Comportamento Leleupis


rsoares

Recommended Posts

Boas!

Comprei dois Leleupis para a minha nova experiência em aquarofilia, um Tanganyka.

Eu nunca tive Africanos e estou a estranhar o comportamento destes. Para começar comprei-os na Redfish como casal, mas cada um escolheu um gruta, escavaram-na à maneira deles e assim ficaram. Até aqui, achei mais ou menos normal. O estranho, é que cinco dias depois, só saem para comer, e à pressa, e de resto só lhes vejo as cabeças fora das grutas. É mesmo assim?

 

Setup:

pH: 8,2

kH: 10

Nitritos: 0

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é perfeitamente normal.

 

os ciclideos do tanganyika (falando por experiencia propria) são todos muito timidos nos primeiros dias, pelo menos esse tipo de ciclideos como os neolamprologus, os jullidochromis, etc.

 

Dá-lhes um tempinho, e não desesperes... quando menos deres por isso eles vão conhecer-te e vão andar cá por fora na maior...

 

cumps!

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha os meus só se escondem, quando meto as manapulas dentro do aquário para fazer manutenções, estás a relatar um comportamento de estranheza e inadaptação, tens de lhe dar tempo ou então cheira-me que algo os assusta :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela minha experiencia eles estao a tomar conta do "spot" deles... o aquario é de 80 litros certo? era conveniente povoares com mais... se quiseres posso vender uns a preço de amigo! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o aquário é de 80L.

Algo os assustar, só se for o maluco do cão! :P que anda sempre de um lado para o outro...

Estou a pensar em adicionar uns conchiculas, mas ainda não encontrei nenhuns. Por isso, tenho receio que se meter mais Leleupis, vou estar a sobrepovoar o aquário :D

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo, obrigado pelas respostas.

Bolas! Eu pensei que desse espaço... O user Mário Ribeiro, conseguiu ter Ocellatus com Julis em um aqua de 80cm...

Então sugerem que introduza mais Leleupis ou posso misturar com Julidochromis Transcriptus ou Neolamprologus cylindricus?

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não metia rigorosamente mais nada aí dentro. Quando muito mais 2 ou 3 leleupis até formarem um casal. Depois do casal formado talvez tenhas que tirar os restantes. Nesse volume depois dos putos nascerem, a agressividade deles não irá permitir teres mais nada aí dentro.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem falou em mim ? :wink:

 

É um facto que tenho Ocellatus e Julidochromis Marlieri em 80cm. Demorei alguns meses até chegar a este ponto e dizer que não tenho "problemas". Foram inúmeras mudanças de layout e muitas histórias, mas o essencial é que mantenho Julidochromis e Ocellatus em 80cm e com sucesso, com ambas as espécies a reproduzirem.

 

Já passei por fases em que pensava que havia predação dos Julidochromis aos alevinos Ocellatus, mas hoje tenho quase 100% de certeza que isso não aconteceu.

 

É de facto um risco seguir este exemplo, mas a verdade é que resulta. O temperamento agressivo e protector dos Ocellatus tem ajudado a que os Julidochromis não se "estiquem".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu arriscaria dizer que é dificil encontrar algum ciclideos do tanganyika que faça muita farinha com os ocellatus... são um peixe mesmo do caraças!!

 

são muito protectores e muito senhores do seu territorio... é dificil serem escorraçados e desistirem... e entao se forem os primeiros a povoar o aquario... não ha hipotese, eu tive um casal junto num aquario com neolamprologus brichardi e um casal de jullidochromis... eles já desistiram de implicar com os ocellatus lol

 

cumps

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que meter a colher neste assunto.

Meter um macho e uma fêmea de leleupi, (ter certezas no sexo já é uma proeza), num aquário não significa que eles algum dia acasalem, as fêmeas são muito esquisitas no que diz respeito a escolher parceiro.

Faz como o João Magalhães te disse, mete mais uns 2 ou 3 para tentares ter um casal, quando tiveres a certeza que estão acasalados tiras os outros e só então colocas um casal de Ocellatus, vais é ter que obrigar o casal de leleupis a fazer toca/território, no lado oposto onde vais por as conchas.

Se por acaso te decidires por esta hipótese temos que tratar desse layout de maneira a que seja mais fácil os peixes definirem os limites do seu território.

 

Fiquem bem, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O teu aqua está bom assim é só tirares as pedras do meio para os lados, para ficar um clareira ao meio.

 

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...e foi o que fiz. Quatro layouts depois, um Leleupi em um lado e outro noutro e dois Brevis no meio sem problemas. Passo seguinte, mais um Leleupi para tentar o casal com os dois existentes.

Não creio que tive sorte, com os brevis. Está cada um, na sua concha... Daqui a uns dias, vou tentar outro, para ver se consigo o casal.

Dá é montes de trabalho... três ambientes distintos...

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais