Reef 300l - Act. Jan 07


Ricardo Pinto

Recommended Posts

Finalmente arranjei uma maquina para tirar umas fotos aos meus corais.(Obrigado ao Pedro Pacheco e ao Miguel Reis por emprestarem as máquinas fotografícas :D)

 

Setup:

 

Aquario: 85x55x60

Sump:70x40x50

Escumador: Deltec APF 600

Circulação: Eheim 1262 (retorno) e OR 3500 ( Close loop)

Iluminação: Calha SOHAL 8 x 39W t5's (4 actinicas) com ventoinha de pc incorporada dentro calha

Reactor de Kalk Sumptech com SP3000 ligado durante a noite

 

Montagem 30-10-05

 

aqua1.jpg

 

aqua3.jpg

 

Algumas macros dos corais

 

Acropora valida

 

valida.jpg

 

Turbinaria fromens

 

turbinaria.jpg

 

Montipora digitata Verde

 

montiv.jpg

 

Montipora aequituberculata Vermelha

 

monti.jpg

 

monti1.jpg

 

Merulina ampliata Verde

 

merulina2.jpg

 

merulina1.jpg

 

merulina.jpg

 

Merulina ampliata Castanha

 

merulinac.jpg

 

Lobophyllia hemprichii

 

lobo.jpg

 

Acropora efflorescens

 

efflo.jpg

 

efflo1.jpg

 

efflo2.jpg

 

Acropora sp.

 

gran.jpg

 

 

Pseudopterogorgia bipinnata.

 

 

gorg1.jpg

 

gorg2.jpg

 

gorg.jpg

 

Acropora Loripes

 

loripes.jpg

 

E agora alguns frag's que o pessoal tem oferecido :(

 

frags.jpg

 

acropora.jpg

 

frags1.jpg

 

hystrix1.jpg

 

disco.jpg

 

Quem me ajuda na identificação desta macro-alga?

 

macro.jpg

 

Uma foto da calha :D

 

t5.jpg

 

Topo do aquário

 

topo.jpg

 

Para quem tem pelo menos 1,70m de altura, esta é das primeiras imagens que tem do aquário.... agora imaginem se tivesse usado travessas. :D

 

Fica para uma próxima actualização umas fotos dos peixes, invertebrados e uma foto geral.

 

Um abraço,

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não me parece estar a falar dum aquário qualquer, se não for por mais é porque não vi muitos aquários montados de raiz que ao fim de muito poucos dias já estava a levar com sps’s. Prevê-se um grande futuro cheio de coisinhas lindas como estas que já lá moram, grande selecção ao nível dos verdadeiros pró. È o resultado de muito empenho que eu sei que o Sr. Ricardo é dono. Já para não falar nas fotos que estão um verdadeiro assombro, muito bom mesmo.

Parabéns e aquele abraço

Miguel

 

miguelreis_disculandia@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Ricardo,

 

Isso está com muito bom aspecto e os corais com cores excelentes! Fico à espera de uma foto panorâmica, que como é óbvio impõem-se...

 

Abraço e parabéns,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Parabéns, os corais estão todos com muito bom aspecto, gostei especialmente da Montipora e dos vários fragmentos. A calha T5 tem também um excelente aspecto assim como o aquário sem travamentos. Qual é a idade do aquário?

 

Ficam a faltar fotos dos peixes e uma geral do conjunto!

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oias,

 

Realmente concordo que uma foto geral impõe-se, mas ainda não consegui apanhar nenhuma de jeito, amanhã volto a tentar.... talvez com um tripé.

 

Boas, pelo que vi tens ai corais duros e moles iluminados só com t5!!

 

Aproveitando um pouco a discussão que por aqui anda sobre as t5's, posso dizer-vos que estou contetissimo com esta iluminação. Onde notei melhorias espectaculares foi na efflo :

 

Dia 30-12-05 (8 dias depois da efflo ter chegado ao meu aquário)

 

eflo.jpg

 

Dia 24-01-06

 

efflo.jpg

 

Qual é a idade do aquário?

 

Faz 3 meses dia 30-01-06

 

O aquário foi feito em vidro de 12mm (talvez seja um exagero... mas é mesmo assim :shock: ), sem travamentos e em cantos arredondados (até hoje das dezenas de pessoas que vieram cá a casa... só duas ou três é que repararam neste detalhe, mas eu gosto porque o aquário está num local de passagem e penso que fica melhor). Nesse aspecto tenho de agradecer à Sohal porque não era fácil encontrar quem fizesse um aquário com estas exigências.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Muito bom Sr. Ricardo, é por estas e por outras que a iluminação T5 veio para ficar.

Fotos muito boas (algumas com um pouco de ruído) mas não mostram a verdadeira beleza do aquário.

Essa macro da Montipora digitata verde está muito boa, estas a falhar porque ainda não a tinha visto :D

Queres a máquina e o tripé?

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, isto é feio de se dizer, mas.... QUE RAIVA :wink: :wink:

 

 

Muitos parabéns pelo aquário, pelas fotos, pelos corais, pelos peixes e, acima de tudo, pelo empenho e dedicação!

 

 

Grande abraço! :wink:

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas fotos são uma boa amostra mas nada como ver o aqua ao vivo :? o que se pode dizer é que está com um bom layout e com peças mto boas. especialmente vindo dum aqua com 3 meses.

sem dúvida que demosntra mta dedicação. parabéns ricardo e vai actualizando as fotos :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E siga uma actualização :wink:

 

A compra desta semana ... uma Fungia paumotensis

 

fungia1.jpg

 

E finalmente umas panoramicas (não ficaram nada de jeito, mas foi o que se arranjou)

 

aqua21.jpg

 

aqua5.jpg

 

Fica para próxima uma dos peixes e camarões :arrow:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tá a ficar porreiro Ricardo, embora não pesque nada de salgadinhos. Gosto muito do formato do aquário, dá para fazer um layout porreiro ( gosto desse layout) e dá para ter noção de profundidade.

 

Só acho as fotos um pouco escuras. Configura a máquina para uma maior abertura ou aumenta o tempo de exposição. Em último recurso, PS com elas.

 

Vai actualizando que começo a gostar de ver estas coisas. :wink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado André :wink:

 

Só acho as fotos um pouco escuras. Configura a máquina para uma maior abertura ou aumenta o tempo de exposição. Em último recurso, PS com elas.

 

Penso que o facto das fotos ficarem escuras é devido à calha que manda mesmo muita luz para a maquina. Tenho de arranjar maneira de tapar aquela parte.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo!

 

Carago!! Isso tá muito bom! Os meus sinceros parabéns 8)

 

O que tens achado do sistema closed loop? À vista é de facto muito agradável, mas em termos de performance a OR e a Eheim dão conta do recado? Ou achas que poderias ir mais além tendo em conta que se trata de um aquário com bastantes SPS?

 

Para além dos conselhos que o André te deu relativamente à abertura e exposição, gostaria de te dar outro :lol: Em algumas fotos aparece um "noise" (uma espécie de ponteado como na macro da montipora vermelha) provavelmente devido à utilização de um ISO elevado. Às vezes é complicado compensar isto, especialmente porque não utilizamos flash nas fotografias de aquário, no entanto há um software porreiro para eliminar o "noise" chamado Noise Ninja :)

 

Em breve vou aí a cima passar um fim de semana e desde já me convido para visitar o teu aquário :lol:

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo...só agora é que topei o teu aqua. muito porreiro já só te faltava o salgadinho em casa...muito bom, e tou a ver que a sohal te deu uma maozinha :).. curto a calha, mas não terás problemas de iluminação com essa profundidade? e já agora consegues fazer uma boa circulação por detrás de toda a RV? é que parecem estar empilhadas junto ao vidro...ah já agora essa acropora efflo tá um espetáculo...vai postando....

 

Um abraço :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens achado do sistema closed loop? À vista é de facto muito agradável, mas em termos de performance a OR e a Eheim dão conta do recado? Ou achas que poderias ir mais além tendo em conta que se trata de um aquário com bastantes SPS?

 

Até agora não me posso queixar. São 7000L/h em bombas. Acho que não tenho pontos mortos de corrente no aquário porque o close loop tem duas saidas: Uma apontada para o declive grande do lado esquerdo e de frente e a outra saída vem de trás das rochas, isto é completado com duas saídas à superficie da bomba eheim 1262 de retorno.

 

Em breve vou aí a cima passar um fim de semana e desde já me convido para visitar o teu aquário

 

Para mim é sempre uma grande honra receber pessoal do fórum aqui em casa :wink:. Aparece quando quiseres.... provavelmente até já vais ver a nova sump. Um verdadeiro luxo :lol: hehehheh!

 

 

 

mas não terás problemas de iluminação com essa profundidade?

 

Não. As t5's estão ao nível das HQI quando falamos nestas profundidades. Pelo menos já vi aquários do melhor e apenas com t5's.

Eu para já, não podia estar mais contente. Muita cor, muitos crescimentos. Nenhum coral que comprei perdeu cor. Todos ficaram ainda mais bonitos.

 

Corais duros = muita luz + muita circulação = muita saúde

 

Sr. Miguel....... o seu aquário também está assustador, temos de colocar no fórum uma actualização :lol:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o facto das fotos ficarem escuras é devido à calha que manda mesmo muita luz para a maquina. Tenho de arranjar maneira de tapar aquela parte.

 

duas coisas em relação a isto:

 

penso que se a calha fosse um bocadinho mais alta, com as lampadas mais para dentro e reflecção nessas paredes:

 

1- ganhavas luz no aquario

2- não saia tanta para fora e via-se melhor (e fotografava-se melhor o aquario)

 

como já está feito, não há umas calhas que teem umas abas laterais para evitar isto, porque não fazes algo semelhante?

 

se não mexeres na calha e quiseres tirar fotos, mete a máquina a fazer a medição de luz no centro em vez de fazer em toda a area.

 

De resto, muito bom :wink:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se a calha fosse mais alta (penso que quererás dizer "espessa"?) e as lampadas estivessem mais dentro perdia, pelo menos, praticamente a luz que as primeiras lampadas de cada lado emitem. É que tens de ver que tenho a superficie toda do aquario com lampadas por cima (são 8 lampadas em 55cm é uma abertura muito grande biggrin) e na realidade a luz apenas incomoda um anão, porque o aquário não está muito alto.

 

 

 

se não mexeres na calha e quiseres tirar fotos, mete a máquina a fazer a medição de luz no centro em vez de fazer em toda a area.

 

Quanto a esta sugestão parece-me muito boa, vou ver se experimento este fim de semana.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá arranjei emprestada mais uma máquina, desta vez foi uma Canon D60 e trazia alta lente macro ;)

 

Siga as fotos:

 

acrop.jpg

 

fungia23.jpg

 

efflo5.jpg

 

efflo6.jpg

 

merulinav.jpg

 

frag7.jpg

 

frag6.jpg

 

monti4.jpg

 

Esta semana comprei uma Tubipora musica, mas ainda não abriu totalmente. Assim que esteja mais fixe vou ver se tiro umas fotos.

 

Quero também comprar um cirurgião... mas ando indeciso. Vou abrir outro tópico para o pessoal dar uma ajuda na escolha.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.