está tudo a correr mal..


grande peixe

Recommended Posts

tenho o aqua a ciclar há uns bons 2 meses, só tinha 2 cory´s, 1 pleco e uma guppie fêmes que lá foi parar por mero acaso.. primeiro coloquei 2 cory´s, passados 1 mês o plecos e depois a guppie, ontem fiz uma TPA +/- 50% e as cory´s e o plecos morreram.. :o a fêmea guppie de repente ficou com um comportamento esquisito, assustada e muito no fundo.. o aqua tem 160L e a temperatura a 25º, filtro eihem para aquas até 250L.. alguém me dá uma pista? o aqua está limpinho, os peixes andavam todos espertos, mudo água todas as semanas e ontem aconteceu isto.. a água é da companhia..

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez tenha sido do cloro.. é estranho por faço TPA´s todas as semanas e nunca tinha acontecido, talvez por esta ter sido cerca de 40%..

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os peixes morrerem após uma TPA o culpado mais provável será mesmo a água.

 

Pode ter acontecido um choque térmico, um choque de Ph ou a água de reposição ter algum quimico que te tenha matado os peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, é pouco comum os peixes morrerem assim, nas condições que enunciaste. Não te terás esquecido de qualquer outro aspecto?

Um dos aspectos que me lembrei foi, de facto, tens um aquário bastante grande, e dizes que já está ciclado, o que é que te faz concluir que ele já está pronto a receber peixes? que o aquário já está ciclado? Adicionaste comida á agua para iniciar o ciclo do azoto? Tens monitorizado os níveis de amónia, nitritos, ph, gh, kh ? O aquário quando ciclado, a água encontra-se em óptimas condições. Tudo estabiliza.

Outro aspecto, os peixes estavam bem de saúde? Os corys e o pleco podiam estar bem de saude e a guppy pode ter «levado» alguma doença para o aquário.

Outro, fazes mudanças de água de 50% por sistema ou fizeste porque suspeitavas que alguma coisa de mal se passava?

A água das redes de Portugal costuma ser bastante boa, não existem concentrações de metais pesados suficientemente altas para afectar os peixes nem a nós que a consumimos, os peixes são extraordináriamente resistentes a concentrações de metais pesados. O cloro, como molécula gasosa volatiliza-se com muita facilidade, e penso que, mesmo fazendo mudanças de água de 50% sem a água ter «repousado», os peixes aguentavam. Acho que o mal n está na água...

Resumindo, tens que nos dar mais informações sobre o aquário, sobre os níveis de amónia, nitritos, ph, gh, kh. Que tipo de decoração tens, as plantas, rochas e substracto ( diz inclusive onde as compraste, as marcas, o mais detalhado que poderes). Se fazes mudanças regulares de água de 50%, deixa de as fazer, faz de 20%. Não adiciones mais nada ao aquário, peixes, decoração, plantas, químicos, já basta de variantes a considerar :( ...

Espero ter ajudado,

Cumps.

Limp Fishkit

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua estava a ser habitado só pela guppie, 2 corys e o plecos há mais de um mês, só tenho pedras no fundo (2-3cm diametro) que comprei numa loja especializada supostamente em aquas.. a amónia não meço porque o teste é muito caro :):wink: .. não faço TPA´s de 50% por sistema, só fiz desta vez porque estive a limpar os vidros com um pano (mais do que limpo!! tantas as vezes que o lavei sem usar nada..), e a aspirar o fundo, já optei por ter só pedras no aqua porque como sou novo nisto se começasse já por plantas etc então é que a desgraça era total.. um guppie num aqua de 160L imaginem!! o mais estranho é que dá a sensação de que o bicho precisa de companhia.. obrigado a todos, se me puderem dar maos alguma pista..

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

TPAS de 40 a 50% com àgua de parametros diferentes aos do aqua, temperatura diferente e, parece-me, DIRECTAMENTE da torneira, É SUICIDIO.

Pondera!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois é, a mim cheira-me que são níveis elevados de amónia ou nitratos ou nitritos. Tens mm que arranjar um teste.

As plantas dão-se bem no aquário? Se se dão arranjavas plantas de crescimento rápido para «gastar» os excessos de amónia, nitratos e nitritos.

Quanto as mudas de água, n gosto de contradizer os membros mas faço mudanças de água sem ser repousada bastantes vezes e não tenho razão de queixa, tenho um belo aquário plantado. Não digo que n seja melhor deixá-la repousar, muito pelo contrário, agora acho que os problemas n vêm daí.

Lembrei-me de outra coisa, o teu termómetro está no canto mais afastado do teu termostato não está? é que podem existir diferenças de temperatura, dado o tamanho do aquário.

Essa história de limpar os vidros com o pano, limpaste as paredes de fora do aquário ou de dentro? é q se foi de dentro n o voltes a fazer, n sei se faz mal, mas bem também n deve fazer. Se quiseres tirar as algas dos vidros utiliza um cartão de plástico, já que n te dá jeito comprar um raspa-algas, encosta o cartão ao vidro num ângulo agudo e raspa. Já utilizei este sistema, é limpo e funciona bem.

Aconselho-te vivamente a arranjares os testes e a fazer-los, para ver se percebemos qual é a raiz do problema. Sem pistas n vamos lá.

Espero ter ajudado,

Cump.

No Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.