hobby a começar mal


joni

Recommended Posts

Peço ajuda para o seguinte:

 

Na quinta - feira (hoje é sábado) comprei três neons na loja, esperando comprar na segunda pelo menos mais quatro.

 

Pretendia iniciar o hobby de aquarofilista com estes três peixes que estão sozinhos num aqua de 60 cm.

 

Quando os neons chegaram observei os mesmos e verifiquei parecer estar tudo certo. Na sexta começaram a surgir pequenas pintas brancas no corpo dos peixes e barbatanas, para além do facto que um deles não aconpanhar os outros permanece quase uma e exclusivamente no interior de uma concha que possuo.

 

Tenho algumas plantas no aqua que já lá estavam há mais de uma semana, a Alternanthera reineckii lilacina e a cabomba, controlei apenas a temperatura da agua e também o ph, para os peixes que introduzi.

 

Já tenho os neons doentes ainda agora chegaram ou o que é que se passará ? Vieram da loja doentes ? Não se adaptaram ? Ou fiz algo de errado ?

 

Como é que posso resolver o problema ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê a temperatura da água, quase de certeza que houve uma descida brusca, provavelmente no transporte.

 

o que fica sozinho provavelmente não resistirá, mas aumenta a temperatura para uns 29º e compra-lhes medicação para ictio e trata como diz nas instruções e boa sorte :D

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Podias passar o setup do teu aquario para te esclarecermos melhor, de qualquer das maneiras é provável que seja Ictio, aumanta a temperatura da água e se não tiveres mais peixes junta uma colher de sopa de sal.

Já agora, as conchas alcalinizam a água, e os neons são peixes de águas ácidas.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros :

 

Visualizei algumas fotografias de peixes com Ictio na internet e efectivamente o que os meus peixes têm é isso mesmo.

 

Aumentei a temperatura da água para 29º.C e, para +/- 40 l de água adicionei uma colher de sopa de sal. (pergunto se chega ou acrescento mais ?)

 

Quanto tempo deverei prosseguir com a temperatura elevada ?

Os peixes toleram esta situação muito tempo ?

Será este tratamento suficiente ?

 

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ao sal acho k é ineficaz no ictio.Tens bomba de ar?Se não tiveres compra uma para oxigenar a agua.A temperatura a 29 não é prejudicial aos peixes,mas certas plantas não aceitam essa temperatura muito tempo.Boa sorte.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive esse problema com neons,e isso deve ser certamente Ictio provocado pelo transporte (teu ou pela loja). O que eu fiz foi o seguinte... como tinha mais peixes no aquario, e não pareciam estar afectados, o que fiz foi cortar a parte de cima de um garrafao de 5L e coloquei la os neos, meti uma pedra difusora na agua para haver alguma oxigenação e fiz ai o tratamento. Com aproximadamente 4L torna-se mais facil de fazer actuar o medicamento. E ainda hj estão ali ok!

Ahhh... é verdade, eu fiz isto no verão... nao era preciso termostato no garrafão :cry:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja me falaram num produto da avipar que é o desinfekt para fazer um tratamento profilático a essas doenças quandos os peixes chegam do trasporte, alguém usa e como se dá?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :

 

Como já referi aumentei a temperatura (29), reduzi o tempo de luz (12h para 8h), adicionei uma colher de sal e ao fim de 24 horas já começo a ver algumas melhoras nos peixes, o que estava sempre dentro da concha já sai e já se alimenta, apesar de ainda muito atacado e outro quase já não apresenta pontos brancos.

 

A pergunta agora é quanto tempo é que continuo com estas medidas de excepção ? dois, três ou mais dias ?

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joni

 

A quanto tempo tinhas o aquario a funcionar antes da introdução dos peixes?

 

Estaria bem ciclado?

 

Coloca aqui o setup do teu aquario para melhor te poderem ajudar.

 

Se for ictio o problema dos teus peixes, resolves com costamed da Sera, em dois dias ficas com o problema resolvido, pelo menos comigo deu sempre resultado.

 

Mas isso esta claro so resolve se tiveres o aquario devidamente ciclado.

 

 

cumps

fsoares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O medicamento que usas certamente tens as instruções no seu interior, convem seguir à regra as quantidades e dias a aplicar. Normalmente ao 6º dia os pontos ja devem ter desaparecido totalmente. No caso do que eu uso, aplico no 1º 2º 3º e 6º dia...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.