Ajuda na escolha de Escumador para aquário sem sump


Recommended Posts

Olá,

 

Não percebo nada de escumadores externos, nem sei se será a melhor opção (ou se é possível) para o meu aquário de 220 litros.

 

Sempre tive um Mini-flotor da Aquamedic, mas não me parece adequado pois a escumação dele é variável, ficando o copo a meio com dificuldade (demorando 1 semana ou mais) além de ter que limpar o tubo e substituir a madeira difusora frequentemente para escumar alguma coisa.

 

Tenho cerca de 8 peixes pequenos, alguns corais moles (poucos) e outros invertebrados. Rocha viva tenho cerca de 30 a 35 kg...

 

Agradecia ajuda para poder melhorar a escumação do aquário, se possível sem agredir muito a carteira... :wink:

 

Obrigado,

JR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, JR,

As opções são várias. No que toca a custos, acho que uma boa opção sería o Midiflotor. O Miniflotor é manifestamente pouco. Sempre podes vendê-lo para comprar o outro.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas vossas sugestões, octopus, Nuno e Duarte.

 

De facto o Midifloter é capaz de ser suficiente, não? É que os outros são substancialmente mais caros.

 

Já agora, entre o Red Sea Prizm skimmer deluxe (para aquários até 400l) e o Midifloter (também até 400l)... a diferença na qualidade e quantidade da escumação será muito grande?

 

Obrigado,

JR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Alves,

 

como disse antes, não sei como se fazem as ligações desse escumador (Deltec Mce 600)...

 

Podes elucidar-me nestas dúvidas?

 

É preciso fazer furos no aquário?

A água entra nele por gravidade? Como sai?

Hang-on, pode ficar suspenso num dos bordos do vidro, é?

Com que frequência o retiras para limpar/ esvaziar?

 

Desculpa tudo isto mas "...quem não sabe, é como quem não vê..." :)

 

Obrigado,

JR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes ver aqui:

 

http://www.deltecaquariumsolutions.com/MCE600.PDF

 

É um bom escumador (quanto a mim) só precisas de o pendurar numa parede do teu aquário, ele tem bomba que puxa a água e depois despeja para o aquário por outro tubo. Não precisas mais nada é só pendurar, pôr água até cobrir a bomba e ligar.... nada mais simples.

 

Eu limpo o meu completamente mais ou menos de 6 em 6 meses, porque como o tubo que puxa a água é transparente fica "entupido" com algas.

 

O meu funciona num "aqua" de 112 litros brutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já te decidiste mas eu não tenho sump e o meu escumador não é nem hang-on nem interior :oops: ...como seria inestético colocá-lo suspenso num dos bordos do aquario montei um movel em MDF de modo a coloca-lo à altura do aquario poderás se assim entenderes optar por esta solução... se quiseres pormenores vai a este link...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=32087

 

fica escondido abafa o som e não fica a ocupar espaço no aqua...deste modo poderás optar também pelos skimmers quer habitualmente se colocam na sump como é o caso do meu Sander...boa escolha :wink:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Deltec Mce 600 encontrei-o à venda num site estrangeiro na ordem dos 255 €, sendo que no caso do Red Sea Prizm deluxe (para aquários até 400 litros), arranja-se à volta dos 165€.

 

As minhas questões são as seguintes:

 

- eu sei que devo investir num bom escumador para não ter que vir a comprar 2 vezes (e pelos feedbacks dos colegas o Deltec seria uma escolha acertada), mas este último (Prizm deluxe) não será suficiente para mim?? não daria conta do recado, proporcionando um nível de escumação bom?

 

- Alguém tem um a funcionar?

 

- Já agora, conhecem em Portugal alguma loja que os vendam mais baratos??

 

Agradecia a vossa preciosa ajuda,

 

JR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais