa, referenciei algumas espécies, mas todas elas exigem um Ph mais alto (pelo que estava escrito), e ficou-me a dúvida do tamanho do aquário poder não ser suficiente para uma vivência saudável dos peixes.

 

Para os experientes em Ciclídeos pedia alguns esclarecimentos, se possível.

 

Ps. a maioria das espécies residentes será transferida para um aquário mais pequeno.

As Viúvas e o Sae serão trocados na loja ou oferecidos.

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeiro tens que escolher que ciclideos africanos queres ter (lago malawi,tanganyika,victoria etc )

 

Em 200l litros talves uma colonia de smilis, umas Cyprichromis, um casal de ocelltus ou de brevis(isto sao peixes do lago tanganyika)

Agora os outros pouco te posso dizer

 

Talves uns Afras e uns Pseudotropheus Elongatus(lago malawi)

 

Lago Victoria nao me perguntes nada que esse entao nao percebo mesmo nada

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeiro tens que escolher que ciclideos africanos queres ter (lago malawi,tanganyika,victoria etc )

 

É precisamente por haver tanta espécie e de locais bem distintos que coloquei as minhas (muitas) dúvidas.

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho vontade, há muito, de mudar para Ciclídeos Africanos.

Pelos parâmetros naturais da água, tendo em consideração as dimensões do aquário, quais as espécies possíveis de virem a habitar o aquário, espécies pacíficas de preferência, e que não ataquem plantas, para manter alguns pés de anúbias, pois gosto de ver alguma vegetação no aquário?

 

Malawi - as plantas não se dão lá muito bem com eles! Se as plantas não forem prioridade, podes sempre meter alguns peixes.

 

Tanganyika - Tens dezenas, ou até talvez centenas, de espécies que toleram as plantas, de pequeno porte e que estarão bem nesse espaço (todos os conchicolas, julidochromis, muitos dos lamprologus, etc...

 

Fluvias africanos - existem várias espécies que também estarão bem nesse aquário, tipo por exemplo os hemichromis ou pelvicachromis.

 

Centro americanos - tens também algumas espécies que toleram esse ph, alguns peixes do gênero cichlasoma.

 

A escolha é variada e só tu poderás fazê-la!

Poderia ter referido bastantes mais grupos e biotopos possíveis, no entanto só nesse já tens muita lenha para desbravar :twisted::wink:

 

A ser efectuada essa mudança o Fluval chega para a filtragem?

 

Depende do tipo de peixes e da quantidade. Eu diria que é pouca!

 

Será necessário endurecer a água, ou o Ph natural serve para esses prováveis habitantes?

 

Não... Basta colocares areia de coral ou pedras calcárias no aquário, ou ambas.

 

Após alguma pesquisa, referenciei algumas espécies, mas todas elas exigem um Ph mais alto (pelo que estava escrito), e ficou-me a dúvida do tamanho do aquário poder não ser suficiente para  uma vivência saudável dos peixes.

 

Após essa pesquiza convinha que inumerasses algumas para te darmos a nossa opinião sobre elas e sobre se serão compatíveis nesse teu aquário.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito este tópico para tentar esclarecer tb algumas dúvidas minhas!

 

Também quero montar um aqua de ciclídeos (ainda não sei de que lago), mas estou condicionado pelo tamanho do aqua (80*30*40*/com*prof*alt), que só me permite um volume de 96 litros (não reais, uma vez que tenho que descontar o areão e deixar um pouco menos cheio para uma boa troca gasosa na superfície do aquário, o que me deve dar 85 litro totais).

 

Gostaria de saber se acham possível montar assim um aqua de ciclídeos e que espécie de peixes poderia colocar, independentemente do lago que sejam provenientes (de preferência malawi ou tanganyika).

 

No caso de ser possível, digam-me que tipo de fundo colocar, areia de coral, areão normal, rochas calcáreas? (Será que só com rochas calcáreas consigo manter o pH alto, colocando areão normal?)

 

Abraços e obrigado!

 

David Silva

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito este tópico para tentar esclarecer também (palavra corrigida) algumas dúvidas minhas!

 

Também quero montar um aqua de ciclídeos (ainda não sei de que lago), mas estou condicionado pelo tamanho do aqua (80*30*40*/com*prof*alt), que só me permite um volume de 96 litros (não reais, uma vez que tenho que descontar o areão e deixar um pouco menos cheio para uma boa troca gasosa na superfície do aquário, o que me deve dar 85 litro totais).

 

Gostaria de saber se acham possível montar assim um aqua de ciclídeos e que espécie de peixes poderia colocar, independentemente do lago que sejam provenientes (de preferência malawi ou tanganyika).

 

No caso de ser possível, digam-me que tipo de fundo colocar, areia de coral, areão normal, rochas calcáreas? (Será que só com rochas calcáreas consigo manter o pH alto, colocando areão normal?)

 

Abraços e obrigado!

 

David Silva

 

Bem nesse aquario aconselho-te conchiculas ,e umas julies (dependo do conchicula que queiras(lago tanganyika)

Convem colocar areia de praia ,algumas rochas calcarias e muitas conchas(mas grandes o sufeciente para os bichos caberem lá dentro)

Nao te preocupes co o pH que com rocha calcarea e areia da paraia é sufeciente

 

Se eu tivesse esse aqua escolheria:

-1 casal de brevis Sun spot

-4 julies marlieri (para formar casal e depois tiras as restantes)

Penso que dÊ para por uma colonia de smilis ou multies mas nao tenho a certeza

Nesse aquario nao aconselho por peixes do lago malawi ;)

 

E ja ficas com um aquario a maneira :oops:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João obrigado pela atenção...

 

Malawi - as plantas não se dão lá muito bem com eles! Se as plantas não forem prioridade, podes sempre meter alguns peixes.

 

Malawi colocados de parte... :shock: ,uma das hipóteses que admitia era o "Electric Yellow Labido" por serem pouco agressivos, mas tinha-me escapado esse "pequeno" detalhe de as plantas não se darem muito bem com eles...

 

Tanganyika - Tens dezenas, ou até talvez centenas, de espécies que toleram as plantas, de pequeno porte e que estarão bem nesse espaço (todos os conchicolas, julidochromis, muitos dos lamprologus, etc...

 

Descupa-me a "ignorância"... quando falas em conchicolas, referes-te a espécies que utilizam conchas como locais de refúgio ou reprodução?

 

Fluvias africanos - existem várias espécies que também estarão bem nesse aquário, tipo por exemplo os hemichromis ou pelvicachromis.

 

Centro americanos - tens também algumas espécies que toleram esse ph, alguns peixes do gênero cichlasoma.

 

A escolha é variada e só tu poderás fazê-la!

Poderia ter referido bastantes mais grupos e biotopos possíveis, no entanto só nesse já tens muita lenha para desbravar :)  :arrow:  

 

O problema é mesmo esse, devido à inúmera variedade de espécies, não queria cometer erros básicos de principiante nos ciclídeos, até porque se os quiser adquirir na loja habitual que frequento, terei que os encomendar, pois a espécies que lá aparecem, além de poucas, normalmente, nem sequer estão bem identificadas... :shock:

 

A ser efectuada essa mudança o Fluval chega para a filtragem?

Depende do tipo de peixes e da quantidade. Eu diria que é pouca!

Qual a quantidade de litros/hora recomendados de um modo geral?

 

Será necessário endurecer a água, ou o Ph natural serve para esses prováveis habitantes?

 

Não... Basta colocares areia de coral ou pedras calcárias no aquário, ou ambas.

 

Pedras cálcarias provavelmente serão a escolha quer pela "oferta" natural da minha zona, quer pelas posibilidades de fácilmente arranjar os esconderijos necessários.

Há algum número (kg) que se poderá apontar para a colocação dessas pedras para não subir demesiado o Ph ou a quantidade é indiferente?

 

Após essa pesquiza convinha que inumerasses algumas para te darmos a nossa opinião sobre elas e sobre se serão compatíveis nesse teu aquário.

 

cumps

 

Além do "Yellow Labido" acima referido, admitia com hipótese o "Cíclideo Jóia", espécie referenciada como agressiva, mas adequado aos parâmetros da "minha" água.

Os "Kribensis" também seriam uma espécie potencial para iniciação, mas está referenciado como exigindo um Ph abaixo de 7,5.

 

Outra dúvida que tenho é a compatibilide entre espécies, pra não me limitar a uma espécie no aquário.

Se o A é compatível com o B, mesmo havendo esconderijos suficientes para as variadas espécis... :shock:

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fx4, as dúvidas que tens, são as que temos todos quando começamos, e não é com duas tretas que ficamos sem elas.

 

O melhor é sugerires algumas espécies, tendo em conta o seu habitat, o tamanho, comportamento, etc...

 

De outra maneira não te poderemos ajudar, são milhares de espécies :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanganyika - Tens dezenas, ou até talvez centenas, de espécies que toleram as plantas, de pequeno porte e que estarão bem nesse espaço (todos os conchicolas, julidochromis, muitos dos lamprologus, etc...

 

Descupa-me a "ignorância"... quando falas em conchicolas, referes-te a espécies que utilizam conchas como locais de refúgio ou reprodução?

Ambas as coisas. Os conchiculas que o João fala são os do tanganika e esses usam as conchas tanto como refugio/morada "permanente", como para reprodução.

 

Qual a quantidade de litros/hora recomendados de um modo geral?

Como o João te disse depende muito do tipo de peixes que irás colocar. O normal é um valor entre 5 a 10x a litragem do aquário.

 

Pedras cálcarias provavelmente serão a escolha quer pela "oferta" natural da minha zona, quer pelas posibilidades de fácilmente arranjar os esconderijos necessários.

Há algum número (kg) que se poderá apontar para a colocação dessas pedras para não subir demesiado o Ph ou a quantidade é indiferente?

Por norma é indiferente. O aumento no ph não é infinito até porque as rochas não são propriamente soluveis na água não é?

O normal é colocares pedras a gosto, sempre considerando o esforço a que está a submeter o vidro da base.

 

Além do "Yellow Labido" acima referido, admitia com hipótese o "Cíclideo Jóia", espécie referenciada como agressiva, mas adequado aos parâmetros da "minha" água.

Os "Kribensis" também seriam uma espécie potencial para iniciação, mas está referenciado como exigindo um Ph abaixo de 7,5.

Já tive kribensis em ph de 8 e deram-se bem, estavam lindissimos, por isso se gostas deles não deixes que o ph da tua água te impeça. Os joias também são uma boa aquisição.

 

Outra dúvida que tenho é a compatibilide entre espécies, pra não me limitar a uma espécie no aquário.

Se o A é compatível com o B, mesmo havendo esconderijos suficientes para as variadas espécis... :D

Isso é impossivel de te dizer agora, porque o leque de compatibilidades/incompatibilidades é muito vasto. Decide primeiro a espécie que queres e depois então se poderá ver das compatibilidades.

Posso-te dizer desde já que por norma, tanto os joias como os kribensis são o suficientemente agressivos para se recomendar um aquário mono-espécie.

Os kribensis no entanto costumam dar-se bem com tetras do congo por exemplo.

 

Tenta decidir primeiro por uma determinada espécie.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A titulo de exemplo e para que fiques a cohecer mais algumas espécies potencialmente possiveis para o teu setup, sugiro que dês uma olhada aqui:

 

http://www.cichlid-forum.com/articles/cook..._cutter_55g.php

 

Talvez hajam algumas espécies sugeridas que não sirvam para o teu aquario, porque embora a litragem seja a mesma que a tua, o comprimento do vidro da frente faz toda a diferença. Em relação a isso, escolhe, põe hipoteses e quem souber ajuda-te.

 

Boa sorte com esse projecto.

 

 

Fica bem.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais