Musgo de java e etc...


rebell

Recommended Posts

ola

eu montei o meu quarto aqua ha pouco menos de 1 mes mas inda so tem plantas porque meti na cabeça que ia fazer um plantado... e tambem porque tou a pensar por um ou dois troncos o que vai acidificar a agua e nao quero causar a nehum peixe choque de ph.

o problema e que a minha lampada so tem 15w para mais ou menos cinquenta litros de agua. eu sei que é pouco mas eu tinha esta lampada "perdida" ca para casa e apliquei-a aqui.

as plantas que tenho sao:

musgo de java

laranjeira de agua (quem souber nome cientifico que me informe porque o vendedor so sabia este)

dois tipos de accorus

uma planta que na sei nome mas tenho suspeita de ser uma echinodorus

como queria fazer um plantado a proporçao de watts por litros tem que ser bem mais elevada, mas se eu aumentasse pa uma lampada de imaginemos 50x ou duas de 25w o musgo de java n iria perder "qualidades"? visto que eu o meti a uma sombra para não apnhar muita luz ,pois tenho lido que o musgo de java acastanha com muita luz, e ele ate tem estado a crescer minimamente ou mesmo quase insignificantemente.

acham que eu devo aumentar a wattagem do aqua sem prejudicar o musgo de java ou aumento a watagem e passo o musgo para outro aqua?

Fiquem bem

:D

Proletários de todos os países, UNI-VOS!

 

"Um aquário por dia não sabe o bem que lhe fazia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o dizes..

é que tenho pesquisado e diz sempre que o musgo de java kuando apanha muita luz torna-se amarelo e morre.

obrigado

Proletários de todos os países, UNI-VOS!

 

"Um aquário por dia não sabe o bem que lhe fazia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O facto do musgo de java ficar castanho e morrer não tem a ver directamente com a quantidade de luz. Mesmo sendo uma planta que aguenta bem baixas razões de w/l, o musgo necessita de luz. E e muita luz só quer dizer que o musgo vai crescer mais depressa. é claro que com o aumento de luz tem de vir também o aumento de co2 e dos respectivos nutrientes. É aqui que muita gente falha e depois vê o seu musgo a apodrecer. Ja tive musgo de java num aquario com 16 litros e 50 watts de luz e ele cresceu mesmo bem, por isso...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

então a conclusão é que posso trocar a lÂmpada para poder tentar cultivar glossostigma, uma planta que requere imensa luz, juntamente com musgo de java?

obrigado por me terem ajudado nisto

Proletários de todos os países, UNI-VOS!

 

"Um aquário por dia não sabe o bem que lhe fazia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora colocava aqui umas perguntas relativas ao musgo de java.

 

A forma de o cortar..é indiferente ou deve ser em algum local específico?

 

O musgo se estiver bem esticadinho sobre os troncos vai crescer em direção à luz (para cima) ou para os lados, alastrando?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora colocava aqui umas perguntas relativas ao musgo de java.

 

A forma de o cortar..é indiferente ou deve ser em algum local específico?

 

O musgo se estiver bem esticadinho sobre os troncos vai crescer em direção à luz (para cima) ou para os lados, alastrando?

 

a forma de o cortar é indiferente é só cortares umas pontinhas e voltar a pôr onde tu quiiseres. o musgo cresce em todos os lados principalmente para cima tipo cabeleira :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais